Colaboradores

terça-feira, 15 de março de 2016

Solânea demarcou um bom ponto de partida para a continuidade da circulação do 'Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade'

Esperávamos muitas coisas no retorno a Solânea: reencontros, emoções, brincadeiras... mas, cadê o frio característico minha gente? O bom de uma viagem são as surpresas não é mesmo? Desta vez fomos surpreendidos com temperaturas elevadas, mas sobretudo, um calor humano maravilhoso e incomparável à experiência anterior que vivenciamos nesta cidade.
Chegamos ao município por volta das 16:00 horas do último sábado (12/03), logo isolamos a área do espaço público destinado à apresentação da Cia Boca de Cena e ao anoitecer, antes do horário previsto para o início do espetáculo: chuva!
Equipe Boca de Cena em sua chegada na cidade
Estávamos preparados para um plano B, mas nem foi necessário, chuva passageira. Sendo assim, todos a postos, foi muito bonito de ver o público chegando: E QUE PÚBLICO HEIN?! Praticamente o triplo da quantidade de gente em praça pública desta vez se comparado com a última passagem do projeto pela cidade.
E a surpresa para a platéia foi interessante, pois antes da apresentação do espetáculo da Cia Boca de Cena, filho e neto do saudoso Mestre Maestro fizeram breve participação com os bonecos da brincadeira do babau herdados deste belo representante da cultura popular da região.
Geraldo e José Augusto (filho e neto do Mestre Maestro)
Encerramos a noite num astral ótimo com o espetáculo 'Tem Boi no Algodão' que arrancou boas risadas, espanto na criançada e surpresas mil do público que, em parte, ainda desconhecia a brincadeira: principalmente as crianças.
Integrantes da Cia nos agradecimentos ao final do espetáculo
O dia de domingo (13/03) foi dedicado à formação e capacitação de pessoas interessadas em cultura popular. Ministramos as oficinas sobre patrimônio imaterial e elaboração de projetos culturais que nos apontaram bons frutos e ideias nos ramos da dança popular, circulação teatral, sarau poético, entre outros temas que, num futuro próximo, torcemos para que estejam em plena prática sacudindo a região do brejo.
As oficinas foram regadas a importantes materiais didáticos e de pesquisa, a exemplo dos vídeos documentários de registro realizado na segunda etapa do projeto Benedito e João Redondo em Solânea pela Cia Boca de Cena, além de outro produzido pelo IPHAN chamado 'Brincadeira de Boneco'.
Os participantes, além da experiência teóricas e prática nessas áreas, também foram agraciados com sorteio de brindes, como camisetas do projeto e cadernos temáticos de educação patrimonial doados pelo IPHAN.
Amanda Viana orientando a elaboração dos projetos culturais
Para nós da Cia foi um bom começo e Taperoá que nos aguarde semana que vem!
Agradecemos carinhosamente ao apoio cultural da Prefeitura Municipal de Solânea, nas pessoas do Diretor de Cultura Tiago Salvador e seu assistente Francisco, aos amigos das redondezas que se fizeram presentes, aos familiares do inesquecível Mestre Maestro e ao patrocínio do Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Cultura por via do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos.
Integrantes da Cia com Tiago Salvador e Francisco da Prefeitura
Continuem a acompanhar nossa empreitada Paraíba afora através de fotos, vídeos e notícias deste maravilhoso projeto. Até breve!

Participantes das oficinas de formação de agentes culturais
Junto à viúva, filhos e netos do Mestre Maestro

Nenhum comentário:

Postar um comentário