Colaboradores

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Vem aí o projeto de Salvaguarda em prol do Babau da Paraíba

Em 2015, quando o teatro de bonecos popular do Nordeste foi oficialmente reconhecido pelo Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, como Patrimônio Imaterial do Brasil, o Governo Federal, Estados, Municípios e a sociedade civil passaram a ter responsabilidades em promover ações que garantissem proteção, preservação, manutenção e sustentabilidade deste Bem para as futuras gerações.
O projeto Ações de Salvaguarda do Babau da Paraíba faz parte de um procedimento de manutenção de responsabilidade para com este patrimônio e corresponde a uma agenda de atividades planejada pela Superintendência do Iphan da Paraíba em prol da manutenção do teatro de bonecos popular paraibano.
As ações aplicadas em 2020 correspondem à primeira etapa de um processo contínuo e permanente a ser desenvolvida nas cidades de Pedras de Fogo, Solânea, Mari, Sapé e Lagoa de Dentro, tendo como entidade executora a Cia Boca de Cena.

O intuito é que este trabalho inicial persevere em etapas e ações posteriores, onde mais municípios e públicos poderão ser alcançados por atividades como estas através do Iphan-PB, com o objetivo de capacitar, formar e fomentar os saberes dos mestres bonequeiros da melhor e mais diversa forma possível, atentando para a singularidade dos saberes em suas práticas, a diversidade e as condições educacionais, sociais, econômicas e ambientais em que o Bem está inserido.
Desde o ano passado que a pré-produção para o desempenho deste trabalho está a todo vapor e já nos primeiros dias de 2020 realizamos visitas de campo a prefeituras do interior para acertar os detalhes das primeiras ações a serem aplicadas. Tudo será desenvolvido junto com os detentores do Bem, ou seja, os bonequeiros paraibanos, as comunidades, além dos gestores públicos e privados que estejam ligados direta ou indiretamente com a cultura, educação e questões patrimoniais.
Reunião com gestores e brincante Reis dos Bonecos em Sapé
Na agenda estão previstas as seguintes ações: Encontros entre bonequeiros; Apresentações públicas de teatro de bonecos popular e contemporâneo; Capacitação de gestores públicos e Oficinas de formação. O início está previsto para o final de janeiro do corrente ano.
Cada atividade possui planejamento, necessidades, logística e tempo específicos. À medida que noticiarmos as ações, os detalhes sobre locais, datas, horários e pressupostos de participação serão disponibilizados ao grande público. Portanto, acompanhem toda a divulgação através de nossas redes.
Mais informações ou quaisquer dúvidas sobre o projeto, favor entrar em contato com a Cia Boca de Cena, através do e-mail: ciabocadecena@gmail.com .

Apoio incondicional da gestão em Sapé

Com o Secretário de Cultura em Pedras de Fogo

Reunião e reencontro com o brincante Pedro do Babaulengo

Nenhum comentário:

Postar um comentário