Colaboradores

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Benedito e João Redondo encerrarão mais um ciclo no próximo final de semana no Agreste

A circulação da terceira etapa do projeto Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade está prestes a completar seu ciclo. No próximo final de semana aportaremos na última cidade contemplada que localiza-se no Agreste paraibano, região de serra bastante influenciada pelo Pe José Antônio Maria Ibiapina, cujo nome recebeu devido a grande quantidade de aves que existiam antigamente na área do município.
Falamos de Arara pessoal, localizada a 155 quilômetros de João Pessoa e irá receber um final de semana de pura celebração de cultura popular.
Mestre Vavau em gravação de documentário do projeto
Primeiro, o convidado mestre Vaval da capital paraibana - único herdeiro cultural do saudoso mestre Joaquim Guedes e representante nato do babau da Paraíba, se apresentará no sábado (12/11). Já o domingo (13/11), segundo dia de eventos, será marcado pelo reconhecido espetáculo Colcha de Retalhos da Cia Boca de Cena, que ainda se encontra em clima de comemorações de seus vinte anos de existência, apresentando mais um dos seus destaques em dramaturgia infanto-juvenil para teatro de bonecos.
Coelho Banzé apresentando o 'Colcha de Retalhos'
Os eventos ocorrerão na Rua Padre Ibiapina - espaço onde acontece a festa da padroeira do município, sempre às 20:00 horas. E como não poderia deixar de ser, o trabalho de mapeamento cultural proposto pelo projeto continua, onde iremos identificar junto aos fazedores e incentivadores da preservação da memória cultural do município, as interfaces do teatro de bonecos popular do nordeste com outras linguagens lá existentes.
Foram meses de trabalho de incentivo à cultura que será coroado em breve com o fechamento demais um ciclo de pesquisa, mapeamento e difusão da arte bonequeira pelos quatro cantos do estado.
Criança em frente à tenda do mestre Vaval
Com apoio cultural da Prefeitura Municipal de Arara e patrocínio do FIC (Fundo de Incentivo à Cultura) do Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Cultura, anunciamos o encerramento da terceira etapa do projeto Bendito e João Redondo pelas ruas da cidade e convidamos toda a comunidade para participar desta celebração cultural no próximo final de semana.
Até lá!

Boneco Benedito da coleção do mestre Vaval
Anita e Seu João do acervo da Cia Boca de Cena




Herdeiro nato do mestre Joaquim Guedes


Boneco João Redondo do mestre Vaval

Nenhum comentário:

Postar um comentário