Colaboradores

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Neste início de primavera, Benedito e João Redondo vão conhecer mais uma flor do Cariri chamada Taperoá

Considerada uma cidade de pequeno porte, localizada na parte central do Estado da Paraíba, com clima e vegetação típicos do semiárido paraibano, tornou-se uma pequena notável pela grandeza de seus expoentes artístico culturais.

Suas terras, nos primórdios povoadas por fazendeiros, padres e portugueses, também foi palco de confrontos com cangaceiros e índios. Seu nome: Taperoá, dentre vários significados, quer dizer morador de taperas ou ruínas.

Desta história marcante se levantaram habitantes contadores e cantadores de histórias fabulosos. Hoje, as terras da cidade de Taperoá preservam atrativos históricos, naturais, culturais e religiosos que se tornaram referência para a literatura, música e produção cinematográfica nacionais.
Casario Antigo de Taperoá - foto de Egberto Araújo

Por tudo isso e em busca de descobrir algo a mais, o projeto ‘Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade’ aportará no município no próximo fim de semana, de onde saberemos aproveitar bem todo esse potencial para o documentário do projeto que está em produção, além de pesquisar e mapear possíveis manifestações de cultura popular ligadas ao teatro de bonecos da Paraíba.

No sábado (28/09/2013), a brincadeira do babau tradicional vai rolar solta com nosso mestre convidado Clóvis, proveniente da cidade de Guarabira, para alegrar toda a população de Taperoá. No domingo (29/09/2013) a Cia Boca de Cena apresentará seu espetáculo ‘Colcha de Retalhos’ com o que há de melhor e mais moderno no teatro de bonecos contemporâneo, sempre a partir das 19:00 horas na Praça da Cultura do município.
Mestre Clóvis de Guarabira - nosso convidado

Com realização da Cia de Teatro de Bonecos Boca de Cena de João Pessoa, patrocínio do Governo do Estado da Paraíba através da Secretaria de Estado da Cultura, além do apoio cultural da Prefeitura Municipal de Taperoá, Benedito e João Redondo circularão de um canto a outro da cidade de Taperoá a fim de descobrir de perto as maravilhas citadas pelos escritores Dorgival Terceiro Neto e Ariano Suassuna, do músico Vital Farias e dos cenários naturais das grandes produções O Auto da Compadecida e A Pedra do Reino.
Capa do disco de vinil do Vital Farias da década de 80

Às vésperas de comemorar mais um ano de emancipação política (dia 06 de outubro), convidamos a todos para celebrar antecipadamente junto conosco esta data tão significativa para o povo taperoense com espetáculos de uma das maiores manifestações de cultura popular característica do povo paraibano que é o teatro de bonecos.


Tá esperando o quê? Vamos lá!

Em Monteiro, Benedito e João Redondo descobriram a mazurca e fizeram a criançada se esbaldar com o teatro de bonecos popular

O fim de semana reservou muitas alegrias e também aumentou as experiências vividas pela equipe da Cia Boca de Cena. Primeiro porque estávamos contentes em voltar à estrada para promover o teatro de bonecos popular e, tanto, que nem nos importamos em madrugar para enfrentar uma viagem de cinco horas rumo ao Cariri paraibano.
Portal de entrada da cidade de Monteiro

Firmes, fortes e animados, desembarcamos no fim da manhã de sábado (21/09/2013) em Monteiro onde nos alojamos em uma pousada para planejar todo o trabalho que desenvolveríamos ali. No início da tarde do mesmo dia saímos em busca de informações a respeito do município para a nossa pesquisa de mapeamento e, desde aí, nos impressionamos com a riqueza cultural da cidade. Monteiro além de ser uma bela cidade, detém um rico e variado repertório artístico/cultural, com representantes na música, poesia, literatura, arquitetura, produção audiovisual e principalmente na cultura popular.
E o fim de tarde já levou toda equipe à praça da alimentação do Parque das Águas (local dos eventos) para abrir alas ao espetáculo do babau tradicional com o nosso parceiro mestre Clóvis de Guarabira que arrebatou a noite com cem por cento de interação com o público infantil.
O babau de mestre Clóvis animando a criançada

Na manhã do domingo (22/09/2013) fomos a campo capturar imagens para o documentário do projeto e dados para a pesquisa de mapeamento quando, por indicação do nosso grande guia cultural e articulador 'Sebastião César', visitamos a casa do Mestre Zé Preto e dona Rosa, sua esposa, que nos acolheram e apresentaram a Mazurca (dança popular em pares, coreografada a partir da batida dos pés como uma espécie de marcação percussiva) e emocionaram a equipe ao entoar a “incelença” (canções populares ligadas aos rituais fúnebres).
Equipe Boca de Cena em pesquisa na casa de mestre Zé Preto e dona Rosa

