Colaboradores

quarta-feira, 27 de março de 2013

As previsões indicam uma Semana Santa animada em São José dos Ramos

Antes do encerramento de sua circulação na capital paraibana, Benedito e João Redondo visitarão as ruas da última cidade do interior do Estado com o projeto patrocinado pela FUNARTE, Ministério da Cultura - MINC e Governo Federal.

A Cia Boca de Cena desembarcará em São José dos Ramos, município que possui na agricultura do algodão, feijão e milho sua principal fonte de economia por localizar-se nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Paraíba, acumulando riachos, açudes e lagoas em seus arredores.

Após ter percorrido seis municípios interioranos da Paraíba (Bananeiras, Belém, Caldas Brandão, Lagoa de Dentro, Mari e Mogeiro), fecharemos com chave de ouro esse circuito pelo Agreste/Brejo do Estado no próximo fim de semana com São José dos Ramos.

As apresentações ocorrerão em frente à Prefeitura Municipal da cidade sempre a partir das 18h.

Contaremos no sábado (30/03/2013) com a participação do Mestre Inaldo com sua brincadeira de babau tradicional e o domingão (31/03/2013) mais uma vez ficará por conta da Cia Boca de Cena com o espetáculo 'Colcha de Retalhos' apresentando o que há de melhor no teatro de bonecos popular contemporâneo com muita tecnologia e animação.

A energia pra continuar a brincadeira está a mil e esperamos encontrar muitos de vocês assistindo de perto essa celebração da arte. Até lá!

Mestre Inaldo


Fachada da Prefeitura de São José dos Ramos

Cena do espetáculo 'Colcha de Retalhos'


quinta-feira, 21 de março de 2013

A cidade de Belém vai badalar com a visita de Benedito e João Redondo!

Os folguedos, danças populares e riquezas culturais são marcantes na próxima cidade que iremos visitar. Inclusive o município é conhecido por ter o maior e melhor festejo de São Pedro da Paraíba com muito forró, boi de reis, pastoril, ciranda e artesanato.

Estamos falando de Belém, localizada entre morros e serras do agreste paraibano, que possui açudes, lagoas naturais e pertence às bacias hidrográficas dos rios Curimataú e Mamanguape.

É lá que Benedito e João Redondo irão se esbaldar nas brincadeiras junto com Mestre Luiz do Babau da cidade de Guarabira no sábado (23/03/2013), além da Cia Boca de Cena que apresentará seu espetáculo 'Colcha de Retalhos' no domingo (24/03/2013).

As apresentações dos espetáculos acontecerão na Praça Seis de Setembro, sempre a partir das 18h.

O projeto 'Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade' segue seu rumo celebrando a cultura popular e a arte bonequeira da Paraíba com o patrocínio da FUNARTE, Ministério da Cultura - MINC e Governo Federal, além do apoio da Prefeitura Municipal de Belém da Paraíba.

Venham conferir de perto as aventuras e histórias das personagens do universo popular tradicional e contemporâneo do teatro de bonecos num único lugar!

Mestre Luiz do Babau

Praça Seis de Setembro em Belém

Antes de chegar em Belém - PB, vejam como foi na cidade de Caldas Brandão!!!

Como chegar à cidade de Belém - PB sem antes mostrar para todos como foi lindo em Caldas Brandão?!


É claro que vocês que nos acompanham, precisam saber da emoção que sentimos na terra do Mestre Damião do Babau, pessoa literalmente folclórica da cidade. Com sua empanada brasileira e sua entrada triunfante em um cavalo de pau, surpreendeu crianças, jovens e adultos.

Sem contar o Mestre Clébio, que representando a cidade de Guarabira, compartilhou o público com seu Damião.

Trabalhos muito distintos, um com bonecos de luvas e o outro com seus ventrílocos.

O público ficou extasiado com o projeto, pessoas que há anos não assistiam uma apresentação de Babau, reviveram sua juventude e as crianças que ainda não conheciam essa arte se encantaram.

Queremos agradecer a cidade de Caldas Brandão, em especial à Prefeitura Municipal, à senhora Glaúcia (Vice-Prefeita), ao Secretário de Educação,  a Franci (Diretora da escola) e a Dona Maria José, toda atenção que nos foi dada.

Esperamos que esse projeto tenha despertado em todos um interesse maior, em investir no Babau e na cultura popular de Caldas Brandão!!

Agora vejam um pouquinho do que fizemos nesta cidade:

O Babau do Brasil

Mestre Damião e sua entrada Triunfante!!

O Babau que encanta

O  estilo de Mestre Clébio e seus bonecos

A equipe com Mestre Damião e sua esposa Dona Severina

Apresentação de Clébio

A Cia e as lideranças, Franci e Dona Maria José em família

Natan preparando o Mestre para entrevista

Linda plateia da Cia Boca de Cena

Set de filamgem ao ar livre






Obrigada gente!!!!!!!

No interior, domingo pede cachimbo e Teatro de Bonecos Popular!

Das maiores surpresas que nos deparamos em Mogeiro foi a de reencontrar o Mestre Paulo praticamente com a saúde restaurada e em plena atividade. Ao chegarmos em sua casa para prestar os devidos convites a assistir aos espetáculos e gravar entrevista para o documentário, seu vigor físico e relato de atividades que estava fazendo nos deixou muito felizes: "Tô trabalhando até na construção de uma carvoaria" - nos disse.

Em seu ateliê captamos imagens e fizemos entrevista com o Mestre que nos apresentou sua bodega repleta de bebidas para venda, além de boa parte da riquíssima coleção de bonecos que confecciona. Nossa assessora pedagógica e atriz Amanda Viana foi agraciada com dois de seus exemplares: uma burrinha e o João Sebozinho. Maravilha de presente!
Gravações no ateliê do Mestre Paulo

Entregamos uma camisa oficial do projeto 'Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade' ao conhecido Mestre Paulo do Boi, logo após o convidamos a apreciar a apresentação da Cia Boca de Cena, além de receber as devidas honrarias que prepararmos em sua homenagem à noite.

Enquanto parte da equipe de produção trabalhava na montagem da tenda para o espetáculo 'Colcha de Retalhos' da Cia Boca de Cena, o produtor de audiovisual captou registros da movimentação do município, açude grande e de pontos turísticos da cidade que, nos encantou pela conservação de patrimônio através de seus prédios históricos, igrejas e casario datados de mais de um século atrás.
Açude grande do município de Mogeiro

Todos juntos ajustando os últimos detalhes, aproveitamos para conhecer em entrevista e através da Secretária de Educação e Cultura - Maria de Fátima Silveira, um pouco da riqueza cultural, artística, artesanal e ações de políticas públicas para sua preservação no local.

E o público dessa vez compareceu mais cedo ao largo do Mercado Público Municipal de Mogeiro, no domingo não havia a desculpa de assistir à novela antes não é mesmo?
Público atento ao grand finale

Tudo pronto para mais uma grande noite de teatro de bonecos popular da Paraíba. As personagens Anita, Coelho Banzé, Minhoquica e tantos outros arrancaram boas gargalhadas da platéia que assistiu não só a um ótimo espetáculo, como também a momentos de grande emoção com a entrega do Troféu Boca de Cena e discursos de homenagem ao Mestre Paulo.

Noite encantadora de celebração e reconhecimento da prática, importância e riqueza do babau e teatro de bonecos popular para a sociedade atual. Raízes que só reforçam a relevância da sustentação dos aspectos culturais para todos. Lindo de se ver!...


Parada em frente à igreja de 1907 

Encontro entre Mestres Clóvis e Paulo

Entrega do Troféu Boca de Cena

Apresentação do 'Colcha de Retalhos'

Belém - PB estamos chegando!!!

