Colaboradores

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Muita celebração do teatro de bonecos popular com Benedito e João Redondo em Guarabira

O último final de semana foi marcante para nós da Cia Boca de Cena e os brincantes populares pela última edição da segunda etapa do projeto Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade - de um canto a outro.
Por um lado, já era de se esperar que o sábado nos reservasse uma noite especial porque Guarabira é hoje a cidade da Paraíba com o maior número de bonequeiros atuantes, são eles: Luiz do Babau, Mestre Clóvis e Mestre Clébio. Mesmo assim nos surpreendemos e saímos encantados com o show brilhante que prepararam para nós e toda a platéia na primeira noite de celebração.
Os mestres bonequeiros de Guarabira
A grande estrela da noite era o Mestre Luiz, mas antes de sua apresentação, Mestre Clébio animou o público com seus bonecos ventríloquos e logo após o Mestre Clóvis colocou todo mundo pra dançar com a boneca gigante Raimunda que conquistou a todos os presentes e nem mesmo o Mestre Luiz se segurou e dançou um forró arretado com ela. A platéia vibrou e aplaudiu muito!
E todos que esperavam alguma coisa do sábado à noite receberam surpresas agradáveis por demais. Logo após o 'festival de dança bonequeira' veio a brincadeira em ritmo acelerado e divertidíssimo promovida pelos Mestres Luiz e Clóvis que, juntos e em colaboração, fizeram o público gargalhar até dar uma 'dor desviada' de tanta alegria.
Mestre Luiz do Babau dançando com a boneca Raimunda
No fim da noite do sábado (07/12) fizemos as devidas homenagens aos mestres, comemoramos juntos esse momento singular, fizemos a troca de presentes do 'amigo doce' entre a equipe Boca de Cena.
Na manhã do domingo iniciamos os trabalhos de registro audiovisual para o documentário do projeto com participação dos artesãos Luís Firmino Leopoldino (produz peças de argila em sua oficina) e seu Manoel Batista Ferreira (fabrica artesanalmente as 'redes do bebé').
Luís Firmino - da coleta do barro à confecção de peças em argila
Gravamos também as experiências da rezadeira Daura Gonçalo (81 anos) e o talento do artista visual, compositor e violonista Elias dos Santos que já foi professor de muitos em Guarabira, inclusive do nosso Diretor Artur Leonardo.
À tarde parte da equipe fez as captações externas de pontos turísticos da cidade como o Museu de Arte Sacra, Igreja Matriz e Memorial Frei Damião no alto da colina com uma vista belíssima de toda a cidade.
Memorial de Frei Damião
Na última noite de espetáculos com a Cia Boca de Cena a Praça da Juventude encheu de espectadores, dentre eles familiares, amigos e parceiros da cultura marcaram presença. E foi mais uma noite linda onde a interação com a garotada foi intensa.
Após o espetáculo Colcha de Retalhos, ainda registramos os depoimentos dos gestores públicos locais Zenóbio Toscano (Prefeito do Município) e José André Francisco Filho (Secretário de Cultura Municipal).
Para nossa surpresa, surgiu José de Arimatéa - conhecido por Ary Smart que nos relatou trabalhar com arte através de oficinas de produção de bonecos confeccionados com garrafas pet, papel machê e uma tenda em MDF onde seus alunos podem encenar a brincadeira com os bonecos produzidos. Mais uma esperança de manutenção do teatro de bonecos popular na cidade de Guarabira.
Ary Smart contando sua experiência com os bonecos
E assim, lindamente, encerramos mais uma etapa deste projeto que já alcançou os quatro cantos do Estado e nos 18 municípios visitados fez a diferença e sacudiu a cultura popular de cada localidade. O nosso viva ao teatro de bonecos popular da Paraíba!
Nossa gratidão a todos que direta e indiretamente colaboraram para o sucesso do projeto Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade e em especial nesta etapa, ao Governo do Estado da Paraíba através da Secretaria de Estado da Cultura pelo patrocínio e às prefeituras dos municípios contemplados pelo apoio cultural para mais essa grande realização da Cia Boca de Cena.
Amanda e Artur com dona Daura
Peças do Museu de Arte Sacra
Elias dos Santos no violão
Entrevista com André Francisco
Equipe do projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário