Colaboradores

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Projeto Auto de Babau finaliza sua temporada com chave de ouro em Bananeiras

Após centenas de quilômetros rodados por seis municípios paraibanos, plateia enooooorme desde a primeira até a última, boa receptividade por onde passamos e sucesso de crítica e público, o Projeto Auto de Babau finalizou sua circulação no último sábado (21/11/2015) na cidade de Bananeiras com gostinho de quero mais.
A equipe da Cia Boca de Cena aportou na cidade por volta das 16:00 horas onde já se encontrava o Secretário de Cultura do Município - o Sr. Eduardo Guimarães, que nos apresentou a Feira Gastronômica Sons e Sabores da Serra, evento que movimentava a região da borborema.
Ao lado da feira montamos nossos equipamentos e estrutura, quando definimos junto à jovem Eduarda - produtora do evento, que compartilharíamos uma solução para que a harmonia fosse coletiva entre a apresentação do projeto e a programação da feira. E deu super certo!


Tudo pronto, luar lindo, praça iluminada, o público começa a chegar e reconhecemos alguns rostos que ali se apresentavam. Pensamos: será que eles vieram só para nos ver novamente? - 'Sim, sim. Isso mesmo!', alguém responde inconscientemente aos nossos pensamentos. E quanta satisfação sentimos por isto!
Bananeiras, cidade do nosso grande e saudoso Mestre Maestro, nos encheu de emoção, pois na plateia, além dos bananeirenses, tinham pessoas de João Pessoa, Borborema, Guarabira e várias outras localidades que nos acompanharam ao longo deste projeto.


Nesta cidade tão linda e charmosa, a finalização do projeto não poderia ser diferente - sobrou beleza e charme durante a apresentação da Cia Boca de Cena nesta temporada. Tudo funcionou perfeitamente; somados o clima e a energia do grande público que, diga-se de passagem, superlotou a praça pública com mais de 400 pessoas animadíssimas para assistir ao babau.



Agradecemos imensamente a todas as pessoas que contribuíram direta e indiretamente para o sucesso desta última apresentação na cidade de Bananeiras, em especial ao prefeito Douglas Lucena e ao Secretário Eduardo Guimarães pelo apoio cultural.
Somos gratos pelo patrocínio da FUNARTE/MINC a este projeto que foi contemplado com o Prêmio Artes na Rua - 2014, assim como a todos os gestores públicos, articuladores culturais, incentivadores e apoiadores do nosso trabalho pelo fechamento de mais um projeto bem sucedido realizado pela Cia Boca de Cena.
Nosso aplauso aos mestres brincantes do teatro de bonecos popular de nosso Estado, aos quais nos inspiraram neste trabalho e homenageamos através do Auto de Babau, além dos integrantes dessa equipe maravilhosa que só enaltece o histórico de quase vinte anos de atuação na cultura popular através do teatro de bonecos que a Cia Boca de Cena ajuda a preservar e salvaguardar mundo afora.
Mais que um patrimônio imaterial, esta é a nossa vida! Até a próxima genteeeeeeeeeee.

Ficha Técnica

Direção Artística: Artur Leonardo
Direção de Produção: Amanda Viana
Direção Musical: Dal Zapata
Assessor de Comunicação e Design Gráfico: Anderson Santana
Coordenação Financeira: Humberto Dias
Manipulação de bonecos: Artur Leonardo, Amanda Viana, José Valério, Natan Pedoni e Fabiana Firmino
Participação Especial: Gabriel Viana
Percussão e efeitos: Dal Zapata
Músicas: Mestre Clébio, Dal Zapata e Fabiana Firmino
Concepção de Figurino: Ismália Sales
Confecção de bonecos: Mestre Maestro - PB (In Memórian), Bibiu – PE e Cia Boca de Cena
Cenários e Adereços: Amanda Viana, José Valério e Artur Leonardo

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

RESULTADO PRELIMINAR DO PRÊMIO TEATRO DE BONECOS POPULAR DO NORDESTE

Saiu ontem a lista dos Mestres Bonequeiros selecionados no Prêmio Teatro de Bonecos Popular do Nordeste.
A Cia Boca de Cena parabeniza a todas as pessoas envolvidas neste processo e principalmente sua equipe, que através de muito empenho coletivo conseguiu realizar as inscrições dos Mestres paraibanos neste edital.
Vamos em frente que o trabalho tá só começando!
Segue abaixo as informações disponibilizadas pelo Iphan:



O Prêmio Teatro de Bonecos Popular do Nordeste -Mamulengo, Babau, João Redondo e Cassimiro Coco tem como objetivo reconhecer e valorizar a tradição cultural do bem cultural Registrado por meio da premiação de bonequeiros/as, com idade igual ou superior a 55 (cinqüenta e cinco) anos e também de bonequeiros/as falecidos/as cuja trajetória de vida tenha contribuído de maneira fundamental para a transmissão e continuidade do Patrimônio Cultural do Brasil Teatro de Bonecos Popular do Nordeste - Mamulengo, Babau, João Redondo e Cassimiro Coco.

