Colaboradores

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Guarabira sediará o encerramento da segunda etapa do projeto 'Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade'

Desde setembro já visitamos nove municípios, percorremos mais de 3.350 quilômetros do litoral ao sertão paraibanos e registramos pelo menos 40 manifestações culturais características de Monteiro, Taperoá, Cajazeiras, Cruz do Espírito Santo, Juazeirinho, Solânea, Pirpirituba, Itabaiana, Alagoa Grande e, para encerrar mais este ciclo de ótimos resultados e experiências, Guarabira será a cidade de número dez!
E que sugestivo não?
Localizada na Mesorregião do Agreste, iremos para a maior cidade do interior paraibano cujo nome, de origem tupi, significa 'morada das garças' e onde temos o maior número de brincantes de babau atuantes.
Podem esperar surpresas, além de participações e convidados especiais que irão abrilhantar ainda mais os eventos que ocorrerão na Praça da Juventude, sempre a partir das 19h.
Mestre Luiz do Babau da cidade de Belém/PB
No sábado (07/12) haverá a apresentação tradicional com o Mestre Luiz do Babau - natural da cidade de Belém/PB, uma figura singular que vive no município de Guarabira  há mais de 40 anos e já incentivou vários outros bonequeiros com sua arte.
Através do projeto chamaremos atenção para a importância de seu Luiz do Babau na identidade cultural da cidade como também para a formação de outros brincantes, haja vista que, atualmente, o Mestre precisa de ajuda e caridade de outros para manter sua família.
No domingo (08/12) será a vez do teatro de bonecos popular contemporâneo da Cia Boca de Cena com o espetáculo 'Colcha de Retalhos'.
Um projeto grandioso finalizará mais uma etapa de sucessos. No meio do percurso registramos algumas perdas inestimáveis, como a morte dos grandes Mestres: Inaldo - de São José dos Ramos e Marísio - de Bananeiras. Mas a vida é assim mesmo, balançamos, caímos, mas levantamos e tornamos a brincar em prol da difusão da alegria através dos nossos bonecos.
Sintam-se todos convidados a celebrar conosco o desfecho desta ação cujo objetivo é trazer de volta às ruas das cidades o babau: arte secular viva e ainda pulsante que sempre esteve presente em nossas vidas.
Com o patrocínio do Governo do Estado da Paraíba através da Secretaria de Estado da Cultura e apoio cultural da Prefeitura Municipal de Guarabira, encerraremos mais uma etapa deste grandioso projeto e contamos com sua presença.
A tenda e o boneco João Redondo de Mestre Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário