Colaboradores

terça-feira, 4 de junho de 2013

Cia Boca de Cena e Urso Amigo Batucada







É isso aí, a Cia Boca de Cena e a gurizada do Urso Amigo Batucada trocam experiências e ajudam a Cia na pesquisa para a montagem do seu próximo espetáculo.
O "Ala Ursa" ou "Urso" é uma manifestação popular tipicamente nordestina, que na Paraíba acontece no período carnavalesco. Segundo pesquisadores duas hipóteses explicam o surgimento da brincadeira, a primeira " relacionada as manifestações populares espanholas onde em séculos passados artistas circenses saim as ruas com animais (vivos), amarrados por uma corda, pedindo dinheiro e divulgando a estada do circo na localidade, o dinheiro arrecadado seria para pagar o domador do animal"; a segunda " relacionada aos ciganos europeus, que andavam com animais amarrados, dançando e pedindo dinheiro como forma de angariar fundos para sua manutenção".
Enfim na Paraíba, principalmente na capital atualmente existe até concurso de ala ursas no carnaval. Onde os grupos geralmente formados por crianças e adolescentes de comunidades, trabalham o ano inteiro sua batucada, seus figurinos e suas apresentações para apresentarem no concurso.
A Cia Boca de Cena está focada em acompanhar todo esse processo, tendo como parceiros as crianças e jovens do grupo "Urso Amigo Batucada" que tem como educador e líder o grande profissional "Dal Zapata".
Agradecemos a todos os meninos e meninas deste lindo grupo, pela recepção que tivemos e o nosso trabalho está apenas começando.
Abs
Cia Boca de Cena

Nenhum comentário:

Postar um comentário