Apesar de Monteiro não possuir representantes da prática do teatro de bonecos popular, foi um enorme prazer para os integrantes da Cia Boca de Cena aprender e conhecer a Mazurca, o Teatro Jansen Filho, a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, o espaço de artesanato Casa Progresso e seu proprietário Paulo, o memorial Pinto do Monteiro e se deliciar nos dias quentes e noites frias da cidade.
Mas o encerramento à noite bem que poderia ser o máximo para fechar com chave de ouro este belo recomeço não é mesmo? Porém, ficou incompleto! Infelizmente, por problemas técnicos na estrutura física do local sugerido pela Prefeitura Municipal da cidade, a caixa de energia elétrica que dava suporte ao local do evento não suportou os equipamentos o espetáculo ‘Colcha de Retalhos’ que não pode ser finalizado. Ficamos às escuras por três tempos consecutivos, o que nos obrigou a encerrar a apresentação da Cia Boca de Cena para preservar nossos equipamentos de possíveis danos maiores, como também os equipamentos dos comerciantes que ali estavam.
Mestre de cerimônia do espetáculo 'Colcha de Retalhos' - Coelho Banzé

Mesmo assim, o público que praticamente lotou o Parque das Águas, mostrou-se satisfeitíssimo com a passagem do projeto por lá e as apresentações do teatro de bonecos popular.
É isso aí gente, voltamos de Monteiro com todo o gás necessário para continuar explorando toda a riqueza cultural e artística da Paraíba de um canto a outro. Com nossos sinceros agradecimentos ao patrocínio do Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Cultura e apoio cultural da Prefeitura Municipal de Monteiro, semana que vem tem muito mais!
Descortinando a tenda para apresentação do babau


Texto - Anderson Santana

Supervisão Pedagógica – Amanda Viana

terça-feira, 17 de setembro de 2013

“Da terra de onde numa loca uma tal de Zabé foi pro mundo se lançar; É pra lá que Benedito e João Redondo vão todo prosa se apresentar”



Do alto do bagageiro da Kombi, arrumando as malas pra viagem, parece até que já podemos avistar a cidade alta da microrregião do Cariri paraibano, além de ouvir a musicalidade rimada e a cantoria que são característicos do município que iremos visitar.

Os bons ventos de setembro vão embalar a terra que é berço de artistas, poetas e escritores com muito verso e prosa das brincadeiras do babau.

Pois é pessoal, Benedito e João Redondo vão circular pelas ruas da cidade de Monteiro. E não poderíamos iniciar esta nova etapa do projeto sem ser com o pé direito numa cidade repleta de grandes nomes da cultura e das artes.
Vista aérea do centro da cidade de Monteiro-PB

É com imenso prazer que nos próximos dias 21 e 22 de setembro (sábado e domingo), iniciaremos as apresentações do Teatro de Bonecos Popular da Paraíba, com a participação especialíssima de nosso convidado Mestre Clóvis (natural de Guarabira), a partir das 19h na Praça da Alimentação do Parque das Águas.

Mestre Clóvis será uma das atrações do lançamento do projeto nas terras de Monteiro, apresentando no sábado à noite toda a riqueza do babau tradicional. Já no domingão, a Cia Boca de Cena trará o que há de melhor no teatro de bonecos contemporâneo, com muita tecnologia e diversão garantida para toda comunidade.
Mestre Clóvis de Guarabira - nosso convidado


O registro de tudo isto ficará por conta de uma equipe de produção audiovisual que transformará todos os momentos mágicos dessa celebração da cultura popular em um documentário de pesquisa, mapeamento e registro da prática do babau da Paraíba.

Com realização da Cia Boca de Cena, patrocínio do Governo do Estado da Paraíba através da Secretaria de Estado da Cultura e apoio cultural da Prefeitura Municipal de Monteiro por via da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, este será o bom começo de um projeto que percorrerá dez municípios de um canto a outro do Estado promovendo a manifestação cultural do teatro de bonecos popular – arte secular mais que merecedora de nossos esforços para sua salvaguarda.
Zabé da Loca - tocadora de pífano e cidadã monteirense

Não deixe de acompanhar de perto tudo o que vai rolar de bom nesses percursos, seja em nossa plateia ou pelas redes sociais oficiais da Cia Boca de Cena.



Vamos nessa?
 

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Divulgada Programação Completa do projeto 'Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade - de um canto a outro'

Agenda aí gente!

P
R
O
G
R
A
M
A
Ç
Ã
O
DATA
CIDADE
LOCAL
21 e 22/09
Monteiro
Praça da Alimentação do Parque das Águas
28 e 29/09
Taperoá
Praça da Cultura
05 e 06/10
Cajazeiras
Praça do Leblon
19 e 20/10
Cruz do Espírito Santo
Em frente à Igreja Matriz
26 e 27/10
Juazeirinho
Praça São José
09 e 10/11
Serraria
Praça Antônio Bento
16 e 17/11
Mamanguape
Praça Padre João
23 e 24/11
Itabaiana
Praça Epitácio Pessoa
30/11 e 01/12
Alagoa Grande
Em frente ao Teatro Santa Inês
07 e 08/12
Guarabira
Praça Lima e Moura
HORÁRIO: SEMPRE A PARTIR DAS 19H