Colaboradores

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Neste início de primavera, Benedito e João Redondo vão conhecer mais uma flor do Cariri chamada Taperoá

Considerada uma cidade de pequeno porte, localizada na parte central do Estado da Paraíba, com clima e vegetação típicos do semiárido paraibano, tornou-se uma pequena notável pela grandeza de seus expoentes artístico culturais.

Suas terras, nos primórdios povoadas por fazendeiros, padres e portugueses, também foi palco de confrontos com cangaceiros e índios. Seu nome: Taperoá, dentre vários significados, quer dizer morador de taperas ou ruínas.

Desta história marcante se levantaram habitantes contadores e cantadores de histórias fabulosos. Hoje, as terras da cidade de Taperoá preservam atrativos históricos, naturais, culturais e religiosos que se tornaram referência para a literatura, música e produção cinematográfica nacionais.
Casario Antigo de Taperoá - foto de Egberto Araújo

Por tudo isso e em busca de descobrir algo a mais, o projeto ‘Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade’ aportará no município no próximo fim de semana, de onde saberemos aproveitar bem todo esse potencial para o documentário do projeto que está em produção, além de pesquisar e mapear possíveis manifestações de cultura popular ligadas ao teatro de bonecos da Paraíba.

No sábado (28/09/2013), a brincadeira do babau tradicional vai rolar solta com nosso mestre convidado Clóvis, proveniente da cidade de Guarabira, para alegrar toda a população de Taperoá. No domingo (29/09/2013) a Cia Boca de Cena apresentará seu espetáculo ‘Colcha de Retalhos’ com o que há de melhor e mais moderno no teatro de bonecos contemporâneo, sempre a partir das 19:00 horas na Praça da Cultura do município.
Mestre Clóvis de Guarabira - nosso convidado

Com realização da Cia de Teatro de Bonecos Boca de Cena de João Pessoa, patrocínio do Governo do Estado da Paraíba através da Secretaria de Estado da Cultura, além do apoio cultural da Prefeitura Municipal de Taperoá, Benedito e João Redondo circularão de um canto a outro da cidade de Taperoá a fim de descobrir de perto as maravilhas citadas pelos escritores Dorgival Terceiro Neto e Ariano Suassuna, do músico Vital Farias e dos cenários naturais das grandes produções O Auto da Compadecida e A Pedra do Reino.
Capa do disco de vinil do Vital Farias da década de 80

Às vésperas de comemorar mais um ano de emancipação política (dia 06 de outubro), convidamos a todos para celebrar antecipadamente junto conosco esta data tão significativa para o povo taperoense com espetáculos de uma das maiores manifestações de cultura popular característica do povo paraibano que é o teatro de bonecos.


Tá esperando o quê? Vamos lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário