Colaboradores

segunda-feira, 21 de março de 2016

Passagem do projeto Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade de Taperoá

Gente, chegamos ainda na manhã do sábado (19/03) na cidade de Taperoá, nos acomodamos no Hotel Pedra do Reino como da primeira vez e no meio da tarde seguimos para a montagem na Praça de Eventos.
Bom de ver à noite, durante a apresentação do espetáculo da Cia Boca de Cena, foi encontrar muita gente nova que não teve oportunidade de ver nosso trabalho na última passagem pela cidade.
Antes da montagem, nossa passagem por pontos da cidade
Na plateia estavam presentes amigos dos integrantes da Cia, como também uma criançada ligada nas passagens do teatro de bonecos popular à sua frente.
Interação direta com o público infantil
Apesar de sabermos da falência de algumas manifestações e iniciativas cultura locais, além da debandada de alguns ex moradores empenhados em seguir o ramo cultural na cidade, ainda pudemos nos surpreender com o relato de um cidadão que se apresentou com nome artístico e tudo, nos deixando encantados com uma passagem peculiar de sua vida.
Pois é gente, o senhor 'Pão na Porta' (nome adotado pela fase da vida em que foi entregador de pães), nos relatou durante a montagem dos equipamentos que aos doze anos de idade teve seu primeiro contato com o babau, que estava de passagem pela zona rural da região através de um brincante de fora chamado 'Chico do Ôim' (forma popular de se referir ao olho pequeno e puxado).
Aqui estava seu 'Pão na Porta' contando causos de sua vida
De tão encantado que ficou com a brincadeira, o moleque curioso, mesmo sem ter referências próximas do babau, resolveu fabricar seus próprios bonecos e sair se apresentando em bodegas e áreas próximas de sua moradia, criando e contando histórias com personagens como o Benedito, soldado, cobre e muitos outros. "Vim aqui reviver meus tempos de criança através de vocês" - disse para nossa equipe todo empolgado e relatando muitos causos de sua experiência com a brincadeira de teatro popular há mais de trinta anos atrás, à qual se referia como mamulengo.
Platéia atenta e ligada às passagens do espetáculo
Por momentos como esse e um público maravilhado com o que apresentamos, valeu muito apena ter retornado às terras que foram berço de Vital Farias, Ariano Suassuna e tantos outros.
Agradecemos ao apoio cultural da Prefeitura Municipal de Taperoá, assim como ao patrocínio do Governo do Estado da Paraíba através da Secretaria de Estado da Cultura pelo Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, ao público local e aos queridos amigos e admiradores de nosso trabalho que se esforçam para acompanhar nossa passagem pelos quatro cantos da Paraíba.
Primeira-dama, Prefeito, 'Pão na Porta', Secretária e Diretores da Cia
Após um pequeno intervalo para a semana santa, retornaremos em breve com a circulação do projeto Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade em mais quatro municípios.
Aguardem e até breve!
Coelho Banzé fazendo a cerimônia de apresentação
Montagem do complexo para o evento em praça pública


Ruínas do monumento do portal  'A Pedra do Reino'
Agradecimentos dos integrantes da Cia ao público

Nenhum comentário:

Postar um comentário