Colaboradores

quinta-feira, 21 de março de 2013

No interior, domingo pede cachimbo e Teatro de Bonecos Popular!

Das maiores surpresas que nos deparamos em Mogeiro foi a de reencontrar o Mestre Paulo praticamente com a saúde restaurada e em plena atividade. Ao chegarmos em sua casa para prestar os devidos convites a assistir aos espetáculos e gravar entrevista para o documentário, seu vigor físico e relato de atividades que estava fazendo nos deixou muito felizes: "Tô trabalhando até na construção de uma carvoaria" - nos disse.

Em seu ateliê captamos imagens e fizemos entrevista com o Mestre que nos apresentou sua bodega repleta de bebidas para venda, além de boa parte da riquíssima coleção de bonecos que confecciona. Nossa assessora pedagógica e atriz Amanda Viana foi agraciada com dois de seus exemplares: uma burrinha e o João Sebozinho. Maravilha de presente!
Gravações no ateliê do Mestre Paulo

Entregamos uma camisa oficial do projeto 'Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade' ao conhecido Mestre Paulo do Boi, logo após o convidamos a apreciar a apresentação da Cia Boca de Cena, além de receber as devidas honrarias que prepararmos em sua homenagem à noite.

Enquanto parte da equipe de produção trabalhava na montagem da tenda para o espetáculo 'Colcha de Retalhos' da Cia Boca de Cena, o produtor de audiovisual captou registros da movimentação do município, açude grande e de pontos turísticos da cidade que, nos encantou pela conservação de patrimônio através de seus prédios históricos, igrejas e casario datados de mais de um século atrás.
Açude grande do município de Mogeiro

Todos juntos ajustando os últimos detalhes, aproveitamos para conhecer em entrevista e através da Secretária de Educação e Cultura - Maria de Fátima Silveira, um pouco da riqueza cultural, artística, artesanal e ações de políticas públicas para sua preservação no local.

E o público dessa vez compareceu mais cedo ao largo do Mercado Público Municipal de Mogeiro, no domingo não havia a desculpa de assistir à novela antes não é mesmo?
Público atento ao grand finale

Tudo pronto para mais uma grande noite de teatro de bonecos popular da Paraíba. As personagens Anita, Coelho Banzé, Minhoquica e tantos outros arrancaram boas gargalhadas da platéia que assistiu não só a um ótimo espetáculo, como também a momentos de grande emoção com a entrega do Troféu Boca de Cena e discursos de homenagem ao Mestre Paulo.

Noite encantadora de celebração e reconhecimento da prática, importância e riqueza do babau e teatro de bonecos popular para a sociedade atual. Raízes que só reforçam a relevância da sustentação dos aspectos culturais para todos. Lindo de se ver!...


Parada em frente à igreja de 1907 

Encontro entre Mestres Clóvis e Paulo

Entrega do Troféu Boca de Cena

Apresentação do 'Colcha de Retalhos'

Nenhum comentário:

Postar um comentário