Os folguedos, danças populares e riquezas culturais são marcantes na próxima cidade que iremos visitar. O município inclusive é conhecido por ter o maior e melhor festejo de São Pedro da Paraíba com muito o forró, boi de reis, pastoril, ciranda e artesanato.

Estamos falando de Belém, localizada entre morros e serras do agreste paraibano. Também possui açudes, lagoas naturais e pertence às bacias hidrográficas dos rios Curimataú e Mamanguape.

É lá que Benedito e João Redondo irão se esbaldar nas brincadeiras junto com Mestre Luiz do Babau da cidade de Guarabira no sábado (23/03/2013), além da Cia Boca de Cena que apresentará seu espetáculo ‘Colcha de Retalhos’ no domingo (24/03/2013).

As apresentações dos espetáculos acontecerão na Praça Seis de Setembro, sempre a partir das 18h.

O projeto ‘Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade’ segue seu rumo celebrando a cultura popular e a arte bonequeira da Paraíba com o patrocínio da FUNARTE, Ministério da Cultura – MINC e Governo Federal.

Venham conferir de perto as aventuras e histórias das personagens do universo popular tradicional e contemporâneo do teatro de bonecos num único lugar!



Programação das últimas apresentações do projeto Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade


sexta-feira, 15 de março de 2013

Caminhando e brincando até Caldas Brandão!

A quentura tropical do agreste da Paraíba vai marcar uma subida nas temperaturas no próximo final de semana, pois a chegada do projeto 'Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade' vai movimentar ainda mais o município de Caldas Brandão.

Essa cidade, com localização entre os domínios da bacia hidrográfica do Rio Paraíba, é cercada por riachos, açude e cursos d'água que são um alívio para a agricultura e população local em meio ao clima quente e úmido do semiárido.

Lá existem personagens importantes e significativas para a cultura popular e, dessa vez, o circuito será contemplado com a participação de dois brincantes: Mestres Damião Ricardo e Clébio.

No sábado (16/03) a comunidade irá assistir e interagir com a riquíssima coleção de bonecos desses representantes do babau tradição. E como de praxe, nós da Cia Boca de Cena apresentaremos um espetáculo do teatro de bonecos contemporâneo no domingo (17/03).

Com o patrocínio da FUNARTE, Ministério da Cultura - MINC e Governo Federal, nosso projeto vem dando o que falar e agitando o interior do Estado da Paraíba através da prática da cultura de teatro de bonecos popular em praça pública.

Já recarregamos as baterias para ao lado da Igreja Nossa Senhora da Soledade, nos próximos dias 16 e 17 de março, a partir das 18h, apresentarmos o que há de melhor no babau e teatro de bonecos para todos que queiram rir e se divertir através da arte. Vamos juntos?

Damião Ricardo Pereira - Mestre Damião

Vista do Município de Caldas Brandão

quinta-feira, 14 de março de 2013

Pelas ruas da cidade de Mogeiro, Benedito e João Redondo adquiriram muitas experiências que serão relatadas em partes!


No último sábado (09/03) a equipe de produção da Cia Boca de Cena desembarcou na cidade de Mogeiro, onde fomos recebidos pela Secretária de Educação e Cultura do município - Maria de Fátima Silveira. Logo após o almoço, fomos ao ateliê e casa do nosso homenageado Mestre Paulo comunica-lo sobre a programação do fim de semana, convida-lo a participar dos eventos e agendar as gravações para o documentário no dia posterior.


Chegada à casa do Mestre Paulo

Na volta para o alojamento recebemos o convidado Mestre Clóvis, recém-chegado de Guarabira e fomos nos preparar para organizar o espaço das apresentações para a grande noite do babau tradicional deste importante representante da cultura popular do teatro de bonecos para a Paraíba.

Tenda do brincante armada, sistema de sonorização preparado, cadeiras a postos, chamadas veiculando nas caixas, tudo pronto e... cadê o público? Ah, estavam assistindo ao último capítulo da novela! A rede Globo e seu domínio...



