Colaboradores

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Final do projeto Curta Bonecos Boca de Cena



         Mais um projeto concluído!
     Foi neste último final de semana que o 'Curta Bonecos Boca de Cena' encerrou suas atividades e, como o próprio nome sugere, foi um curto espaço de tempo.
    Passamos por cinco cidades do estado da Paraíba (Mulungu, Alagoa Grande, Areia, Borborema e Bananeiras) apresentando espetáculos, ministrando aulas públicas e exibindo nosso documentário “Benedito e João Redondo pelas Ruas da cidade”.

       A finalização se deu em Borborema e Bananeiras, duas cidades históricas e com um rico patrimônio arquitetônico.

       Borborema nos surpreendeu com sua beleza e clima agradável. Com seus 54 anos foi a primeira cidade do Brasil a possuir uma hidrelétrica e fornecer energia a outras cidades como Pilões, Serraria, Solânea e Bananeiras.
         Um lugar projetado, pensado e construído através das ideias de seu criador - o Senhor José Amâncio Ramalho, um empreendedor que contratou um engenheiro para planejar a cidade.

Casa de José Amâncio Ramalho
            A nossa apresentação nessa cidade foi histórica, pois poucas eram as pessoas que conheciam o teatro de bonecos popular. A própria gestão municipal tinha dúvidas se íamos ter êxito. E para surpresa de todos, a praça ficou lotada de crianças, jovens, adultos e, principalmente, os idosos que compareceram em quantidade significativa ao local da apresentação. Teve até gente apaixonada por boneco, como o nosso amigo especial Tales.
Largo da Igreja Matriz
Amanda e Tales o apaixonado da boneca Anita
 
O público chegando
            Agradecemos imensamente à Prefeita Paula Maranhão e sua equipe de cultura Joseane e Toninho, pessoas maravilhosas e comprometidas com o trabalho e aos demais que contribuíram com a realização do nosso projeto em Borborema (os eletricistas, dona Edileusa, Érika, Padre Iran e amigos).
       Em Bananeiras chegamos ao êxtase de nosso projeto Curta Bonecos Boca de Cena. O público inquieto chegava antes do horário previsto e os integrantes da Cia Boca de Cena ficavam ainda mais ansiosos para o início das atividades. Até que as crianças aliviaram a ansiedade perguntando pelo Coelho Banzé. Foi aí que percebemos um verdadeiro Fã Clube do nosso apresentador oficial.

       Antes de começarmos, a chegada de nossos convidados especiais abrilhantaram ainda mais nossa noite - a família do nosso saudoso Mestre Maestro (falecido em 2013) que seria homenageado em nosso documentário. Ficamos muito felizes com a presença de todos.
Família do Mestre Maestro
    O nosso documentário emocionou a plateia, onde Mestre Maestro apareceu dizendo que sua profissão era de bonequeiro até o dia de sua morte, instante em que as lágrimas de Marlene, filha do mestre, caíram em seus olhos. Ao final uma criança comentou: Ele faleceu!
         Mas, a vida continua e a alegria dominou a todos. Interação, risos e curiosidade deram o tom da brincadeira. Artur Leonardo em sua aula espetáculo fez o público silenciar com suas demonstrações e ao final agradecer aos ensinamentos.  
Artur Leonardo em aula
   Depois de tantas emoções e atividades tivemos o prazer de conversar com o menino Augusto, que se desponta como uma grande promessa de continuidade da arte do Babau no município de Bananeiras. Desejamos que ele siga em frente com a arte e brincadeira do seu grande avô MESTRE MAESTRO!!

Amanda Viana, Augusto e Pedrinho netos do Mestre Maestro
       Agradecemos encarecidamente o apoio da Prefeitura Municipal de Bananeiras, a Miriam Trindade, a Weleton, aos eletricistas e a Marina e Joílson Custódio pela atenção e cordialidade.

          Este grande projeto foi uma realização da Cia Boca de Cena com patrocínio do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura - FIC Augusto dos Anjos, através da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado da Paraíba.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Projeto Curta Bonecos Boca de Cena leva cultura, arte e muita alegria para o Engenho Gregório em Alagoa Grande e a cidade de Areia

       A Cia Boca de Cena subiu a serra e circulou pela história
cultural do nosso Estado, viajando no tempo e nas brincadeiras.
     A primeira parada foi no Engenho Gregório, localizado na zona rural da cidade de Alagoa Grande, um lugar lindo e construído no século XIX na época do ciclo canavieiro.
    Hoje, com uma nova administração, reinicia o processo de produção e venda da cachaça adotando uma tecnologia de ponta para sua manutenção. 

Imagem do Engenho Gregório
Durante a estadia do projeto no Engenho percebemos como ainda existe pessoas que não tem acesso à cultura de sua própria região. O público foi chegando aos poucos e, surpresos, queriam logo saber o que era tudo aquilo.
      Uma senhora ao ser perguntada se havia assistido ao Teatro de Bonecos alguma vez em sua vida, falou: 'Nunca! É a primeira vez, não sei nem como é'. Tudo foi muito mágico, a natureza, as crianças e a ingenuidade do público deram uma atmosfera romântica ao nosso trabalho. 

Espaço montado para apresentação e aula espetáculo
A aula espetáculo foi ainda mais surpreendente para o público, todos muito atentos e ligados a tudo que era dito e mostrado. Seu Tuner (um trabalhador do Engenho) eufórico comentou: 'eu via essas coisas muito antigamente, quando seu Alexandre contratava os babau e era pelo menos duas vezes por mês'!

Artur Leonardo dando início à aula espetáculo
Imagens da equipe Boca de Cena em aula para o público
 A exibição do documentário fechou a noite com chave de ouro, as pessoas ficaram felizes em saber que ainda existem Mestres bonequeiros e que os mesmos, em sua maioria, também são agricultores assim como eles. Os Donos do Engenho ficaram gratos pela iniciativa e fortaleceram a proposta de que se deve investir em mais cultura para as comunidades. No Engenho Gregório, tivemos o apoio de Ricardo Mafaldo - um dos donos da propriedade e da Rádio Piemont FM na pessoa de Severino Bibiu.

Momento da exibição do vídeo documentário
Ricardo Mafaldo matando a vontade de dirigir nossa kombi
   Na cidade de Areia, patrimônio cultural do Brasil, foi esplendoroso. As atividades aconteceram na Praça Central da cidade no final da tarde do domingo. As queridas Lucia Giovana e Edilene Félix, ambas da AMAR, foram nosso porto seguro.

Nossa equipe junto a Lúcia e Edilene
  O público quase em sua totalidade foi de crianças, mas também tivemos muitos turistas e adultos. O espetáculo aconteceu com uma interação dinâmica e ativa da criançada. Em seguida iniciamos a aula espetáculo, onde José Valério e nosso assessor mirim Gabriel Viana ajudaram Artur Leonardo em sua explanação.

Público maravilhoso que lotou a praça

Artur durante a aula espetáculo
A exibição do documentário ficou por conta de nossa coordenadora pedagógica Amanda Viana, que falou para as crianças quem eram os Mestres bonequeiros e sua importância cultural.
        Agradecemos carinhosamente a Ricardo Mafaldo, Uquinha, Dona Graça, Bibiu, Lúcia Giovana e Edilene Félix pelo apoio.
        Esse é um projeto patrocinado pelo FIC - Fundo Estadual de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, através do Governo do Estado da Paraíba pela Secretaria de Estado da Cultura.

Texto: Amanda Viana

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

E o projeto Curta Bonecos Boca de Cena começou com o pé direito em Mulungu

No último sábado (11/01) chegamos à cidade de Mulungu para iniciar a temporada de circulação de espetáculos de teatro de bonecos e aulas espetáculos através do projeto Curta Bonecos Boca de Cena.
O clima não estava lá muito favorável para apresentação ao ar livre, por isto, tratamos logo de providenciar junto à gestão pública local outro local que fosse coberto. Então nos direcionamos ao Clube Municipal Mulunguense, anunciamos em carro de som a mudança e já de noitinha, mesmo debaixo de muita chuva, o público compareceu para apreciar nosso trabalho.
Público assistindo ao nosso espetáculo
O interesse pelo município surgiu desde o início da divulgação, pois o nome mulungu remete a uma árvore que, além de planta medicinal, é muito conhecida entre os artistas populares por sua madeira servir para confecção de diversos bonecos do babau.
Ao final do espetáculo, abrimos a empanada e a mala com diversos bonecos do acervo da Cia Boca de Cena e conversamos bastante com o público que, além de descobrir as diversas técnicas de manipulação, fizeram um diálogo com Amanda Viana e Artur Leonardo sobre o babau da Paraíba, a cultura popular e patrimônio imaterial.
Hora de apresentar toda produção do teatro de bonecos
Idosos relembraram da lapinha e do babau, os mais novos referenciaram os fantoches e assim foi um sucesso a primeira aula espetáculo deste projeto que encerrou as atividades na cidade com a exibição de documentário sobre o teatro de bonecos popular da Paraíba.
Com patrocínio do FIC (Fundo Municipal de Cultura Augusto dos Anjos) do Governo do Estado da Paraíba, a Cia Boca de Cena realizou mais esta grande ação e agradecemos ao apoio cultural da Prefeitura Municipal de Mulungu (na pessoa da Prefeita Joana D'arc) e Secretaria de Educação Municipal através de Maria José Batista de Lucena (Secretária), além do público mulunguense animado, interativo e bastante receptivo.
Equipe Boca de Cena junto à Secretária de Cultura Maria José e sua auxiliar


quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Para anotar na agenda e curtir muito os bonecos da Cia Boca de Cena

Segue a prévia da programação de circulação do projeto 'Curta Bonecos Boca de Cena' que passará pelas cidades de Mulungu, Alagoa Grande, Areia, Borborema e Bananeiras neste mês de janeiro de 2014.

Anota aí na agenda e vai lá curtir!


segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

2014 começa com projeto novo em circulação

A partir do próximo final de semana a Cia Boca de Cena retoma suas atividades através do projeto Curta Bonecos Boca de Cena que irá percorrer cinco cidades paraibanas, são elas: Mulungu, Alagoa Grande, Areia, Borborema e Bananeiras.
Este é um projeto de circulação de teatro de bonecos popular da Paraíba através da Cia Boca de Cena, acompanhados de aulas espetáculos públicas com o objetivo de promover um diálogo aberto com o público sobre as potencialidades dessa linguagem artística na formação cultural de crianças, jovens e adultos.
Com o patrocínio do FIC Augusto dos Anjos do Governo do Estado da Paraíba e através da Secretaria de Estado da Cultura, tais ações acontecerão em praça pública, onde o público presente será convidado a interagir e retirar suas dúvidas durante as aulas com base no espetáculo teatral apresentado.
Vamos todos curtir mais essa ideia!
Coelho Banzé apresentando o novo projeto