Colaboradores

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Os trabalhos em prol da salvaguarda do babau iniciaram em Solânea e agora será a vez de Mari receber mais um encontro entre bonequeiros

Na última sexta-feira (31/01), a cidade de Solânea nos acolheu para a primeira reunião entre bonequeiros do estado, ação que faz parte da primeira etapa do projeto para Salvaguarda do Babau da Paraíba. Estiveram presentes o brincante Geraldo do Babau (de Solânea), os Mestres Clébio e Clóvis (de Guarabira), além dos bonequeiros Manuel Campina, Nildo e Cravinho (de Lagoa de Dentro).
Para endossar os debates, também participaram do encontro o Secretário de Cultura Municipal Tiago Salvador, o Prefeito de Solânea Kayser Nogueira, o Conselheiro Estadual de Políticas Culturais Bibiu e o técnico do IPHAN-PB Emanuel Braga, que ouviram atentamente os relatos apresentados pelos bonequeiros a respeito das dificuldades de atuação e relações com o serviço público na região do brejo paraibano.
Bonequeiros e gestores em Solânea

Houve troca de experiências entre os mestres e brincantes, contos de causos e poesias, além do principal, que foi repensar em grupo a situação das políticas públicas vigentes e sugerir mudanças para a reformulação de documentos e normas, a fim de que haja mais democratização no acesso a recursos e parcerias para a manutenção da prática do babau no cotidiano dos municípios da Paraíba.
Em conjunto com a produção executiva, também conversamos a respeito dos próximos passos das ações para este projeto, que contará em breve com oficinas de formação para confecção de bonecos aberta ao público. Já iniciamos o planejamento de quais serão os bonequeiros que deverão ministrar as oficinas.
Mas pensa que acabou? Tá só começando!

Troca de experiências entre os mestres e brincantes

Os brincantes do brejo e curimataú já foram ouvidos, mas ainda restam os integrantes da zona da mata e litoral do estado. É isso mesmo, na próxima sexta-feira (07/02) nos reuniremos mais uma vez em outro grande pólo para a arte bonequeira, o município de Mari, cidade que há poucos anos sediou o II Encontro de Brincantes de Babau da Paraíba.
A terra abençoada pelo saudoso Antônio do Babau, o grande mestre Miro do Babau e o herdeiro brincante Hélio irá abraçar representantes da arte bonequeira das cidades de Pedras de Fogo, Sobrado, Sapé, Cruz do Espírito Santo, Bayeux, Mogeiro e João Pessoa. Será uma verdadeira celebração babauzeira!
Anota aí na agenda minino

Lembramos que o convite à participação desta ação é extenso a todos os brincantes e profissionais que lidam com o teatro de bonecos popular da Paraíba. Aguardamos a todos, a partir das 8:00 horas da manhã da próxima sexta-feira (07/02) no Centro Cultural Municipal de Mari, localizado na Avenida Antônio de Luna Freire, s/nº, Centro, Mari/PB - por trás da Rádio Araçá FM.
Vamos juntos construir e vislumbrar novos rumos e a preservação da arte bonequeira no estado para as futuras gerações!
Este projeto é uma realização do IPHAN, através de sua Superintendência na Paraíba, com produção executiva da Cia Boca de Cena e, para esta ação, conta com apoio cultural da Prefeitura Municipal de Mari.
Hélio de Mari

Jagunço de Bayeux

Mingau de Cruz do Espírito Santo

Miro de Mari

Paulo de Mogeiro

Pedro de Pedras de Fogo

Reis e Sebastião de Sapé

Toba de Sapé

Vavau de João Pessoa

Zé de Puiga de Sobrado

Nenhum comentário:

Postar um comentário