Esta semana, o Diretor do Departamento do Patrimônio Imaterial tornou público o resultado preliminar dessa seleção que conta com oito candidatos de nosso Estado representando o babau tradicional da Paraíba. Confiram a lista:



Fonte: Portal Iphan




segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Em Pirpirituba sentimos o prenúncio de um grand finale para o projeto Auto de Babau

A penúltima apresentação do projeto Auto de Babau no município de Pirpirituba sábado passado (14/11) foi incrível. Recebemos boas vibrações do público e uma ótima acolhida dos apoiadores culturais locais que só renovaram nossas energias para o encerramento do projeto em breve.
A cidade que foi palco da passagem de outras apresentações e projetos da Cia Boca de Cena nos proporcionou bons reencontros com artistas, familiares e brincantes da região, muitos desses, personagens do documentário 'Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade'.
Equipe trabalhando na montagem da empanada
Logo cedo, ainda durante o processo de montagem da estrutura pro espetáculo à noite, recebemos a ilustre visita do grande mestre Luiz do Babau que, agora, reside na cidade. Desde aí a conversa e troca de experiências entre os pesquisadores da Cia, o gestor público local e o brincante fluíram e foi bastante proveitoso para a perpetuação de ações e incentivo à prática do teatro de bonecos popular no município.
Caía a tarde e o chamado para a noite de teatro na rua despertou o povo. Aos poucos as cadeiras dispostas em praça pública foram tomadas; primeiro por uma criançada gigante, depois se achegaram jovens, adultos e idosos para conferir de perto a apresentação. Logo após o início de tudo, mal conseguíamos controlar a chegada de gente, o espaço em frente à empanada praticamente sumiu para formar uma platéia enorme e atenta às passagens do Auto de Babau.
Um público que com o passar da encenação só aumentava
Pura satisfação e encantamento que encerrou com grande celebração ao lado de amigos, parentes, aderentes e artistas que apoiam e lutam para a preservação deste bem cultural. Ao apoio da Prefeitura Municipal de Pirpirituba, aos integrantes da família Barbosa, a Antônio Meireles (artesão e palhaço), Rita de Cássia (professora, poetisa...), seu Luiz do Babau (mestre bonequeiro), Eduardo Severo (gestor público e articulador cultural) e ao nosso público, um carinhoso muito obrigado. Foi tudo lindo!
'Esquenta' antes da apresentação com Eduardo, Antônio e Luiz
Com o patrocínio da FUNARTE / MINC, seguiremos rumo ao desfecho desta história que ocorrerá no próximo sábado (21/11/2015) na cidade de Bananeiras, onde esperamos vivenciar um encerramento à altura do que foi a passagem do projeto Auto de Babau por Lagoa de Dentro, Bayeux, Itabaiana, Borborema e Pirpirituba com um grande 'VIVA!' à cultura popular paraibana através do teatro de bonecos - BABAU.
Até lá minha gente!
Início da noite de espetáculo
Com Antônio, Rita e alunos do grupo de teatro

O diretor da Cia com parte da família


segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Uma alumiação surgiu nos percursos do Auto de Babau... Borborema!

Pouco mais da metade de municípios percorridos pelo projeto Auto de Babau e, depois de um apagão de mais ou menos uma hora, nervosismo e ansiedade da equipe de produção, eis que surgiu a luz e junto com ela um público maravilhoso que abrilhantou a grande noite do último sábado (07/11) em Borborema/PB.
A rua em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo em pouco tempo de nosso chamado lotou de jovens, adultos, idosos e crianças com energia de sobra para brincar o babau a noite toda. Benedito, João Redondo, Rosinha, Maria Cafumbú, Mateus e, principalmente, o Cabo 70 agitaram a noite da cidade que interagiu, se alegrou, aplaudiu e incentivou como poucas a perpetuação do teatro de bonecos popular da Paraíba.

Foi interessantíssimo notar o primeiro contato de crianças com nossa arte, o encantamento dos jovens, adultos voltando a ser crianças e idosos relembrando sua juventude nas áreas rurais da região da Borborema quando assistiam os antigos mestres brincantes apresentarem seu babau.
Com tamanha boa receptividade, não poderia acabar só por aí né gente?
Pois então, na manhã seguinte (08/11) acordamos cedinho para realizar a continuação do trabalho incrível proposto pela circulação do Auto de Babau: a roda de conversa!


O espaço do Centro de Referência do município (CRAS) recebeu de portas abertas para um bate papo educativo com a equipe Boca de Cena crianças, jovens, adultos e idosos que tiveram a oportunidade de aprender técnicas e práticas da brincadeira do babau na Paraíba e fora dela, além de percussão independente e assistir ao documentário Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade.
Foi beleza pura descobrir crianças que já trabalham o teatro e aprendem a confeccionar bonecos, como também colher depoimentos de adultos sobre o trabalho de pesquisa da Cia Boca de Cena, além de conhecer, aprender mais sobre a cultura e artesanato locais e sermos mimados através do professor Renilson e dos artesãos Neide Targino e Aldenildo Teodósio que trabalham com a fibra da banana.





Simplesmente ótimos os resultados de nossa passagem pelo município, de onde contamos com o apoio cultural da Prefeitura Municipal de Borborema e de articuladores locais aos quais dedicamos nossos sinceros agradecimentos: Edson da Costa, Laíse e Renilson Targino.
Com o patrocínio da FUNARTE / MINC, por vencermos o Prêmio Artes na Rua 2014, seguiremos a circulação do Auto de Babau pelo brejo paraibano que terá Pirpirituba como palco de nossa próxima apresentação no sábado 14/11. Esperamos você!