Colaboradores

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Muita celebração do teatro de bonecos popular com Benedito e João Redondo em Guarabira

O último final de semana foi marcante para nós da Cia Boca de Cena e os brincantes populares pela última edição da segunda etapa do projeto Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade - de um canto a outro.
Por um lado, já era de se esperar que o sábado nos reservasse uma noite especial porque Guarabira é hoje a cidade da Paraíba com o maior número de bonequeiros atuantes, são eles: Luiz do Babau, Mestre Clóvis e Mestre Clébio. Mesmo assim nos surpreendemos e saímos encantados com o show brilhante que prepararam para nós e toda a platéia na primeira noite de celebração.
Os mestres bonequeiros de Guarabira
A grande estrela da noite era o Mestre Luiz, mas antes de sua apresentação, Mestre Clébio animou o público com seus bonecos ventríloquos e logo após o Mestre Clóvis colocou todo mundo pra dançar com a boneca gigante Raimunda que conquistou a todos os presentes e nem mesmo o Mestre Luiz se segurou e dançou um forró arretado com ela. A platéia vibrou e aplaudiu muito!
E todos que esperavam alguma coisa do sábado à noite receberam surpresas agradáveis por demais. Logo após o 'festival de dança bonequeira' veio a brincadeira em ritmo acelerado e divertidíssimo promovida pelos Mestres Luiz e Clóvis que, juntos e em colaboração, fizeram o público gargalhar até dar uma 'dor desviada' de tanta alegria.
Mestre Luiz do Babau dançando com a boneca Raimunda
No fim da noite do sábado (07/12) fizemos as devidas homenagens aos mestres, comemoramos juntos esse momento singular, fizemos a troca de presentes do 'amigo doce' entre a equipe Boca de Cena.
Na manhã do domingo iniciamos os trabalhos de registro audiovisual para o documentário do projeto com participação dos artesãos Luís Firmino Leopoldino (produz peças de argila em sua oficina) e seu Manoel Batista Ferreira (fabrica artesanalmente as 'redes do bebé').
Luís Firmino - da coleta do barro à confecção de peças em argila
Gravamos também as experiências da rezadeira Daura Gonçalo (81 anos) e o talento do artista visual, compositor e violonista Elias dos Santos que já foi professor de muitos em Guarabira, inclusive do nosso Diretor Artur Leonardo.
À tarde parte da equipe fez as captações externas de pontos turísticos da cidade como o Museu de Arte Sacra, Igreja Matriz e Memorial Frei Damião no alto da colina com uma vista belíssima de toda a cidade.
Memorial de Frei Damião
Na última noite de espetáculos com a Cia Boca de Cena a Praça da Juventude encheu de espectadores, dentre eles familiares, amigos e parceiros da cultura marcaram presença. E foi mais uma noite linda onde a interação com a garotada foi intensa.
Após o espetáculo Colcha de Retalhos, ainda registramos os depoimentos dos gestores públicos locais Zenóbio Toscano (Prefeito do Município) e José André Francisco Filho (Secretário de Cultura Municipal).
Para nossa surpresa, surgiu José de Arimatéa - conhecido por Ary Smart que nos relatou trabalhar com arte através de oficinas de produção de bonecos confeccionados com garrafas pet, papel machê e uma tenda em MDF onde seus alunos podem encenar a brincadeira com os bonecos produzidos. Mais uma esperança de manutenção do teatro de bonecos popular na cidade de Guarabira.
Ary Smart contando sua experiência com os bonecos
E assim, lindamente, encerramos mais uma etapa deste projeto que já alcançou os quatro cantos do Estado e nos 18 municípios visitados fez a diferença e sacudiu a cultura popular de cada localidade. O nosso viva ao teatro de bonecos popular da Paraíba!
Nossa gratidão a todos que direta e indiretamente colaboraram para o sucesso do projeto Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade e em especial nesta etapa, ao Governo do Estado da Paraíba através da Secretaria de Estado da Cultura pelo patrocínio e às prefeituras dos municípios contemplados pelo apoio cultural para mais essa grande realização da Cia Boca de Cena.
Amanda e Artur com dona Daura
Peças do Museu de Arte Sacra
Elias dos Santos no violão
Entrevista com André Francisco
Equipe do projeto

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Guarabira sediará o encerramento da segunda etapa do projeto 'Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade'

Desde setembro já visitamos nove municípios, percorremos mais de 3.350 quilômetros do litoral ao sertão paraibanos e registramos pelo menos 40 manifestações culturais características de Monteiro, Taperoá, Cajazeiras, Cruz do Espírito Santo, Juazeirinho, Solânea, Pirpirituba, Itabaiana, Alagoa Grande e, para encerrar mais este ciclo de ótimos resultados e experiências, Guarabira será a cidade de número dez!
E que sugestivo não?
Localizada na Mesorregião do Agreste, iremos para a maior cidade do interior paraibano cujo nome, de origem tupi, significa 'morada das garças' e onde temos o maior número de brincantes de babau atuantes.
Podem esperar surpresas, além de participações e convidados especiais que irão abrilhantar ainda mais os eventos que ocorrerão na Praça da Juventude, sempre a partir das 19h.
Mestre Luiz do Babau da cidade de Belém/PB
No sábado (07/12) haverá a apresentação tradicional com o Mestre Luiz do Babau - natural da cidade de Belém/PB, uma figura singular que vive no município de Guarabira  há mais de 40 anos e já incentivou vários outros bonequeiros com sua arte.
Através do projeto chamaremos atenção para a importância de seu Luiz do Babau na identidade cultural da cidade como também para a formação de outros brincantes, haja vista que, atualmente, o Mestre precisa de ajuda e caridade de outros para manter sua família.
No domingo (08/12) será a vez do teatro de bonecos popular contemporâneo da Cia Boca de Cena com o espetáculo 'Colcha de Retalhos'.
Um projeto grandioso finalizará mais uma etapa de sucessos. No meio do percurso registramos algumas perdas inestimáveis, como a morte dos grandes Mestres: Inaldo - de São José dos Ramos e Marísio - de Bananeiras. Mas a vida é assim mesmo, balançamos, caímos, mas levantamos e tornamos a brincar em prol da difusão da alegria através dos nossos bonecos.
Sintam-se todos convidados a celebrar conosco o desfecho desta ação cujo objetivo é trazer de volta às ruas das cidades o babau: arte secular viva e ainda pulsante que sempre esteve presente em nossas vidas.
Com o patrocínio do Governo do Estado da Paraíba através da Secretaria de Estado da Cultura e apoio cultural da Prefeitura Municipal de Guarabira, encerraremos mais uma etapa deste grandioso projeto e contamos com sua presença.
A tenda e o boneco João Redondo de Mestre Luiz

