Colaboradores

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Encantado, Engraçado e Educado, Sim Senhor!

Ser encantado, engraçado e educado!!
É assim a vida da Cia Boca de Cena, tentamos encantar as pessoas, sermos engraçados e educar com nossos bonecos  !!!
Há 17 anos trabalhamos firmemente com pesquisa e fomento da arte bonequeira na Paraíba, já comemos o pão que o diabo pisou, amassou e sem água!!  Já levamos muito não na cara, como por exemplo: sua pesquisa não nos interessa, ou até mesmo, já estamos gastando muito com os eventos, isso não interessa, não existe mas essas coisas por aqui, ninguém gosta mais de babau...
Mas, enfim o teatro de bonecos popular do Paraíba encontra-se presente no processo de registro para ser considerado patrimônio imaterial do Brasil, um processo lento e demorado, mas extremamente necessário. Hoje, mais do que nunca acreditamos que precisamos educar nossas crianças e adolescentes, a questão não é a falta de interesse da juventude, mas a falta de oportunidade em conhecer a sua cultura local. Como valorizar algo que você não conhece?
Em nosso projeto "Benedito e João Redondo pelas Ruas da Cidade", ficou claro a falta de conhecimento das comunidades em relação aos seus artistas locais, muitos nem sabiam da existência de Mestres bonequeiros em suas cidades. Precisamos ser rápidos, os Mestres estão morrendo e a burocracia, a falta de competência de algumas gestões dificultam as verdadeiras ações de sustentabilidade.
Ações como as executadas por Nós e as da Associação Potiguar de Teatro de Bonecos - APOTB (Rio Grande do Norte), vão a frente das ações que poderiam vir oficialmente como salvaguarda. Na Paraíba, dessa vez conseguimos o patrocínio do Governo do Estado para avançarmos com o projeto, diga-se de passagem, pioneiro na Paraíba. Queremos com isso ajudar os Mestres a potencializarem suas brincadeiras, melhorarem sua qualidade de vida e darem continuidade a arte em nosso Estado.
Parabenizamos a companheira Graça Cavalcante por sua luta e a todos que fazem a CIA BOCA DE CENA, pela incansável disciplina e dedicação ao nosso trabalho.

Amanda Viana - Coordenadora Geral da Cia Boca de Cena

Nenhum comentário:

Postar um comentário