Colaboradores

terça-feira, 26 de novembro de 2013

E a luta do teatro de bonecos popular por seu devido reconhecimento continua...

SECRETARIA DE FOMENTO E INCENTIVO À CULTURA
MOÇÃO Nº 8, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2013

Recomenda a inclusão do segmento cultural Mamulengo / Bonecos / Formas Animadas das Artes Cênicas no inciso I do art. 1º da Portaria nº 116 de 29/11/2011, aprovada por unanimidade na 215ª reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura. A linguagem artística do Boneco é valorizada no mundo inteiro por sua tradição e relevância. Seu nascimento e atuação é mais velho em idade do que o descobrimento do Brasil considerando-se a idade do Brasil historicamente registrada. E para poder justificar a presença do boneco em nossos dias, é importante ressaltar o Mamulengo principalmente - como, onde e qual o papel que essa arte assume, situada dentro da cultura popular e erudita.
Os bonecos possuem quase uma independência física durante a sua atuação no mercado de trabalho, ao exemplo de uma das técnicas: o Teatro de Autômatos. Uma representação mecânica que em sua realização imita as forças e movimentos da natureza e expressões humanas. O "Teatro de Formas Animadas" é um gênero teatral e configura-se com ele outro significado relevante nessa arte do boneco, incluindo formas ou sombras, objetos, máscaras.
Os bonecos teatralmente marcam presença na linguagem do Mamulengo, uma arte popular típica da Região Nordeste conhecida no mundo inteiro por sua importante tradição.
O boneco na arte do Teatro de Bonecos, no Mamulengo e Formas Animadas é uma arte milenar, como entretenimento e instrumento educativo, possui sua história universal registrada. É um Patrimônio Artístico mundial de enorme valor e não pode desaparecer e nem permanecer invisível apenas aos congêneres do teatro brasileiro.
Sua expressão artística é própria e independente, não é somente "nascido em conjunto ou da mesma raça e espécie" como diz o significado da palavra congênere. Assim, poderíamos também considerar o Circo e a Mímica como congêneres do teatro.
O Mamulengo, Cassimiro Coco, Babau e João Redondo estão em processo de Registro como Patrimônio Imaterial do Brasil. Diante do exposto, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, recomenda ao Ministério da Cultura a inclusão do segmento Mamulengo / Bonecos / Formas Animadas das Artes Cênicas no inciso I do art. 1º da Portaria MinC nº 116, de 2011.

HENILTON PARENTE DE MENEZES
Secretário

Nenhum comentário:

Postar um comentário