A convite da Usina Miriri - Alimentos e Bioenergia, a Cia Boca de Cena realizou nos dias 25 e 26 de Julho de 2015, uma acolhida aos profissionais que irão trabalhar no corte da cana-de-açúcar (safra 2015/2016) na Usina.
Chegada da Cia Boca de Cena a Usina |
O objetivo do trabalho foi recepcionar e capacitar os cortadores de cana sobre a responsabilidade de todos para o bem estar coletivo dentro e fora da empresa.
Questões de legislação, preconceito racial, crimes ambientais, crimes contra o patrimônio, compromisso social, responsabilidades trabalhistas, educação, saúde e penalidades foram abordadas através da apresentação de um espetáculo de teatro de bonecos montado especificamente para tal fim.
Com o trabalho intitulado "As aventuras de Benedito na Usina do Capitão João Redondo", as pessoas ali presentes vivenciaram situações reais de alguns conflitos existentes no campo e fora dele, como por exemplo, as queimadas ilegais, os danos as torres de transmissão de energia, a poluição ao meio ambiente, as mortes de animais, as doenças, etc.
Fogo no Canavial |
Os bonecos em suas ações mostraram de forma lúdica o que acontece com as pessoas que realizam os atos infracionais e quais as penas previstas em Lei.
João Redondo |
João Redondo Benedito |
Para nós da Cia Boca de Cena foi intenso e gratificante, pois acreditamos na essência da cultura popular como facilitador de aprendizagem e ouvir opiniões que refletem na prática a potencialidade de nossas pesquisas, sobretudo, com o teatro de bonecos. É afirmar que o Babau continua vivo na memória das pessoas e que a arte popular ainda tem seu espaço na sociedade atual. Basta termos oportunidades que conseguimos viver além do imaginável.
Cia Boca de Cena e os profissionais responsáveis pelo corte da cana - de - açúcar |
"tudo foi bom, eu só via isso quando era pequeno, que lá no Sítio tinha muito boneco babau como esse e Benedito era uma peste mermo, igualzi o que eu via... 'risos' é bom demais!".
Amanda Viana - Cia Boca de Cena
Nenhum comentário:
Postar um comentário