Colaboradores

sexta-feira, 11 de junho de 2021

O Catálogo do Babau da Paraíba

 


É com grande satisfação e empenho que trazemos ao público o nosso 'Catálogo do Babau da Paraíba', um trabalho intenso e de muita pesquisa sobre a brincadeira do babau e seus fazedores, com a participação dos bonequeiros e bonequeira que participaram em algum momento dos projetos desenvolvidos pela Cia Boca de Cena no estado da Paraíba.
Uma pesquisa ainda inacabada, pois sentimos que a cada ida a campo encontramos mais elementos dessa tradição e que a medida do possível serão inseridas em trabalhos futuros.
O Catálogo é uma iniciativa da Cia em cooperação com os brincantes, escrito pela pesquisadora Amanda Viana e ilustrado pelo designer gráfico Anderson Santana, com prefácio do poeta e amigo Lau Siqueira.
Depois de mais de 10 anos de pesquisa e persistência o tão sonhado apoio para impressão do material aconteceu, através da Editora A União. 
O Catálogo tem como objetivo central dar visibilidade ao trabalho dos artistas bonequeiros e também proporcionar a pesquisadores e estudantes uma base de dados que lhe sirva de apoio pedagógico e incentivo para novas ações sobre o tema.

                                  

No momento está acontecendo a entrega do material aos bonequeiros participantes.

Mestre Clóvis - Guarabira

Mestre Clébio - Guarabira

Geraldo do Babau - Solânea

Hélio - Mari

Mestre Miro - Mari

A nossa meta é que após o período pandêmico, as principais bibliotecas de nosso estado e também das cidades detentoras de bonequeiros recebam seus exemplares para assim terem em seus acervos um pouco da história de seus artistas.
Desde já agradecemos a todas as pessoas que direta ou indiretamente nos apoiaram nesta jornada, familiares, amigos, gestores culturais, artistas e claro aos fazedores de sonhos que compõem essa história.
Aguardem o lançamento e maiores informações.

Cia Boca de Cena 

Nenhum comentário:

Postar um comentário