Colaboradores

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Teatro Empresa - Cia Boca de Cena na Usina Miriri

A convite da Usina Miriri - Alimentos e Bioenergia, a Cia Boca de Cena realizou nos dias 25 e 26 de Julho de 2015, uma acolhida aos profissionais que irão trabalhar no corte da cana-de-açúcar (safra 2015/2016) na Usina.
Chegada da Cia Boca de Cena a Usina
O objetivo do trabalho foi recepcionar e capacitar os cortadores de cana sobre a responsabilidade de todos para o bem estar coletivo dentro e fora da empresa. 
Questões de legislação, preconceito racial, crimes ambientais, crimes contra o patrimônio, compromisso social, responsabilidades trabalhistas, educação, saúde e penalidades foram abordadas através da apresentação de um espetáculo de teatro de bonecos montado especificamente para tal fim.
Com o trabalho intitulado "As aventuras de Benedito na Usina do Capitão João Redondo", as pessoas ali presentes vivenciaram situações reais de alguns conflitos existentes no campo e fora dele, como por exemplo, as queimadas ilegais, os danos as torres de transmissão de energia, a poluição ao meio ambiente, as mortes de animais, as doenças, etc.


Fogo no Canavial


 Os bonecos em suas ações mostraram de forma lúdica o que acontece com as pessoas que realizam os atos infracionais e quais as penas previstas em Lei. 


João Redondo 

João Redondo Benedito
De acordo com as opiniões dos gestores da empresa  e de muitos cortadores que participaram da ação, a capacitação valeu apena!
Para nós da Cia Boca de Cena foi intenso e gratificante, pois acreditamos na essência da cultura popular como facilitador de aprendizagem e ouvir opiniões que refletem na prática a potencialidade de nossas pesquisas, sobretudo, com o teatro de bonecos. É afirmar que o Babau continua vivo na memória das pessoas e que a arte popular ainda tem seu espaço na sociedade atual.  Basta termos oportunidades que conseguimos viver além do imaginável.
Cia Boca de Cena e os profissionais responsáveis pelo corte da cana - de  - açúcar
Nos disse um cortador de cana:

 "tudo foi bom, eu só via isso quando era pequeno, que lá no Sítio tinha muito boneco babau como esse e Benedito era uma peste mermo, igualzi o que eu via... 'risos' é bom demais!".

Amanda Viana - Cia Boca de Cena

Nenhum comentário:

Postar um comentário