Pequena em território e número de habitantes, mas gigante no quantitativo de bens patrimoniais conservados desde séculos passados. Assim se mantem São João do Cariri, com um casario em seu centro histórico de fazer brilhar os olhos e encantar quem visita o município.
Chegamos à cidade e sentimos um clima, ritmo e atmosfera diferentes, percebemos que o passado se fazia muito presente. Mas o melhor foi vislumbrar que esta herança ainda tem muito futuro.
Parece uma pintura o centro histórico da cidade |
Antes mesmo de iniciar o minicurso patrimonial identificamos influência árabe na arquitetura e possibilidades também na culinária, quando do passeio para reconhecimento dos bens locais, fomos presenteados por Heryko Alves com uma preciosidade: o Doce Beira Seca.
Um tesouro gastronômico feito com doce de gergelim e uma massa de trigo bem fininha em formato de pastel, uma delícia!
Na sexta (14/09) levamos os doces para servir de exemplo vivo da riqueza cultural local aos jovens e adultos participantes do minicurso patrimonial. E foi só sucesso. Após a aula alguns alunos nos levaram a conhecer outra riqueza - pela ponte sobre o Rio Taperoá chegamos ao cruzeiro local de onde avistamos o belo pôr do sol do cariri paraibano.
Um tesouro gastronômico feito com doce de gergelim e uma massa de trigo bem fininha em formato de pastel, uma delícia!
Provando o doce beira seca |
No sábado (15/09) saímos para pesquisa de campo e visitamos um museu de antiguidades que funciona no antigo prédio do mercado público, depois fomos à área do Geoparque Cariri Paraibano para visualizar a Muralha do Fim do Mundo, formação rochosa natural que percorre a região até o Rio Grande do Norte.
Por fim, nosso guia cultural e multi artista - Francisco Almeida (Chicão), nos apresentou seu trabalho em cordéis, esculturas, fotografias e projeto de instalação de espaço cultural. Muita beleza e talento reunidos em seu ateliê.
Às margens do Rio Taperoá |
A tarde caiu e iniciamos a montagem para o espetáculo. O público se aproxima de noite e damos início ao 'Tem Boi no Algodão'. Foi pura magia e diversão. A população interagiu bastante e ao final foi muito gratificante ouvir: "hoje eu ri tanto que valeu por cinco meses de alegria"!
A Caravana Patrimônio Nosso tem ações culturais desenvolvidas pela Cia Boca de Cena em parceria com o IPHAEP e contou com apoio cultural da Prefeitura Municipal de São João do Cariri.
Espetáculo pra aquecer a noite do cariri com muita alegria |