Colaboradores

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Benedito e João Redondo preparados para desbravar os terrenos da cidade da mandioca - Mari

Nos próximos dias 02 e 03/03/2013, a equipe de produção da Cia Boca de Cena desembarca num município onde a principal fonte econômica é proveniente de suas áreas agricultáveis, sendo atualmente o líder paraibano na produção da mandioca.

Já estamos com os preparativos encaminhados para sentir de perto o calor do clima tropical da cidade de Mari, onde com o apoio cultural do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Mari, da Rádio Comunitária Araçá FM, além do patrocínio da FUNARTE, Ministério da Cultura (MINC) e Governo Federal, daremos prosseguimento a mais uma etapa de circulação do projeto 'Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade'.

A expectativa é enorme, porque a cidade de Mari é a terra de seu 'Antônio do Babau' - mestre que foi um dos grandes multiplicadores da arte do teatro de bonecos popular da Paraíba e influenciou a brincadeira de muitos bonequeiros contemporâneos. Uma referência dos anos 80 que se tornou ícone entre os precursores do babau em nossa terra.

A brincadeira e o intercâmbio cultural vão continuar no sábado com o Mestre Miro do Babau, importante figura local que há mais de cinquenta anos pratica a arte do babau. No domingo a festa ficará por nossa conta com a apresentação do espetáculo 'Colcha de Retalhos'. Nos dois dias o teatro de bonecos popular será reverenciado em praça pública e de forma gratuita no Largo da Igreja Sagrado Coração de Jesus a partir das 18h.

Contemplado pelo Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua 2012, o projeto é uma iniciativa que desde o último dia 16 de fevereiro de 2013 traz de volta aos espaços públicos a prática do teatro de bonecos popular (o babau) em diversos municípios paraibanos.

Preparem-se para mais uma viagem rica em arte e cultura. Acompanhem todas as novidades em nosso Blog e página oficial no Facebook da Cia de Teatro de Bonecos Boca de Cena!



Cena do espetáculo Colcha de Retalhos da Cia Boca de Cena

Igreja Sagrado Coração de Jesus - Mari/PB

Ramiro Freire da Silva - Mestre Miro do Babau

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O clima esquentou em Bananeiras com a chegada de Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade!

Neste final de semana (23 e 24/02/2013), o projeto Benedito e João Redondo aportou pelas ruas da cidade da Serra da Borborema no Brejo paraibano chamada Bananeiras, onde fomos muito bem recepcionados e percebemos de cara o porquê dessa cidade ser detentora e conhecida por seu belo patrimônio arquitetônico.

Na Pousada Estação curtimos um friozinho muito agradável e ainda tivemos a oportunidade de apreciar uma seresta na primeira noite em frente ao local. Os mimos não pararam por aí, pudemos deliciar as refeições feitas por Dona Nenê, uma senhora muito simpática que tem uma pensão na entrada da cidade.

E as boas surpresas não pararam por aí, quando chegamos tudo já estava pronto para nos receber: gambiarras de luz instaladas, cadeiras chegando, cartazes por toda a cidade e carro de som divulgando.

Quanto à gestão pública, o Prefeito Douglas Lucena, a Secretária de Turismo Miriam Trindade e o Diretor de Cultura da cidade Joilson se mostraram bastante solícitos ao nosso projeto, prestigiaram a apresentação do Mestre Maestro e iniciamos um diálogo interessante entre as partes envolvidas neste processo, principalmente com relação à implantação de novas ações para a sustentabilidade da cultura popular local.

E, por falar em Mestre Maestro, tivemos aqui um 'prato cheio' para o nosso documentário cujas gravações estão a todo vapor.

Encontramos em Bananeiras um belíssimo exemplo da valorização da linguagem artística do babau, onde o Mestre Maestro trazia consigo um fiel discípulo do teatro de bonecos: seu neto e aprendiz José Augusto que, desde os momentos de gravação até as apresentações, demonstrava o maior zelo pelos bonecos do babau.

O intercâmbio entre a tradição do mestre bonequeiro e a contemporaneidade da Cia Boca de Cena fluiu que foi uma beleza! E por experiências como essa é que sentimos o tamanho da importância de preservar o teatro de bonecos popular da Paraíba.

