Colaboradores

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Chega ao fim a programação de espetáculos na Mostra 18 Anos Cia Boca de Cena em clima de festa

No final de semana passado (19 e 20/07) a sala Vladimir Carvalho da Usina Cultural Energisa recebeu as duas últimas sessões de espetáculos de teatro de bonecos popular da programação da Mostra 18 Anos Cia Boca de Cena.
Durante o mês de julho realizamos apresentações de sete sessões de espetáculos para o  público, encerrando com o premiado "O Boi Encantado - um mergulho no maravilhoso mundo do folclore brasileiro" que instigou crianças e adultos a interagirem com os bonecos em cena.

Para nós, a festança está só no início, pois temos muito o que comemorar nesses dezoito anos de história!
Por hora, dentro Mostra 18 Anos Boca de Cena, ainda permanece aberta para visitação a exposição "Viver Bonecos" na Usina Cultural Energisa até o próximo dia 31 de julho. A quem porventura não teve a oportunidade de acompanhar os espetáculos, poderá conferir de perto parte do acervo de pesquisa da Cia Boca de Cena composto por bonecos feitos por grandes mestres do babau da Paraíba, do teatro de bonecos popular alemão, bonecos da Índia e outros feitos por alunos da Cia, como também dos espetáculos do grupo.
 

A meta é, ainda este ano, no mês de outubro, é retomar as comemorações com a estréia de mais um grandioso espetáculo, além do lançamento de um livro com a trajetória da Cia Boca de Cena durante esses dezoito anos de estrada.
Por enquanto é só, mas desde o início e até agora, agradecemos a todo o apoio recebido para a realização desta Mostra 18 Anos, que foram: Rádio Tabajara, Açaíx, TV Tambaú, GG Produções, Egypto Comunicação, Sindifisco-PB, Zona Criativa Comunicação Visual, Energisa e aos amigos Marco Di Aurélio, Click Will e Lúcio César Fernandes.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Coelho Banzé convida para últimas apresentações de espetáculos na Mostra 18 Anos Cia Boca de Cena

Está chegando o terceiro e último final de semana com espetáculos na programação da Mostra 18 Anos Cia Boca de Cena.
Depois de apresentar sucessos como Auto de Babau, O Gênio da Garrafa, Brincadeiras de Criança e Colcha de Retalhos, chegou a vez do fabuloso "O Boi Encantado - um mergulho no maravilhoso mundo do folclore brasileiro" com sessões nos próximos sábado e domingo (19 e 20/07) a partir das 17h00 na sala Vladimir Carvalho da Usina Cultural Energisa.
Cavaleiro Brincante, Tuca e Anita em cena do espetáculo
Aos interessados em assistir aos espetáculos, encontrarão os ingressos à venda na bilheteria do local dos eventos ao preço de R$16,00 (inteira) e R$8,00 (meia-entrada). É a última oportunidade, aproveitem!
Olhem só que gracinha o convite especial que o Coelho Banzé preparou pra vocês. Assistam!


segunda-feira, 14 de julho de 2014

E se aproxima o último fim de semana de espetáculos na Mostra 18 Anos

No último sábado (12/07) quem bateu um bolão mesmo foi a Cia Boca de Cena! Os bonecos Anita e o menino Tuca jogaram bola, empinaram pipa e muitas outras peripécias durante o espetáculo 'Brincadeiras de Criança' dentro da programação da Mostra 18 Anos na Usina Cultural Energisa. As crianças interagiram bastante e os pais lembraram de muitos brinquedos de infância.
Anita e Tuca brincando coma bola
O domingo (13/07) foi marcante pelo público animado que compareceu à Sala Vladimir Carvalho a fim de conferir o espetáculo 'Colcha de Retalhos'. O feedback da platéia foi nota 10! Mais uma vez pudemos constatar a empatia que este espetáculo causa nas pessoas, independente de faixa etária.
A vendagem de bonecos produzidos pelos alunos e equipe técnica da Cia foi boa também. As crianças estão levando as peças pra casa e exercitando a brincadeira com bonecos populares.
Bonecos à venda atraem atenção da platéia
A visitação à exposição 'Viver Bonecos' vai bem e permanece aberta ao público até o final do mês (31/07).
Mas, a festança ainda não acabou! Aproxima-se o último final de semana de espetáculos dentro da programação do evento. Nos próximos sábado e domingo (19 e 20/07) teremos em cartaz o espetáculo 'O Boi Encantado - um mergulho no maravilhoso mundo do folclore brasileiro', sempre a partir das 17h00 na Sala Vladimir Carvalho da Usina Cultural Energisa com ingressos à venda na bilheteria do local.
Na história, o Boi Aruá ou Boi azul, é uma criatura encantada que possui o dom de realizar desejos em troca de versos, o que desperta o interesse da terrível Bruxa Maquiavelha que tenta roubar seus poderes, mas ela enfrentará os protetores do boi, o Menino Tuca e a Anita, que farão de tudo para ajudá-lo. O Espetáculo é narrado pelo poeta cantador Cavaleiro brincante que, com seus versos de cordel, suas toadas e loas, conduz o público por um universo onde fantasias e realidades se misturam.
Cavaleiro Brincante e o Boi Encantado em cena
Compareçam, o encerramento da mostra do repertório de espetáculos será fantástica!
O evento é uma realização da Cia Boca de Cena e Usina Cultural Energisa com apoio cultural da Rádio Tabajara, Açaíx, Sindifisco-PB, Egyptu's Produções, TV Tambaú, GG Produções e Zona  Criativa Comunicação Visual.
Bonecos Kasper alemães - integram a exposição
Espetáculo Colcha de Retalhos - encenação


Família Saraiva prestigiando o evento

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Vai rolar mais festa: a Mostra 18 Anos Cia Boca de Cena está ótima e continua!

Na última sexta-feira (04/07) iniciamos as comemorações pelos 18 anos da Cia Boca de Cena com a estréia do novo espetáculo Auto de Babau e abertura da exposição Viver Bonecos.
No decorrer do final de semana (05 e 06/07) apresentamos duas sessões do espetáculo 'O Gênio da Garrafa' na sala Vladimir Carvalho da Usina Cultural Energisa. A participação do público foi linda em todos os dias!
Final da encenação do espetáculo Auto de Babau
Mas este foi só o início das festividades. Até o dia 31 deste mês a exposição Viver Bonecos estará aberta para visitação, sem contar que aos finais de semana haverá mais e mais espetáculos a apresentar.
Para este sábado (12/07) estaremos com o espetáculo 'Brincadeiras de Criança' em cartaz. Já no domingo (13/07) apresentaremos um dos grandes sucessos de crítica e público de nosso repertório, será a vez de apresentarmos o espetáculo 'Colcha de Retalhos'.
Cenas dos espetáculos em cartaz neste fim de semana
A previsão de início das apresentações nos dois dias será às 17:00h, todas na sala Vladimir Carvalho na Usina Cultural Energisa.
Os visitantes poderão encontrar nas dependências do local dos eventos um espaço para compra e venda de bonecos. Isto mesmo, você pode levar pra casa algumas produções de alunos e integrantes da Cia Boca de Cena!
Os bonecos à venda atraem a atenção da criançada
O evento é uma realização da Cia Boca de Cena e Usina Cultural Energisa com apoio cultural da Rádio Tabajara, Açaíx, Sindifisco-PB, Egyptu's Produções, TV Tambaú, GG Produções e Zona Comunicação Visual.
Aguardamos a todos vocês por lá neste final de semana.

Elenco do Auto de Babau interagindo com o público 
Público assistindo à apresentação de O Gênio da Garrafa

Final de espetáculo no sábado - O Gênio da Garrafa
Parte do acervo da exposição Viver Bonecos - aberta ao público

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Cia Boca de Cena leva CALOTE da Prefeitura Municipal de Areia - PB



A Cia Boca de Cena participou em 2013 do evento “Festa Literária de Areia – Letras e Luzes na Serra”, com apresentação do seu espetáculo “O Boi Encantado, um mergulho no maravilhoso mundo do folclore brasileiro”, acontecido no dia 22/12/2013.
            E como acordado com a gestão na época do evento, deveríamos emitir a nota fiscal no dia da apresentação para que o dinheiro fosse depositado em conta. Acontece que realizamos o nosso trabalho e a pessoa da prefeitura responsável por este processo não apareceu. Então, após a apresentação voltamos para João Pessoa e ficou acertado que a prefeitura iria entrar em contato conosco, para a realização dos tramites legais, haja vista, que a prefeitura tinha nos informado que o dinheiro para pagamento dos artistas já estava na sua conta.
Mas, não foi bem assim que tudo aconteceu, a falta de respeito e honestidade começou, foram várias ligações, e-mails, conversas e a desculpa sempre foi: Estamos negociando, pois não tem dinheiro algum, a Biblioteca Nacional ainda não liberou a verba!
Como não liberou? Se antes de sairmos de João Pessoa vocês nos disseram que o dinheiro já tinha sido depositado e que só não íamos receber logo após a apresentação porque o funcionário responsável pela pasta financeira não tinha indo ao trabalho!!
E assim meus amigos, se passaram 7 meses nesse disse me disse. O Secretário responsável pela Cultura no município nos disse por telefone, alguns meses atrás, que achava muito difícil agente receber esse cachê.
E aí? Trabalhamos, apresentamos, cumprimos com o nosso dever, tivemos custos e agora queremos o nosso dinheiro!!
Como vão realizar outro Festival (Festival de Artes de Areia), sem pagar as dívidas anteriores? O Ministério Público não faz nada em relação a isso?
É muito bom fazer festa e levar o nome de “cidade das artes” sem pagar os artistas e fornecedores. Sentimos muito pela população de Areia, que foi tão acolhedora conosco, mas seus representantes públicos estão denegrindo e envergonhando aquele tão belo lugar, patrimônio cultural do Brasil.
Já que o Governo Estadual e Federal parecem não tomar nem uma providência, nós vamos entrar com uma ação na Justiça contra a PM de Areia. E queremos receber tudo que nos devem, corrigidos pelo valor atual.

domingo, 6 de julho de 2014

A programação continua e hoje teremos o espetáculo "O Gênio da Garrafa"

          Neste primeiro final de semana de comemorações aos 18 anos da Cia Boca de Cena, o espetáculo 'O Gênio da Garrafa' atraiu um bom público à Sala Vladimir Carvalho na Usina Cultural Energisa ontem. Foi lindo!
            Pra quem perdeu, ainda dá pra aproveitar. Hoje teremos mais uma sessão às 17h no mesmo local.
O Gênio da Garrafa conta a história de dois amigos que encontram uma garrafa e descobrem que dentro dela mora um Gênio. A disputa pela realização dos desejos, transforma uma linda amizade em uma briga feroz. Mas, alguém muito especial surge para mostrar que podemos ser muito felizes com o pouco que temos e que ter bons amigos é sempre o melhor desejo do mundo.
Cena do espetáculo O Gênio da Garrafa
O espetáculo “O Gênio da Garrafa” surgiu da necessidade de se trabalhar alguns temas delicados e bastante polêmicos nos dias atuais. No enfoque central estão a Tolerância às Diferenças e a Inclusão Social. Nesta encenação, tais questões são abordadas de forma sutil e irreverente, levando o público a refletir, discutir e agir de forma positiva e harmoniosa, diante do nosso tão delicado meio social.
Aguardamos a todos logo mais. Acompanhem nossa programação completa!


sexta-feira, 4 de julho de 2014

Lançamento do novo espetáculo: Auto de Babau.

Hoje (04/07), às 20h na Usina Cultural Energisa será a grande estréia de mais uma pérola do teatro de bonecos popular e a entrada é franca!
O espetáculo Auto de Babau foi pensado e criado com o objetivo principal de homenagear nossos mestres brincantes de babau, pessoas muito queridas que fonte de inspiração e que nos recebem tão bem assim quando precisamos. No ano passado perdemos dois grandes bonequeiros, Seu Inaldo de São José dos Ramos e Mestre Maestro da cidade de Bananeiras, uma perda imensurável e achamos que a melhor forma de agradecer todos os ensinamentos que eles nos deram seria através de um espetáculo.

Sinopse: É na fazenda do Capitão João Redondo que o negro Benedito apronta uma de suas maiores aventuras, conquistar o coração de Rosinha a filha do seu patrão. O Auto de Babau é um espetáculo de teatro de bonecos popular baseado nas passagens dramáticas, feitas pelos mestres bonequeiros de babau da Paraíba em suas brincadeiras populares e costuradas as semelhanças dos autos natalinos. Um romance nordestino, cômico e musicado com direito a Capitão, Cabo 70, Padre, Fofoqueiras e seres místicos que juntos caminham em prol do nascimento de uma criança iluminada.
Aguardamos a todos hoje à noite!

FICHA TÉCNICA
Direção Artística – Artur Leonardo
Direção de Produção - Amanda Viana
Direção Musical – Dal Zapata
Assessor de Comunicação e Design Gráfico – Anderson Santana
Coordenação Financeira – Humberto Dias
Manipulação de bonecos – Artur Leonardo, Amanda Viana, José Valério, Natan Pedoni e Fabiana Firmino.
Participação Especial – Gabriel Viana
Percussão e efeitos – Dal Zapata
Músicas – Mestre Clébio, Dal Zapata e Fabiana Firmino
Concepção de Figurino – Ismália Sales
Confecção de bonecos: Mestre Maestro - PB (In Memórian), Bibiu – PE e Cia Boca de Cena
Cenários e Adereços – Amanda Viana, José Valério e Artur Leonardo

quinta-feira, 3 de julho de 2014

A nossa festa vai começar!

A Mostra 18 Anos da Cia de Teatro de Bonecos Boca de Cena iniciará no dia 04/07 (sexta-feira), na Usina Cultural Energisa, a partir das 19:00h com a abertura da Exposição VIVER BONECOS e às 20:00h teremos a estréia do espetáculo AUTO DE BABAU.
A exposição corresponde a uma parte do acervo de pesquisa da Cia Boca de Cena que há 18 anos estuda o teatro de bonecos popular do Brasil, em especial, o Babau da Paraíba.


O objetivo da Exposição é mostrar para as pessoas a diversidade cultural que essa linguagem cênica possui e sua singularidade natural, um encantamento lúdico de crianças e adultos pelo universo da arte bonequeira paraibana.
Compõe esse trabalho bonecos feitos por grandes mestres do babau da Paraíba, bonecos do teatro de bonecos popular alemão, bonecos da Índia e bonecos feitos por alunos da Cia Boca de Cena, como também dos espetáculos do grupo.
Queremos que o nosso público conheça cada vez mais a beleza que é o teatro de bonecos da Paraíba, sua diversidade, seus Mestres e, principalmente, suas possibilidades de atuação. Acreditamos que quanto mais a linguagem for difundida, mais bonequeiros poderão surgir e assim essa arte será perpetuará como referência cultural para o nosso Estado.
Boneco Babau do Mestre Paulo de Mogeiro
Este é um ano de grandes comemorações e queremos festejar com força total. Com o apoio de alguns parceiros como a Rádio Tabajara, Açaíx, TV Tambaú, GG Produções, Egypto Comunicação, Sindifisco-PB e Energisa, realizaremos toda uma programação especial para o mês de Julho. Venham ver o que há de melhor no teatro de bonecos popular a partir de amanhã na Usina Cultural Energisa. Esperamos vocês!
Viva ao Babau, Viva aos Mestres Bonequeiros!
Viva à Cia Boca de Cena e sua arte bonequeira!
Boneco com manipulação de cordas
Bonecos populares da Alemanha - Kasper Alemão
Linda boneca indiana - estará na exposição