Colaboradores

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Luís do Babau o Mestre da Lã de Açúcar

Luís Marinho ou Luís do Babau como era mais conhecido ( na cidade de Guarabira) era um homem muito simples e aprendeu o ofício de bonequeiro ainda criança com seu Tio Belino. 

Várias gerações conheceram o grande mestre e uma criança em especial seguiu a risca os ensinamentos passados, o diretor da Cia Boca de Cena, Artur Leonardo.
Segundo Artur, quando criança ele ficava encantado ao ver seu Luís com seu carrinho de fazer algodão doce (lã de açúcar), pois ele, além de fazer a lã de açúcar na hora ainda trazia consigo um boneco animado, que era manipulado com os pés, "o mestre ao esticar os cordões que eram presos as suas pernas conseguia a proeza de fazer o boneco dançar e pular".
Quando adolescente Artur em combinação com outro bonequeiro, Mestre Clóvis, decidiram ajudar seu Luís em uma brincadeira (apresentação). Mas ao chegar no local, Clóvis foi embora e deixou Artur como ajudante dentro da empanda do mestre. Em um dado momento, seu Luís pediu ao ajudante que colocasse um boneco em cena para que ele pudesse fazer a troca de personagens nas mãos. 



Artur que nunca tinha manipulado um boneco seguiu a ordem do velho bonequeiro e partir desse dia em diante nunca mais deixou de fazer teatro de bonecos.
Hoje dia 17 de outubro de 2017, seu Luís partiu e foi brincar babau no céu junto aos seus companheiros de jornada, Inaldo, Maestro e tantos outros.
Para a Cia Boca de Cena o mestre deixou muitos ensinamentos, entre eles, o da simplicidade. Aprendemos que para fazer ri um ser humano não é necessário muita coisa, basta ser generoso e criativo.
Saudamos o Mestre Luís!
Viva, viva, viva!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário