Colaboradores

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

A 4ª etapa das andanças de Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade vai começar!


O trabalho de circulação de espetáculos de teatro de bonecos popular (tradicional e contemporâneo) junto com mapeamento cultural e pesquisa de campo não podem parar. É por isso que o ‘Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade’ está de volta, mesmo após mais de 20 municípios percorridos em três edições anteriores.

As ações de documentação e fomento à manutenção do teatro de bonecos popular da Paraíba necessitam de aplicabilidade constante em prol de um dia, quem sabe, promover sua sustentabilidade – objetivo final de tudo aquilo que é reconhecido como patrimônio cultural do Brasil.
Noticiamos que a brincadeira do babau tomará as ruas de mais três municípios a partir deste mês através da quarta etapa do projeto que foi selecionado no Edital 2018 Culturas Populares – Edição Selma do Coco, e passará por Sobrado, Pedras de Fogo e Lagoa de Dentro.
A partir do próximo sábado (16/02) daremos continuidade à pesquisa de campo, diálogo com as gestões públicas de cultura e educação, a circulação de espetáculos e o registro e documentação de bonequeiros que ainda não constavam na amostra de nossa pesquisa.
Programem-se!
 E a primeira cidade onde passaremos será Sobrado, que receberá em frente à igreja matriz de São João Batista, às 20:00h, dose dupla de bons espetáculos. Em caso de chuva, as apresentações ocorrerão no Ginásio Joaquim Braz.
Primeiro teremos a participação especial do Mestre Clébio, da cidade de Guarabira, que trará seus bonecos ventríloquos para apreciação do público. Depois será a vez da Cia Boca de Cena apresentar o ‘Tem Boi no Algodão’ promovendo a oportunidade da comunidade local conhecer e reconhecer variadas faces do teatro de bonecos popular paraibano.
Mestre Clébio e seus bonecos ventríloquos
 As ações contam com apoio cultural da Prefeitura Municipal de Sobrado e patrocínio do extinto Ministério da Cultura, através da Secretaria da Diversidade Cultural. Aguardem o resultado do mapeamento cultural realizado nesta localidade em breve, pois mais que simples atividades, tratam-se de ações de salvaguarda em prol do babau.
Simbooooooooooooooooooora meu povo!
Benedito e João Redondo na fazenda
Interação com o público durante espetáculo

Nenhum comentário:

Postar um comentário