Colaboradores

quarta-feira, 11 de março de 2020

Circulação de brincadeiras chega em Sapé pelo projeto Salvaguarda do Babau da Paraíba

Após três dias incríveis de muita brincadeira e cultura nas zonas rurais e urbana de Pedras de Fogo e Lagoa de Dentro, o projeto Salvaguarda do Babau da Paraíba segue com mais um final de semana repleto de atrações, agora, na zona rural da cidade de Sapé.
Na sexta-feira (06/03) realizamos duas apresentações na Comunidade do Una II, zona rural de Pedras de Fogo. No final da tarde, o brincante Pedro Luis com o grupo Babaulengo apresentou o espetáculo 'Viver, Brincar e Sorrir' e, logo em seguida, a Cia Boca de Cena trouxe o 'Tem Boi no Algodão' pro palco e a comunidade gargalhou até o anoitecer.
Apresentação do grupo Babaulengo de Pedras de Fogo
Sem tempo a perder, no sábado (07/03) chegamos à Vila Gravatá, zona rural de Lagoa de Dentro, e preparamos tudo para a apresentação do Mestre Nildo, bonequeiro local, acompanhado na percussão por seus irmãos Cravinho e Dão. A Cia Boca de Cena, logo após o babau comer no centro por lá, deu uma prévia do que estaria por vir no dia posterior apresentando trechos do espetáculo em agradecimento à sempre boa receptividade da comunidade para conosco.
Babau do Mestre Nildo e seus irmãos na Vila Gravatá
No domingo (08/03), a área urbana da cidade se agitou no fim de tarde quando ocupamos o calçadão da Lagoa Francisco Soares e foi maravilhoso falar da riqueza da tradição do babau por lá e apresentar o teatro de bonecos contemporâneo pra população.
Cia Boca de Cena no calçadão da Lagoa
Agora seguiremos rumo à Comunidade Inhauá, zona rural de Sapé, que receberá no próximo final de semana três grandes apresentações. É isso mesmo minha gente, vai ser babau com força!
No sábado (14/03), teremos os espetáculos do Mestre Reis do Babau e também do Mestre Toba com seus bonecos ventríloquos. No domingo (15/03) será a vez da Cia Boca de Cena apresentar o espetáculo 'Tem Boi no Algodão' por lá.
Mestre Toba com seu ventríloquo e Mestre Reis do Babau dando risada
Todas apresentações acontecerão sempre a partir das 19:00 horas na Praça do Carrasco localizada na comunidade rural de forma gratuita.

Este projeto é uma realização do IPHAN, através da Superintendência na Paraíba, com produção executiva da Cia Boca de Cena e para as próximas ações conta com apoio cultural da Prefeitura Municipal de Sapé.
Vamos nessa enaltecer nosso patrimônio cultural através do que há de melhor no teatro de bonecos popular da Paraíba minha gente!

Cia Boca de Cena com Secretária de Educação Liliane, Mestre Nildo e irmãos

Apresentação da Cia no calçadão da Lagoa Francisco Soares

Tem Boi no Algodão pra Comunidade do Una II

Final da brincadeira do Mestre Nildo na Vila Gravatá
Cia Boca de Cena, Babaulengo e Secretário de Cultura Alisson

Nenhum comentário:

Postar um comentário