E é por isso que nossa trajetória continua, mas antes de seguir viagem novamente, não poderíamos deixar de agradecer ao apoio da Prefeitura Municipal de Bananeiras, Associação de Jovens da Arte e Cultura - AJAC, ao nosso querido e ilustre Mestre Maestro e Dona Deta, além, é claro, de nossos patrocinadores que são a FUNARTE, Ministério da Cultura (MINC) e Governo Federal.

Se deleitem com as imagens dessa ótima viagem e embarquem junto conosco para a próxima parada que será a cidade de Mari. Até Lá!


A mala dos babaus

Mestre Maestro e seu neto aprendiz durante apresentação

Equipe de produção e Diretor de Cultura da cidade Joilson

José Augusto arrumando a mala dos babaus do avô Maestro

Pousada da Estação - Bananeiras/PB

Mestre Maestro em sua oficina de bonecos

Equipe de produção Cia Boca de Cena após espetáculo Colcha de Retalhos

Público em praça pública

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL DA CIA BOCA DE CENA

Quem disse que a Cia Boca de Cena não produz documentário!!!!!

Estamos na estrada juntos com o projeto "Benedito e João Redondo pelas ruas das cidade", pegando nossas primeiras imagens para a produção do primeiro documentário da Cia Boca de Cena, que claro será sobre o Babau da Paraíba.
Aproveitando nossa estada em Lagoa de Dentro, iniciamos o trabalho com o Mestre Nildo.
Vocês terão a oportunidade de acompanhar os bastidores das filmagens, através de nosso registro fotográfico. Blogaremos toda semana fotos referentes a esse novo trabalho.
Com Mestre Nildo sentimos na pele a dificuldade de se viver sem água, a região que nem sertão é, vive uma seca terrível, gado morrendo, plantações secas e esturricadas e água só da barragem ou do carro pipa. 
Quem tem dinheiro compra a pipa, R$ 150,00 que nem enche a cisterna e também não chega a render 30 dias. Aos sem dinheiro, resta a pipa do exército que passa 2 vezes ao mês e as famílias cadastradas tem direito a alguns litros d'água.
Aprendemos a valorizar os nossos dias, a compartilhar um pouco do que temos e a sorrir mais, apesar dos problemas que todos individualmente possuímos.
Segue pra vcs Making off das gravações e as fotos da apresentação da Cia Boca de Cena em Lagoa de Dentro!!! 
Agradecemos o apoio da prefeitura municipal de Lagoa de Dentro e aos líderes comunitários Leodow e Giliene. 


A seca verde

Mestre Nildo e seu irmão Cravi, voltando da barragem com os baldes d'água

Mestre Nildo se aprontando para a filmagem
Take 1
Silêncio no Set
Da esquerda para direita: Cravi, Valério, Lúcio Cesar, Mestre Nildo, Fabiana, Gabriel Viana, Amanda Viana, Daniele e Artur Leonardo

Tudo pronto para apresentação da Cia Boca de Cena

O encantamento de Mestre Nildo

Diálogo entre Brincantes

Gabriel Viana interagindo com a meninada

Alegria do nosso público

Gente por todo lado

Cena do espetáculo "Colcha de Retalhos"




 
A próxima será na cidade de Bananeiras!!

Até lá!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Em Lagoa de Dentro Benedito e João Redondo arrasaram!!!!!!!

Alegria, alegria tradição e contemporaneidade Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade!!!!!
Chegamos em Lagoa de Dentro por volta das 11:00h da manhã, no dia 16/02, fomos então para a pousada de Dona Estela (uma pensão). Em seguida fomos recepcionados pelo secretário de cultura da cidade, o jovem Alcemir de Oliveira Freire que nos deu as coordenadas sobre almoço, jantar, etc. 
A cidade extremamente quente, água, meus amigos um tesouro!!!
Para nós abençoados artistas, tivemos água (uma bica muito fininha no chuveiro da pensão). Após deixar malas, almoçar e nos refrescar, seguimos para a "Vila Gravatá", zona rural da cidade onde aconteceu a noite a apresentação do Mestre Nildo.
Antes de tudo e mais nada, fomos ver o nosso Mestre que estava ansioso para a noite. Depois fomos a casa dos lideres comunitários Leodow e Giliene para pegarmos a chave da pequena Igreja e começarmos os preparativos.
Descarregamos os equipamentos, montamos som, equipamento de vídeo, tenda do Mestre Nildo, porém cadê a energia???
A prefeitura não conseguiu chegar a tempo para fazer nosso ligação elétrica!! Mas, o Babau tem seu valor e rapidamente a comunidade nos cedeu a energia da Igreja e os bancos para montarmos a plateia para o Mestre Nildo. E assim, a noite tudo estava pronto!!!
Uma brincadeira espetacular, com tudo que se tem direito.
A prefeitura, então se desculpou e nós entendemos o que aconteceu e no outro dia tudo aconteceu a contento!!!
Apresentação da Cia Boca de Cena no dia 17/02
Carro de som na cidade e nos sítios (assim como foi para o Mestre Nildo), ônibus para levar o pessoal da zona urbana até a a zona rural, cadeiras, gambiarras de iluminação, show de bola!!!
A apresentação não poderia ter sido melhor, apesar do susto que tivemos momentos antes da apresentação: Pois num é que faltou energia!!!!!
Mas, felizmente tudo deu certo e a energia chegou!!
Queremos agradecer a prefeitura municipal de Lagoa de Dentro, através do secretário Alcemir de Oliveira Freire e aos líderes comunitários da Vila Gravatá, Leodow e Giliene o apoio que nos foi concedido e esperamos que com essa ação, o Mestre Nildo e seus bonecos recebam mais atenção em relação ao bem cultural vivo, que ele representa. Afinal este projeto só chegou a Lagoa de Dentro, por causa do Mestre Nildo e acreditamos que através da valorização do trabalho deste bincante, o município saíra na frente no recebimento de outras ações.
OBS: Este projeto tem o patrocínio da Funarte/ Ministério da Cultura/ Governo Federal. Projeto foi contemplado com prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua - 2012. 
Confiram agora um pouco desse trabalho: 

Na chegada já encontramos nossos cartazes, o apoio da comunidade na divulgação

Vila Gravatá - cidade de Lagoa de Dentro - PB/Brasil

Chegamos no local da apresentação

A equipe do audiovisual testando seus equipamentos

Nossa primeira tomada

A interação de Gabriel Viana com as crianças da Vila Gravatá

Mestre Nildo com sua Mala de Babau chegando para a brincadeira

Dieretor da Cia Boca de Cena Artur Leonardo, no ajuste final da produção técnica

Lúcio Cesar nosso coordenador de audiovisual instalando os equipamentos

Dão e Cravi, irmãos e musicos do Mestre Nildo

Mestre Nildo organizando os Babaus antes da brincadeira

Amanda Viana coordenadora do projeto anuciando o início da função

Coelho Banzé, apresentador oficial da Cia Boca de Cena e agora também do projeto

O público do Mestre Nildo

Babau do Mestre Nildo

Personagem Maria Catolé

Personagem Sanfoneiro

Giliene, Leodow, Artur Leonardo, Alcemir, Cravi, Mestre Nildo, Vitoria, Dão e Quinha



Obrigada Mestre Nildo!!!!!!!!
 


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

E a brincadeira vai começar! A Cia Boca de Cena está pronta para invadir as ruas da cidade de Lagoa de Dentro junto com Benedito, João Redondo e Mestre Nildo



O Teatro de Bonecos Popular da Paraíba – Babau, estará de volta às ruas das cidades a partir do próximo sábado e domingo (16 e 17/02/2013) na Vila Gravatá em Lagoa de Dentro.

Isso mesmo galera! Através do projeto ‘Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade’, a circulação de espetáculos e o intercâmbio com mestres bonequeiros da Paraíba vão entrar em cena.

A primeira cidade contemplada será Lagoa de Dentro que receberá apresentação de Babau do Mestre Nildo e da Cia Boca de Cena em praça pública e de forma gratuita.

No sábado o comando ficará por conta do mestre bonequeiro Nildo, figura surpreendente que começou a gostar da arte do babau ainda menino assistindo às apresentações de seu Severino do Babau. Desde então aprendeu a brincadeira, fabricou seus próprios bonecos e faz diversas apresentações por Sítios e lugarejos da região.


Já no domingo, a festa fica por nossa conta com o espetáculo Colcha de Retalhos, promovendo assim um grande diálogo entre a tradição e a contemporaneidade no teatro de bonecos popular.

Embarque nessa junto conosco e acompanhe todas as novidades dessa celebração da cultura popular, siga nosso Blog, Facebook ou ao vivo e a cores, lógico!


Quem é Mestre Nildo?
Ivanildo Alves
Agricultor, Bonequeiro e celebrador da Liturgia da Igreja Católica, além de artesão da arte de confeccionar ex – votos para pagamentos de promessa cristã.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Cia Boca de Cena ganha Prêmio Artes Cênicas na Rua - Funarte/MINC edital 2012. Conheça seu novo projeto!!!!

Benedito e João Redondo pelas Ruas da Cidade
Com o prêmio Artes Cênicas na Rua - 2012, a Cia Boca de Cena irá realizar o projeto "Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade", iremos trazer de volta para as ruas e sítios do interior da Paraíba o teatro de bonecos popular do nordeste, o Babau.
Durante os meses de fevereiro, março e abril, brincantes de babau das cidades de João Pessoa, Mari, Caldas Brandão, Guarabira, Bananeiras, Lagoa de Dentro, São José dos Ramos e Mogeiro terão a oportunidade de brincar em praça pública com tudo o que merecem: Sonorização, iluminação, divulgação, cachê e  alimentação. 
O projeto irá produzir em cada localidade dois dias de teatro de bonecos, aos sábados os brincantes e aos domingos um espetáculo da Cia Boca de Cena, além disso iremos coletar imagem para nosso próximo projeto "Brincando Babau na Paraíba". Tudo acontecerá na rua, ao ar livre e gratuitamente.
Começaremos nossa primeira jornada de brincadeiras nos dias 16 e 17 de fevereiro, na cidade de Lagoa de Dentro na Vila Gravatá.
Em todas as localidades estamos buscando parcerias com as comunidades e prefeituras, até o momento já sinalizaram apoio ao projeto as cidades de Lagoa de Dentro, Bananeiras e Guarabira.
Fiquem ligados que sempre estaremos postando informações sobre nossas viagens.

 


terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Cia Boca de Cena e os Brincantes sem Fronteiras

Brincantes sem Fronteiras !!!

Isso mesmo, não existe fronteiras entre o prazer e o fazer brincar com gente do bem. Juntos nós da Cia Boca de Cena, Familía Iranzis, Palhaço Coceirinha, Fernanda Ferreira e Diego, Fabrízio Formiga e Mariana Formiga, Valeska Asfora e André Ricardo, Dal Zapata, Urso Amigo Batucada e o  Palhaço Colore, fizemos brincar crianças, adolescentes, adultos e idosos na comunidade do Porto do Capim, na cidade João Pessoa - PB. Arrodeados (circulados) pela natureza com cheiro de Mangue, deixamos fluir nossas energias positivas e brincamos!!!
Uma tarde de muita arte e diversão, brincadeiras, oficina de perna de pau, maquiagem, contação de história, distribuição de livros infantis, maquiagem de palhaço, arrastão com ala-ursa, espetáculo circense, mágica e teatro de bonecos, fizeram sorrisos e olhos vibrarem no Porto do Capim.
Sem intervençaõ política ou apoio logístico de qualquer orgão público, nos unimos e fomos a rua levar o que de melhor temos para as pessoas, nossa arte e nossa alegria. Em troca recebemos boas energias e muitos sorrisos.
Vejam um pouco de como tudo aconteceu!!!


Preparando para andar na perna de pau com Jakson o palhaço Coçeirinha

Momento maquiagem com Luana Iranzi
Praticando perna de pau com Dal Zapata











Preparando para o cortejo com o Urso amigo Batucada


Coelho Banzé e sua simpatia
Família Iranzi
Os Brincantes sem Fronteiras






Brincando com Coceirinha
Urso Amigo Batucada
Contação de história com Fernanda Ferreira e Diego

Grande Colore
Público maravilhoso !!!!