Colaboradores

quarta-feira, 20 de março de 2019

Encerramento de circulação mais que especial no sítio Canto de Pedra em Lagoa de Dentro


Finalizamos a quarta etapa do projeto Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade na última sexta-feira (15/03/2019) na zona rural do município de Lagoa de Dentro.
Primeiro visitamos o sítio Lagoinha na área de Gravatá para buscar encomenda de bonecos do Mestre Nildo e seu irmão Cravinho, nosso acervo agora está mais robusto! Logo após seguimos para o sítio Canto de Pedra onde aconteceu o evento.
Visita ao sítio de mestre Nildo e irmãos
Ao chegar de frente pra escola Maria das Neves Lisboa, seu vizinho mais ilustre já estava ansioso pra nos receber: logo apareceu o Mestre Manuel Campina para a recepção calorosa de sempre. Pense num senhor espirituoso minha gente, só a risada faz todo mundo sorrir junto com ele.
Foi tratando de nos contar uns causos e logo após nos presenteou com pequena mostra de passagens que fazia na época em que brincava babau pelas redondezas. Botou uns bonecos nas mãos e cutucou a cada um de nós com as falas do seu Benedito, João Redondo e Quitéria.
Mestre Manuel Campina relembrando os velhos tempos
Depois de relembrar sua brincadeira, nos falou um pouco que aprendeu o babau com um profissional chamado Luiz Paulino e circulava por toda a região à pé com os tocadores que acompanhavam musicalmente os espetáculos. “Se não tivesse sentimento, eu parava a brincadeira, porque o povo tem que se emocionar”!
Iniciamos a montagem da estrutura para a grande noite e logo que o céu escureceu, adivinhem quem foi o primeiro a chegar? Lá estava Mestre Manuel na beca, todo arrumado e cheiroso pra receber as pessoas da sua comunidade. Aos poucos chegaram carros, motos, bicicletas, de ônibus e à pé da cidade e zona rural o grande público que lotou a frente da escola.
Estrutura pronta pra grande noite
Muita interação, animação e emoção marcaram o final dessa circulação do projeto. Com apoio cultural da Prefeitura Municipal de Lagoa de Dentro encerramos com louvor mais uma etapa deste lindo projeto. E o saldo? Três municípios visitados, cinco espetáculos e cinco registros de mestres brincantes para a pesquisa desenvolvida pela Cia Boca de Cena.
Gratidão às gestões públicas, parceiros, amigos, mestres e profissionais envolvidos em todo o processo, além do patrocínio essencial à execução desta etapa conquistado através de seleção do Edital 2018 Culturas Populares – edição Selma do Coco, com recursos do extinto Ministério da Cultura através da Secretaria da Diversidade Cultural.
Público maravilhoso na noite de encerramento do projeto
Foi ótimo enquanto durou e esperamos o mais breve estarmos de volta, pois a consciência acusa a necessidade de continuidade e permanência deste trabalho. Até lá!







Nenhum comentário:

Postar um comentário