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Benedito e João Redondo trouxeram chuva e muita alegria para Alagoa Grande

Na entrada da cidade de Alagoa Grande somos recepcionados por um portal que simboliza bem a herança deixada por um filho ilustre e que até hoje influencia bastante as manifestações culturais locais: o pandeiro. E foi esse instrumento que ditou o ritmo de nossa passagem por lá, bem animada!
Portal de boas-vindas à terra de Jackson do Pandeiro
Logo à tarde, no sábado (30/11), seguimos para montagem do espaço em frente ao Teatro Santa Inês, porém, no início da noite o tempo sofreu grande mudança e caiu muita chuva dos céus impossibilitando a realização do espetáculo, mesmo nos abrigando dentro do Teatro.
O domingo amanhece com sol entre nuvens e, no mesmo local, preparamos o ambiente para nos servir de set de filmagens. E quem primeiro chegou? Dona Maria da Soledade, de 71 anos, mulher forte que traz consigo a poesia da cantoria desde a infância, além de ser grande representante na luta do movimento em prol das mulheres.
Amanda e Lúcio junto a dona Soledade - poetisa da cantoria
Nos surpreendemos com a paixão de Antonieta Gomes da Silva (56 anos) pelas pimentas. A vontade era tamanha ao ponto de concretizar  o sonho de criar e manter uma plantação nos arredores de sua casa com diversas espécies delas. De lá, ela comercializa mudas, licores, temperos e sai pelas ruas toda ornamentada com suas pimentas que já viraram marca registrada sua. Hoje é conhecida em toda região por Êta das Pimentas.
Descobrindo a paixão e os sonhos de Antonieta pela pimenta
Conhecemos um pouco do universo artístico local através de Robério José Pereira Chaves, músico da banda Jackson Envenenado que incorpora ao rock uma pegada regional com a levada do pandeiro - referência a Jackson do Pandeiro, o rei do ritmo. Também ouvimos as histórias de superação e persistência no ramo do teatro por Alfredo de Brito Neto que é ator e diretor do grupo 'Os Outros'.
O diferencial chegou através de José George da Silva que protagonizou, até agora, nosso primeiro registro de manifestação da cultura afro. Além de vasta experiência como coreógrafo e quadrilheiro, em 1990 se descobriu umbandista, foi doutrinado a filho de santo, há 14 anos atua como babalorixá e é o único que faz a procissão para Iemanjá na região do Brejo paraibano.
Juntos com Pai Geo após entrevista
No turno da tarde fizemos registros da cidade e da plantação de pimentas de dona Êta. A essa altura o sol estava fortíssimo num céu limpo, o que nos garantiu uma noite maravilhosa de espetáculos em frente ao Teatro. E foi repleta de brincadeira para a população de Alagoa Grande que se admirou com as apresentações.
Promovemos num mesmo momento e lugar o encontro entre a tradição e contemporaneidade do teatro de bonecos popular com o Mestre Clébio e a Cia Boca de Cena para alegria de todos os que estavam presentes: crianças, jovens, adultos, idosos, zona rural, cidade, quilombolas... Uma noite especial e dedicada em homenagem ao Mestre Maestro de Bananeiras por todo legado deixado para todos os bonequeiros e admiradores da arte!
Junto com o grande público assistindo ao Mestre Clébio
Finalizamos com a captura dos depoimentos de representantes da gestão pública local: Mônica de Fátima Cavalcante (Secretária de Educação e Cultura) e Thiago Rodrigues (gestor cultural na cidade).
E assim se fez a penúltima edição desta segunda etapa do projeto 'Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade - de um canto a outro' com o patrocínio do Governo do Estado da Paraíba através da Secretaria de Estado da Cultura e apoio cultural da Prefeitura Municipal de Alagoa Grande.
Com muita expectativa, toda equipe da Cia Boca de Cena - realizadora do projeto, está preparando o grandioso encerramento dessa etapa de sucesso e conquistas para nosso grupo, o babau e a cultura paraibana no próximo final de semana.
A cidade de Guarabira sediará dois dias de grande celebração do teatro de bonecos popular da Paraíba. Alegria, alegria e até lá!

Texto: Anderson Santana

No palco do Teatro Santa Inês


Praça em frente à Igreja Matriz em Alagoa Grande
Depoimento com a Secretária de Educação e Cultura - Mônica
Toda equipe reunida ao final da grande noite de domingo
Bastidores da entrevista com o ator e diretor Alfredo Neto
O batuque do pandeiro de Robério da banda Jackson Envenenado