Colaboradores

terça-feira, 14 de julho de 2015

Iê Malungo traz ao grande público a capoeira, maculelê e ala ursa em nova temporada de espetáculos

Os bonecos lutadores, tocadores, dançarinos e brincalhões que compõem o espetáculo Iê Malungo da Cia Boca de Cena retornam aos palcos em quatro apresentações para encenar grandes elementos que compõem a cultura popular brasileira.
Os últimos finais de semana do mês de julho serão agitados na Usina Cultural Energisa, pois a sala Vladimir Carvalho receberá esquetes cênicos em que os bonecos do elenco mostram e dançam coreografias de capoeira, maculelê e ala ursa.
Os tocadores darão uma aula de cultura e arte

Trata-se de um espetáculo que conta a história de uma criança que vive em busca de aprender e, com a ajuda de um velho amigo Mestre Griô que detém em sua memória a sabedoria popular do povo brasileiro, ensina ao menino tudo que aprendeu em sua infância e juventude, levando o público a vivenciar e conhecer vários elementos da cultura popular brasileira a partir de um universo lúdico e cheio de surpresas.
Este espetáculo nasceu do trabalho de pesquisa da Cia Boca de Cena em diálogo com outras linguagens artísticas, em especial as praticadas no estado da Paraíba por alguns grupos locais, como o Centro Cultural Ginga Nação e Urso Amigo Batucada.
Boneco encenando o maculelê

Dos anseios de ampliação do trabalho de pesquisa da Cia Boca de Cena, a montagem do Iê Malungo se deu através da teoria e técnica envolvendo a manipulação direta (embasada no teatro Buraku japonês) aliada ao acompanhamento prático e admiração das atividades de capoeira, maculelê e ala ursa, enquanto manifestações populares que se tornaram características do carnaval local e herança cultural afrodescendente do país.
Daí surgiu uma montagem em versão ritmada, única e fabulosa, composta por esquetes onde bonecos tocam instrumentos, dançam ala ursa, maculelê e capoeira com saltos e apresentações de pirofagia ao vivo.
O ala ursa coloca todo mundo pra dançar
Com apoio da Energisa, a Usina Cultural Energisa apresenta todo esse encantamento que ficará em cartaz nos dias 18, 19, 25 e 26/07/2015 na Sala Vladimir Carvalho, à partir das 17h30 e a preços populares de R$12,00 (inteira) e R$6,00 (meia). A Cia Boca de Cena agradece e aguarda a todos vocês!
A ginga da capoeira estará presente


Ficha Técnica
Direção do espetáculo – Artur Leonardo
Produção executiva – Amanda Viana
Assistente de produção – Humberto Dias
Assessor de comunicação – Anderson Santana
Atores e Atrizes manipuladores – Artur Leonardo, Amanda Viana, Fabiana Firmino, Natan Pedoni e José Valério
Confecção de bonecos – Cia Boca de Cena
Confecção de cenários e adereços – Artur Leonardo e José Valério
Figurinos dos bonecos – Maria Elzita Wanderley e Vitinho do Urso Amigo Batucada
Consultoria em Capoeira e Maculelê – Contra – Mestre Ligeirinho, Instrutor Conga e Graduado Tiririca
Consultoria de Ala-Ursa – Dal Zapata (Urso Amigo Batucada)
Trilha sonora – Centro Cultural Ginga Nação e Urso Amigo Batucada

Nenhum comentário:

Postar um comentário