Colaboradores

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Reunião final sobre o processo de Registro do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, como patrimônio imaterial do Brasil será dia 05 de Março de 2015. Veja o que informou a Coordenadora Geral do processo de Registro:

Caros Coordenadores, pesquisadores e companheira(o)s de caminhada,

Como todos já sabem, no próximo dia 05 de março será apreciado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural o processo de REGISTRO DO TEATRO DE BONECOS DO NORDESTE, em reunião que acontecerá em Brasília, no Edifício Sede do Iphan, a partir das 09 horas.

Seria maravilhoso que vocês estivessem todas(os) presentes, para finalmente acompanharmos  a análise e oxalá, a aceitação do pedido do REGISTRO DO TEATRO DE BONECOS DO NORDESTE como Patrimônio Cultural, processo esse que só foi concretizado graças ao nosso esforço conjunto!

O Iphan solicitou a indicação de pelo menos 01 bonequeiro de cada estado do nordeste, porém o DPI conseguiu ampliar este número e virão ao todo, seis, nomes estes escolhidos juntamente com vocês. 

Infelizmente os queridos mestres Zé Divina e Gilberto Calungueiro não poderão vir por motivos de saúde. Seu Gilberto e demais bonequeiros do CE serão representados por Marquinhos, filho de seu Gilberto e também cassimireiro; PE será representado por Seu Calu (Mamulengo Flor de Jasmim) que devido à sua idade virá acompanhado pelo neto, Antônio, que também é um jovem pesquisador do Mamulengo; do RN virão Felipe Riachuelo e Manuel do Fole e da PB Clóvis Beserra, além, claro, dos bonequeiros do DF.

A caminhada foi árdua, com muitos atropelos e com momentos de descrença: será que chegaremos lá? Mas acima de tudo, para mim ela foi prazerosa e de grande aprendizagem! Parabenizo cada um (a) pela seriedade e perseverança com que encararam e finalizaram este grande feito e agradeço de coração pelo companheirismo.

Grande abraço,

Izabela Brochado
Coordenadora Geral

PS: Peço aos coordenadores que repassem esta mensagem à lista de e-mail das Associações de Bonecos dos estados, que tanto contribuíram com este processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário