Primeiro, nossos cumprimentos a você que nos acompanha com votos de que esteja bem mesmo em meio às limitações em que todos nos encontramos nessa pandemia!
Comunicamos que, mesmo em período de calamidade pública, temos a satisfação de participar de mais um projeto cultural com finalidade de divulgar o Babau. Portanto deixamos aqui nosso convite para que, remotamente, acompanhem o Podcast: É cultura popular, é patrimônio, é Babau!
O podcast contará com quatro episódios disponíveis a partir desta quarta-feira até o próximo sábado (de 17 a 20/02) liberados para acesso sempre ao meio-dia, nas plataformas de streaming Anchor e Spotify. Acompanhe nossas redes sociais que, diariamente, divulgaremos os links para acesso aos conteúdos.
O primeiro episódio abordará parte da história do teatro de bonecos popular e elementos diretamente vinculados ao universo do Babau da Paraíba. No segundo episódio haverá entrevista com a atriz e pesquisadora Amanda Viana sobre características socieconômicas que permeiam os fazedores dessa arte, pesquisas e projetos em prol da manutenção deste patrimônio e reflexão sobre o feminino no Babau.
O terceiro episódio, com participação do bonequeiro Artur Leonardo, trará histórias e curiosidades sobre o Babau e seus mestres, além de técnicas e montagens de espetáculos que vão do tradicional ao contemporâneo. Por fim, o quarto e último episódio trará um misto de bate-papo e informação com participação da arte-educadora Thaisy Santos, numa conversa sobre as possibilidades e desafios de inserir a temática do Babau em sala de aula, além de repassar os conceitos de salvaguarda e educação patrimonial que são de extrema importância para a preservação desta arte que é patrimônio cultural do Brasil.
Portanto, fica aqui nosso convite para que você acompanhe mais essa atividade artístico-cultural transmitida pela internet e de suma importância para que nossas riquezas e patrimônios culturais não sejam esquecidos em meio às dificuldades em que todos nos encontramos por causa da pandemia Covid-19.
Este projeto é uma iniciativa de Alysson Maciel selecionada no Edital de Chamada Pública Nº 005/2020 da Prefeitura Municipal de João Pessoa - PMJP, através da Fundação Cultural de João Pessoa - FUNJOPE, e conta com incentivos do Governo Federal pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.