Colaboradores

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Encantado, Engraçado e Educado, Sim Senhor!

Ser encantado, engraçado e educado!!
É assim a vida da Cia Boca de Cena, tentamos encantar as pessoas, sermos engraçados e educar com nossos bonecos  !!!
Há 17 anos trabalhamos firmemente com pesquisa e fomento da arte bonequeira na Paraíba, já comemos o pão que o diabo pisou, amassou e sem água!!  Já levamos muito não na cara, como por exemplo: sua pesquisa não nos interessa, ou até mesmo, já estamos gastando muito com os eventos, isso não interessa, não existe mas essas coisas por aqui, ninguém gosta mais de babau...
Mas, enfim o teatro de bonecos popular do Paraíba encontra-se presente no processo de registro para ser considerado patrimônio imaterial do Brasil, um processo lento e demorado, mas extremamente necessário. Hoje, mais do que nunca acreditamos que precisamos educar nossas crianças e adolescentes, a questão não é a falta de interesse da juventude, mas a falta de oportunidade em conhecer a sua cultura local. Como valorizar algo que você não conhece?
Em nosso projeto "Benedito e João Redondo pelas Ruas da Cidade", ficou claro a falta de conhecimento das comunidades em relação aos seus artistas locais, muitos nem sabiam da existência de Mestres bonequeiros em suas cidades. Precisamos ser rápidos, os Mestres estão morrendo e a burocracia, a falta de competência de algumas gestões dificultam as verdadeiras ações de sustentabilidade.
Ações como as executadas por Nós e as da Associação Potiguar de Teatro de Bonecos - APOTB (Rio Grande do Norte), vão a frente das ações que poderiam vir oficialmente como salvaguarda. Na Paraíba, dessa vez conseguimos o patrocínio do Governo do Estado para avançarmos com o projeto, diga-se de passagem, pioneiro na Paraíba. Queremos com isso ajudar os Mestres a potencializarem suas brincadeiras, melhorarem sua qualidade de vida e darem continuidade a arte em nosso Estado.
Parabenizamos a companheira Graça Cavalcante por sua luta e a todos que fazem a CIA BOCA DE CENA, pela incansável disciplina e dedicação ao nosso trabalho.

Amanda Viana - Coordenadora Geral da Cia Boca de Cena

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Benedito e João Redondo de volta às ruas das cidades. E agora, de um canto a outro da Paraíba!

Com o patrocínio do Governo do Estado da Paraíba através da Secretaria de Estado da Cultura, Benedito e João Redondo voltarão às ruas das cidades do interior paraibano e, dessa vez, do Brejo ao Sertão.

Isso mesmo, a partir do mês de setembro até o final de 2013, de um canto a outro do Estado, dez municípios receberão em suas ruas e de forma gratuita, espetáculos do Teatro de Bonecos Popular da Paraíba – o Babau.

Na primeira etapa do projeto percorremos oito cidades onde já havia brincantes do babau. Dessa vez, iremos proporcionar a esses mestres parceiros de nosso projeto, a oportunidade de brincarem sua arte do teatro de bonecos em lugares onde nunca foram.

Mais uma vez, o babau tradicional se juntará à contemporaneidade da Cia de Teatro de Bonecos Boca de Cena promovendo um intercâmbio cultural maravilhoso e bonito de se ver.

Mas tão bonito que não poderíamos deixar de registrar tudinho da melhor maneira possível. Nossa equipe continuará a pesquisa e o mapeamento do histórico da brincadeira do babau nos municípios contemplados, além da produção do documentário do projeto.

Quer mais? Pois então acompanhe tudo o que viveremos nos próximos meses através de notícias e fotos na página do Facebook e Blog oficiais da Cia Boca de Cena ou até mesmo ao vivo e em cores assistindo aos espetáculos por onde passarmos.


Alegria, alegria que o teatro de bonecos popular voltou e para ficar. Celebremos juntos mais uma etapa deste projetaço que é uma iniciativa pioneira da Cia Boca de Cena de promover essa arte viva que sempre esteve presente na formação cultural e na vida dos paraibanos.

Anderson Santana
Amanda Viana

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Encontro de Mamulengo em Pernambuco

Programação


22 a 24 de agosto de 2013

Dia 22 de Agosto, Quinta-feira

9h às 9h30: Abertura 
Saudação: Cláudia Vasques – Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI/IPHAN); Izabela Brochado – Instituto de Artes da Universidade de Brasília; Frederico Faria Neves de Almeida - Superintendência IPHAN/PE; Afonso Oliveira - Associação Brasileira de Teatro de Bonecos – ABTB/UNIMA;  Fernando Duarte - Secretário de Estado de Cultura de Pernambuco; Leda Alves - Secretária de Cultura do Recife; Lucilo Varejão Neto – Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda; Severino Pessoa - Secretário FUNDARPE. LocalHotel Marante Plaza
Apresentação dos mestres presentes (nominal e das instituições apoiadoras)
9h30 às 10h10: Mesa redonda
Registro do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste - Objetivos e finalidadesCláudia Vasques – Departamento de Patrimônio Imaterial/IPHAN
10h10 às 11h30: Mesa redonda
Histórico do processo de Registro geral e estadual – procedimentos e resultados obtidos: Izabela Brochado e Kaise Helena (Instituto de Artes da UnB)
11h30 às 12hDebate
14h às 17h30: Roda de Conversa/ Reconhecimento de malas – Local: Hotel Marante Plaza
19h30h às 22h: Apresentação de Mamulengo: Saúba e Bibiu (Carpina, PE) e Danilo Cavalcante (Canhotinho, PE) - Local: Teatro Barreto Júnior

Dia 23 de Agosto, Sexta-feira 

9h às 10hMesa redonda
Políticas e ações de salvaguarda: Cláudia Vasques – DPI/IPHAN
10h às 11hMesa redonda
Perspectivas para o Mamulengo: (DPI/IPHAN/ABTB/APTB/UnB) 
Local: Hotel Marante Plaza
11h às 12h: Debate e levantamento de propostas
14h às 17h: Roda de Conversa/ Reconhecimento de malas –  Local: Hotel Marante Plaza
19h30 às 22hApresentação de Mamulengo: Edjane, Bila e Biu de Dóia (Glória do Goitá, PE) – Local:Teatro Barreto Júnior

Dia 24 de Agosto, Sábado

9h às 12hRoda de Conversa/ Reconhecimento de malas – Local: Hotel Marante Plaza
15h às 18hApresentação de Mamulengo – Beto (Tracunhaém, PE); S. Calú (Vicência, PE); S. Vitalino ou Zé do Rádio (Nazaré da Mata, PE) - Local: Teatro Barreto Júnior
19h30 às 22hApresentação de Mamulengo -  Miro e João Galego (Carpina, PE); Wagner e S. João Mamulengo Mulato (Garanhuns, PE)
Encerramento – Exibição dos vídeos de Zé de Vina e Zé Lopes – Local: Teatro Barreto Júnior