Colaboradores

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Em Solânea, Benedito e João Redondo descobriram que é ‘catucando’ com dedicação que se aprende

Nesta etapa do projeto "Benedito e João Redondo - pelas ruas da cidade" pudemos finalmente carregar o bagageiro e viajar na nossa Kombi. E foi um prazer para toda equipe reencontrá-la toda repaginada e mais institucional do que nunca, a cara da Cia Boca de Cena.
Nossa querida Kombi aguentou firme a subida variante dos 650 aos quase 1000 metros de altitude sem reclamar um minuto sequer. E chegou chegando! Por onde passava nas cidades chamava atenção.
Nossa kombi repaginada
Na chegada em Solânea reconhecemos o espaço dos eventos, fizemos o desembarque no hotel e logo voltamos à Praça 26 de Novembro para o preparo da primeira noite de espetáculos. E, já ao entardecer, que friozinho que nada minha gente, era friozão mesmo. A noite teve direito a ventania, nevoeiro e chuva no final. Resultado: toda equipe agasalhada e tremendo de frio!
Mas valeu muito apena conferir a brincadeira do Mestre Maestro com sua variedade enorme de bonecos, mala estilizada e tenda diferenciada. Com o apoio do filho, dos seus netos aprendizes e acompanhamento de trio musical, esquentou a noite da plateia com animação e boas risadas.

Bonecos e mala do Mestre Maestro

O domingo amanheceu um pouco nublado, mas no prédio do antigo Cine Teatro Municipal, os representantes da cultura popular local já esperavam ansiosos por nossa equipe para as gravações do documentário da passagem do projeto pela cidade. Um equipamento público fantástico que infelizmente não cumpre seu papel de fomento ao audiovisual (pois não tem o aporte técnico necessário para as exibições).
O prédio se encontra com boa estrutura física e ótimas condições para uso, lamentável ainda não ter recebido investimento para sua reativação e levar à população local mais uma opção de lazer. Porém, acreditamos que o empenho e a jovialidade do gestor "Tiago Salvador" fará a diferença na busca de investimentos para o setor.
Vista da cabine do Cine Teatro - nosso set de gravações

Passamos a manhã inteira até o início da tarde registrando reisado com José e Luís Claudino da Silva, os violinistas Odilon Teixeira e José Pereira, o cavaquinho do seu Antônio Salustiano acompanhado pelo triângulo de José Teixeira e pandeiro de Antônio Tomé, Seu Zequinha do vialejo, além de Antônio da Paz que é tocador de violão popular e os Brejeiros do Forró – trio de forró acompanhado pelo matuto cantador e compositor, seu Manoel do Lajeiro.
Como nos disse Seu Salustiano “Eu sou catucador meu filho, mas pra aprender a tocar tem que se dedicar”.
Artur Leonardo e Amanda Viana junto a Salustiano, José e Antônio

Com patrocínio do Governo do Estado da Paraíba através da Secretaria de Estado da Cultura e apoio cultural da Prefeitura Municipal de Solânea através da Diretoria de Cultura realizamos mais um final de semana em celebração à cultura popular através do teatro de bonecos. E as viagens continuam pelo brejo e litoral da Paraíba, acompanhem tudo por aqui.

Equipe Boca de Cena com Tiago, Antônio da Paz, Salustiano e Tomé
 
José Soares da Silva - o Zequinha do Vialejo
 
José Claudino da Silva - 84 anos de puro reisado
 
Ao fim da primeira noite de espetáculos com Maestro e seus netos

Banzé na tenda de Mestre Maestro apresentando ao público
 
Nevoeiro, vento e chuva na primeira noite de espetáculos

Nenhum comentário:

Postar um comentário