Colaboradores

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Espetáculo "Iê Malungo", sob a ótica pedagógica de um professor de história

Foi com muito prazer que a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Antônio Gomes, Conjunto Mario Andreazza – Bayeux, recebeu como parte da programação da semana cultural da escola o espetáculo Iê Malungo, da companhia de Teatro de Bonecos Boca de Cena. Espetáculo muito rico em elementos da cultura popular, principalmente nordestina. 
Do ponto de vista histórico, foi muito interessante a questão da história oral, ou seja, o diálogo presente entre o Mestre e a criança, que literalmente viaja na narrativa das danças populares, tais como: Capoeira, Coco, Ciranda, ala ursa, confecção de instrumentos, entre outras culturas presentes no cotidiano que se não forem repassadas aos mais novos correm um sério risco de paulatinamente serem esquecidas. 
Reconhecer e valorizar a cultura Popular é um dever da sociedade, e dentro da encenação isso fica bem definido, principalmente com a preocupação do Mestre em passar seus conhecimentos aos mais jovens, dessa forma vejo que é de extrema necessidade o respeito e a valorização da cultura popular. 
Com uma plateia de aproximadamente 300 alunos o espetáculo foi muito bem recebido, os alunos interagiram o tempo todo demonstrando curiosidade com a manipulação dos bonecos. Outro detalhe importante é como os artistas e os bonecos ficam em cena, pois como os artistas são visualizados com os bonecos sem necessariamente a preocupação de esconder a manipulação dos mesmos os alunos perceberam como o trabalho é realizado.
Assim podemos afirmar que a proposta pedagógica do espetáculo, favorece a construção de um aprendizado aos jovens envolvidos nesse processo ensino-aprendizagem, e foi com esse objetivo que a escola fez o convite ao grupo Boca de Cena, pois acreditamos que a escola tem que fazer a sua parte, embora não se possa esperar que ela cumpra sozinha uma missão que é de toda sociedade.


Vandeilton Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário