Colaboradores

terça-feira, 19 de junho de 2018

Passagem da Caravana Patrimônio Nosso injeta boa dose de ânimo nos pilarenses

Na sexta-feira (15/06) adentramos à Escola Municipal Virgínio Veloso Borges para o minicurso sobre patrimônio com a participação de educadores das áreas de artes e história. Como em outros municípios, a preocupação era grande tanto com a educação do alunado quanto com a formação de consciência preservacionista na população.
Equipe Boca de Cena, do IPHAEP e educadores municipais
Mas aos poucos, entre debates e sugestões didáticas surgiram ideias e renovação da postura daqueles que enfrentam batalhas diárias em prol da boa educação das crianças, jovens e adolescentes. Afinal, de uma terra que foi berço do ilustre José Lins do Rego, podemos sim esperar que o patrimônio artístico e cultural se renove e seja preservado para as futuras gerações.
O sábado (16/06) nos proporcionou satisfação, pois, após três cidades com clima instável (onde apresentamos em espaços fechados), finalmente pudemos levar o espetáculo 'Tem Boi no Algodão' para a praça pública. E foi maravilhoso, a população se animou e saiu de casa para conferir de perto os bonecos em ação.
Praça lotada e animada pro espetáculo
A interatividade foi constante e aquele 'Ahhhhhhhhhhhhhh' de lamento ao final nos encheu de lisonja. Adoramos conhecer o patrimônio material da cidade, que é graciosa, e esperamos retornar em outras oportunidades.
O projeto fará uma parada 'quase obrigatória' durante os festejos juninos, mas em breve estaremos de volta. Já em julho a Caravana irá explorar o cariri e sertão do estado, aguardem as novidades. Ainda faltam sete municípios com centros históricos para serem explorados por nossa equipe.
Dialogando sobre patrimônio imaterial
A Caravana Ariano Suassuna Patrimônio Nosso é uma realização do IPHAEP com ações culturais desenvolvidas pela Cia Boca de Cena e contou com apoio cultural da Prefeitura Municipal de Pilar.
Abraço e até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário