Colaboradores

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Benedito e João Redondo na renda, artesanato, poesia e cantoria em Itabaiana

Salve oh Rainha do Vale do Paraíba! As terras por onde passaram grandes brincantes do babau, a exemplo do Severino Manoel da Silva (o Couro Velho), hoje conta suas histórias de riquezas mil do passado, preserva um belo casario antigo e enaltece seus filhos ilustres.
Chegamos a terra Itabaianense no início da tarde do sábado (23/11), almoçamos e fomos conhecer o espaço que se tornaria nosso set para as gravações das entrevistas com alguns representantes da cultura local. No aconchegante Café Cultural Sivuca, ficamos encantados com as peças de renda de birros de Maria Hilda de Araújo e também os brinquedos artesanais de Joeude Carneiro de Souza, ambos vivem de sua arte, mas gostariam que fosse difundida e valorizada pelos conterrâneos.
Entrevista com Maria Hilda - rendeira
Também conhecemos as obras literárias em cordel e livros dos irmãos Orlando Otávio (também músico e compositor) e Agenor Otávio Oliveira que nos presenteou com uma publicação sua, obra que valoriza e reconhece as riquezas culturais e patrimoniais da cidade. Finalizamos a tarde com o repente de Severino Barbosa Rodrigues (Biu Salvino) que iniciou a cantoria e os versos desde criança no seio de sua família tradicional de poetas populares.
Senhor Agenor Otávio apresentando sua obra e recitando
A equipe de produção e montagem paralelo às entrevistas já havia preparado tudo na Praça Epitácio Pessoa para a grande noite do babau. Foi um sucesso! Praça cheia e população risonha com as passagens do Benedito e João Redondo do brincante Vavau da cidade de João Pessoa. A criançada interagia sem parar e os mais velhos viviam um momento de nostalgia, relembrando as antigas loas das brincadeiras nas ruas da cidade em décadas anteriores (50, 60, 70 e 80).
Na manhã do domingo, logo cedo nos preparamos para as atividades externas e fomos conhecer a loja ‘Nevinha e Tôta Artesanato’ localizada na histórica e famosa Rua 13 de Maio – antiga Rua do Carretel onde acontecia as grandes festas dos ferroviários e se localizavam os cabarés e bordéis mais famosos da cidade. As ruas paralelas eram conhecidas como o ‘Alto das Panelas’ pela grande concentração de louçeiras que produziam as panelas de barro.
O Benedito e João Redondo de Vavau em cena
E Maria das Neves Paiva se mantém da produção de peças de cerâmica com uma técnica de queima tão apurada que produz obras nas cores branca, cinza grafite, vermelha, além da especial e diferenciada cor preta. Uma história de perseverança e empreendedorismo que já ganhou o mundo (Inglaterra, Alemanha e Dubai). Ela soma sua arte popular (mais criativa) com as artes plásticas do marido e colhe os frutos e reconhecimento pelo belo trabalho desenvolvido.
Bastidores das gravações na loja de artesanato de Nevinha
O momento posterior foi de se deleitar com as belezas da cidade. Gravamos as tomadas externas pelo coreto no estilo holandês que fará seu centenário em 2014 (só existem dois no Brasil com esse estilo), vários prédios datados de 1821, 1914, 1918 e a grandiosa e bela Ponte da Guarita (no distrito do Campo Grande) que conserva as peças provenientes da Inglaterra desde a década de 20, com trechos de sua linha férrea reativada no período junino para turismo.
À tardinha entrevistamos Pedro Paulo de Carvalho que já foi brincante do cavalo marinho na figura do ‘Mateu’ (espécie de palhaço da brincadeira), atuou em circos como palhaço e hoje trabalha em festas infantis particulares. Contou-nos toda experiência e vivência nas manifestações de cultura popular na cidade que hoje não existem mais (cavalo marinho, reisado, pastoril, babau).
Entrevista com Pedrinho na Praça Epitácio Pessoa
Tivemos mais uma noite cheia de risos e boas histórias contadas pelos bonecos da Cia Boca de Cena no espetáculo Colcha de Retalhos. Antes mesmo do horário anunciado, a criançada gritava ansiosa: ‘começa, começa!’. Foi show de bola. E para finalizar a noite feliz, captamos os depoimentos dos gestores públicos que acompanharam a passagem do projeto pela cidade: Antônio Carlos Rodrigues (Prefeito) e Luciano Correia Marinho (Secretário de Cultura).
Com o patrocínio do Governo do Estado da Paraíba através da Secretaria de Estado da Cultura e apoio cultural da Prefeitura Municipal de Itabaiana, concluímos mais um final de semana riquíssimo em cultura popular através do teatro de bonecos. O projeto Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade – de um canto a outro, está próximo de encerrar sua segunda etapa, mas ainda restam duas cidades. Não deixem de acompanhar!

Texto: Anderson Santana
Revisão Pedagógica: Amanda Viana

Nossa equipe junto ao Prefeito, Secretário e escritores
Gravações de tomadas externas na Ponte da Guarita e Rio Paraíba
Homenagem à cidade e seus escritores na leitura de poema
Obras de Seu Joeude - artesão de brinquedos
O repente de seu Biu Salvino
Composições de canções, cordel e livro - Orlando Otávio
Praça lotada para assistir ao Boca de Cena no domingo

Nenhum comentário:

Postar um comentário