Registro de todos os preparativos

Pois é, recebemos o choque inicial da força cultural que a mídia ainda aplica ao cotidiano das pessoas, principalmente em cidades interioranas. E não foi só essa, teve também a missa e o culto que, enquanto não acabavam, os fiéis não compareciam à praça pública. A religiosidade também marcou nossa estadia em Mogeiro.

Mas, o que para nós não era nenhuma surpresa, pouco após as 19h o público foi se achegando e em curto espaço de tempo, o pátio do Mercado Público Municipal lotou. Painho, mainha, bêbado equilibrista, tios, avós, crianças, cachorro, periquito e papagaio... Ufa! Naquele clima quente, parecia até que a cidade estava com sede de cultura popular.


E se embebedaram! Foi aí que nos surpreendemos. Êita público animado, instigante e interativo. Acreditamos que a brincadeira de Mestre Clóvis nunca dantes passou por tamanho improviso. Mas ele deu conta do recado: juntou televisão, religião, cotidiano e causos de interior que arrancou boas gargalhadas da plateia. E o resultado foi contagiante, tanto que boa parte da equipe Boca de Cena praticamente parou para se deleitar naquele banquete tradicional de cultura popular.



Público assistindo ao babau do Mestre Clóvis

Não pensem que tudo isso ficou perdido no tempo/espaço da caixa preta de nossas memórias apenas! O produtor de audiovisual da Cia Boca de Cena tratou de registrar cada momento dessa grande noite que irá ilustrar parte de nosso documentário. Vocês não perderão nada por esperar...

Durante entrevista com o Mestre Clóvis, brincante com mais de trinta anos de atuação, pudemos captar uma citação que resume um pouco da importância e significado desse resgate da cultura popular do babau: "Esse trabalho é muito gratificante, pois reúne quem nunca viu o babau, os que só ouviram falar, além daqueles que já conheceram um dia e vieram relembrar. Depois de tantos anos de trabalho, esse reconhecimento ofertado pela Cia Boca de Cena, nos proporciona troca de conhecimento, maneiras diversas de fazer a brincadeira com apoio das novas tecnologias, a divulgação da arte que os brincantes não têm condições de fazer e, acima de tudo, a vivência de momentos como esses que só nos estimulam a continuar brincando de babau pela arte e não por dinheiro ou outro interesse qualquer."


Em frente ao ateliê de Mestre Paulo

Bastidores da entrevista com Mestre Clóvis

Igreja Matriz da cidade de Mogeiro

Mercado Público Municipal - local das apresentações

Equipe de produção reunida com a Secretária Fátima e seus auxiliares



sexta-feira, 8 de março de 2013

Câmera na mão, uma missão e muita disposição!

Continuamos documentando a arte da brincadeira do babau como um bem cultural vivo para nossa primeira produção audiovisual.

Aproveitando o ensejo do projeto 'Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade', a equipe de produção da Cia Boca de Cena já captou imagens em dois municípios paraibanos no mês de fevereiro.

Para dar um gostinho do que está vindo por aí, compartilhamos com todos alguns registros feitos na primeira cidade visitada por esse projeto de circulação: Lagoa de Dentro.

Divirtam-se!



quinta-feira, 7 de março de 2013

Babau tem público sim!!!


Há muito escutamos: Babau? Isso faz muito tempo que deixou de existir, ninguém que saber disso mais não!!

Não foi o que vimos e sentimos na cidade de Mari - PB no último final de semana onde os brincantes de babau (Mestre Miro e Hélio) participaram do projeto ‘Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade’.

Hélio foi nossa maior surpresa! Em 2008 estivemos na cidade de Mari em prol da pesquisa para o registro do teatro de bonecos popular do Nordeste como patrimônio imaterial do Brasil, através do Iphan. Na época nos chegou a informação que o motorista da ambulância do município brincava babau e era um bom bonequeiro – foi daí que conhecemos o Hélio. Fomos à sua procura, porém o mesmo não quis participar da pesquisa e nos disse que só brincava para sua família. Apenas o Mestre Miro participou desse processo.

Como diz o moderno dito popular: “para nossa alegria” ele aceitou participar do projeto Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade e sua brincadeira foi maravilhosa, rica em improvisação, diálogos, bonecos ágeis e bem manipulados - um show de babau! Ganhamos mais um brincante para continuação dessa arte em nosso Estado.

A cidade de Mari, que é conhecida como a terra do grande Mestre “Antonio do Babau” - representante ícone do babau da Paraíba, foi palco de um final de semana cheio de emoções. Mestre Miro, que ainda apresenta sequelas de um AVC, conseguiu realizar sua brincadeira e teve um público fantástico com cerca de aproximadamente 500 pessoas. Para nós realizadores desse projeto foi o incentivo que precisávamos em continuar firmes com nosso propósito, ou seja, trazer o teatro de bonecos de volta para as ruas e sensibilizar a sociedade e em especial os gestores públicos sobre a importância de se investir na cultura popular de suas cidades.

Mostramos através desse projeto, que o Babau é uma arte viva e que pessoas de todas as idades e condições sociais gostam do teatro de bonecos e são capazes de sair de suas casas, deixar seus televisores de 39 polegadas, sua internet e seus shows de forró para verem esse teatro.

Como antigamente, as pessoas foram à missa e logo após assistiram e participaram de uma noite de babau. A participação foi tão intensa, que em uma das passagens do boneco Benedito, uma pessoa da plateia foi até a empanada e deu dinheiro ao personagem, para matar outra figura (outro personagem), ação tradicionalmente comum, mas muito rara de se ver nos dias atuais.

E viva o Babau!!!!

Babau do Mestre Hélio

Alegria da criançada na platéia

Benedito recebendo dinheiro

Mestre Miro cantando coco de roda

Projeto "Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade" Bananeiras

quarta-feira, 6 de março de 2013

Um pedaço de chão que já foi habitat de índios receberá Benedito e João Redondo para uma grande celebração do Babau Paraibano

A trajetória do projeto 'Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade' chegará a Mogeiro no próximo final de semana, onde teremos uma apresentação diferente e especial.

A cidade de clima quente e úmido, localizada no agreste paraibano, banhada pelo Rio Paraíba e de onde foi primitivamente habitada pelos índios Cariris receberá uma bela homenagem proporcionada pela Cia Boca de Cena, pois o mestre local já não consegue mais brincar o babau por limitações físicas e idade avançada.

O Mestre Paulo (conhecido como Paulo Cego), contribuiu bastante para a prática da arte do babau na Paraíba e seu legado é de extrema relevância para a comunidade e os mestres. Ele também é mestre de Cavalo Marinho e um excelente artesão, por isso seus bonecos são belíssimos. O babau desse Mestre é diferente dos demais por apresentar uma característica de contação de histórias com início, meio e fim.

Por tudo isso, a Cia criou o Troféu Boca de Cena em reconhecimento ao esforço, dedicação e referências deixadas pelo grande Mestre Paulo. Sendo assim, traremos o Mestre Clóvis da cidade de Guarabira para fazer uma apresentação em sua homenagem no sábado (09/03/2013) e, no domingo (10/03/2013), continuaremos com a apresentação do espetáculo 'Colcha de Retalhos' da Cia Boca de Cena.

As apresentações acontecerão em frente ao Mercado Público da cidade de Mogeiro, sempre a partir das 18:00h.

Sob o patrocínio da FUNARTE, Ministério da Cultura (MINC) e Governo Federal, estamos promovendo o teatro de bonecos popular que bom mesmo é ao vivo, a cores e se mexendo... Vão ver!

Mercado Público Municipal de Mogeiro/PB

Paulo José da Silva - Mestre Paulo

Praça Otaviano Joaquim da Silveira - Mogeiro/PB