Colaboradores

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Em Pedras de Fogo a passagem de Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade foi espetacular

Na tarde do último sábado (23/02) a produção da Cia Boca de Cena chegou ao município de Pedras de Fogo e foi direto ao Parque Ecológico Padre Sílvio Milanez para reconhecimento do espaço e início dos preparativos da primeira apresentação. Os integrantes do grupo especialmente convidado chegou. Empanada montada, cenário e iluminação também.
Montagem do grupo Babaulengo
Lá vieram Pedro Luiz, Joelson Pereira e Ademilton Barros atraindo os frequentadores do parque com uma percussão maravilhosa de seu ganzá, zabumba e rabeca. Era o Babaulengo chamando o povo pra assistir ao espetáculo 'Viver, Sorrir e Brincar'.
Percussão arretada
E o fim de tarde foi maravilhoso. O público presente vibrou com a apresentação e se emocionou, consternado, quando o grupo ofereceu a apresentação ao seu mestre de cultura popular Zé da Rabeca, recém falecido, que os inspirou em folguedos como coco de roda e cavalo marinho. Foi lindo!
Espetáculo ótimo
Domingou (24/02) e, já de manhã, a equipe de produção do projeto na companhia do guia Pedro Luiz, saiu para a pesquisa de campo na busca pelos mestres que formaram esse jovem brincante na arte da brincadeira do babau.
O primeiro a visitarmos em sua bodega foi José Benevides, popular Seu Zé, natural de Vicência em Pernambuco, mas atuante na brincadeira do babau / mamulengo pela região de Itambé e Pedras de Fogo. Inspirou jovens brincantes e construiu bonecos há poucos anos atrás, porém, sob a justificativa da violência e falta de respeito com a arte do brincante popular, está fora de cena, dedicado a vendas e agricultura. Mas sentimos a chama ainda acesa daqueles que já fizeram da cultura popular um modo de vida.
Brincante que é brincante vai até de maracatu
Depois chegamos à casa do adorável Manoel Cassiano que aos 90 anos, lúcido e ativo, nos abriu as portas de sua residência para mostrar seus bonecos. Ele nos confidenciou que viu o primeiro babau e cavalo marinho no sítio da Lapa em Itambé com um brincante chamado Caetano, com quem aprendeu a brincar. Atuou por vinte anos direto e a brincadeira virava a noite até o amanhecer do outro dia. Seu Cassiano ainda é atuante em sua comunidade, também toca, dança ciranda e já tem o neto Alan como ajudante e herdeiro de toda essa riqueza popular.
O jovem e também brincante Pedro nos falou que ele saía na rua e começava a gritar: "Cadê o povo dessa rua êin?! Larga a novela e vem vê o babau e a ciranda!". Em pouco tempo a rua se enchia para assistir a brincadeira.
Maravilha encontrar Seu Caetano
E pensam que acabou? Que nada! Fomos em direção à feira de rua da cidade e lá num barzinho estava o dono do negócio e também babauzeiro - José Maria, popularmente conhecido como Bodete. Natural de Itambé, já admirava e aprendeu a brincar com Diraldo na zona rural da região. Seus bonecos não estavam com ele, não pudemos conhecer, mas uma fala sua nos chamou atenção: "Hoje a droga e a violência tomou conta do país porque os políticos deixaram de olhar pra cultura".
Com falas e depoimentos como estes, sentimos muito que a cultura popular venha perdendo cada vez mais espaço entre as comunidades, seja por falta de incentivo das gestões ou problemas socioeconômicos.
Encontro com Seu Bodete
O saldo da pesquisa foi mais que positivo e retornamos ao Parque Ecológico (área verde) para o coroamento da passagem do projeto pela cidade com a apresentação da Cia Boca de Cena. O salão se encheu e o clima ferveu de emoção, diversão e alegria com o espetáculo Colcha de Retalhos.
Agradecemos ao apoio cultural da Prefeitura Municipal de Pedras de Fogo, aos apoiadores locais e ao público show pela acolhida.
Agradecimentos finais ao público
Com patrocínio do extinto Ministério da Cultura através da Secretaria da Diversidade Cultural, este projeto, que foi selecionado no Edital 2018 Culturas Populares - edição Selma do Coco, continua! Isso mesmo, ainda temos mais um município para visitar. Faremos intervalo quase que obrigatório para o carnaval e, logo após as festividades, retomaremos os trabalhos. Aguardem!


Bonecos do brincante Seu Zé

Parque Ecológico - área de lazer agradável


Equipe Boca de Cena e brincantes locais
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário