Colaboradores

sábado, 6 de abril de 2013

Porque fomos à cidade de Belém - PB

Viva a seu Luiz do Babau!!!
É importante que todos saibam como fomos parar nesta cidade. Será que foi uma sacada do destino?
Este projeto tem como um de seus objetivos, incentivar a valorização do bonequeiro popular em sua própria cidade. Pois bem, seu Luiz do Babau "é" da cidade de Guarabira e como orienta o projeto deveria se apresentar em sua cidade. E para isso (assim como foi nas outras cidades), a prefeitura local deveria nos apoiar ajudando em algumas demandas: 
  • Liberação do espaço público para as apresentações;
  • Alimentação e hospedagem para a equipe de 8 pessoas;
  • Empréstimo de 200 cadeiras para a formação de uma platéia;
  • Liberação de um ponto de energia elétrica;
  • Ajuda na colocação do material de divulgação do projeto pela cidade (cartazes e faixa);
Nossa produção como de rotina, foi até a cidade de Guarabira tentar uma parceria com a gestão pública, para fechar essas questões. A priore a conversa foi ótima e a prefeitura tinha o prazer de receber o projeto, já que o custo era irrelevante, perante o alcance da proposta. Mas, o veredito final só poderia ser dado, depois da autorização do prefeito o Sr. Zenóbio Toscano.
Dias depois, recebemos um e-mail  de um dos secretários nós informando que: "infelizmente a prefeitura não teria condições de atender as nossas solicitações, pois teria investido muito dinheiro na festa da cidade que acontecera dias antes".
Ficamos extagnados com tamanha resposta, vejam o que nós bancamos, em relação ao que foi solicitado a prefeitura: 
  • Cachê dos brincantes;
  • Transporte da equipe e dos brincantes;
  • Material de divulgação (cartazes, banner's, camisetas e carro de som);
  • Documentação e sonorização;
  • Iluminação
  • Pagamento da equipe; 
Tendo em vista, essa falta de interesse do prefeito da cidade de Guarabira, Sr. Zenóbio Toscano, para com o representante ícone do Babau da Paraíba, o brincante "Luiz do Babau" que reside nessa cidade a mais de 40 anos, decidimos não realizar o projeto na referida localidade.Foi então, que no final de semana posterior fomos convidados pelo secretário de cultura da cidade de Belém, o jovem Xavier Neto a levar o projeto para sua distinta cidade. Mas pensamos, lá não tem brincante de babau, vamos perder a característica do projeto?
Até que descobrimos que seu Luiz do Babau era filho natural da cidade de Belém e que foi lá onde aprendeu seu ofício de bonequeiro, através das mãos ágeis de seu tio, o falecido Mestre Bilinha.
Dessa forma chegamos a Belém!
Seu Luiz do Babau voltou a sua cidade natal e foi acolhido com todas as bençãos, plateia lotada e respeito dos gestores em relação a sua arte.
E nós da Cia Boca de Cena, também fomos muito bem recepcionados, até o nosso diretor Artur Leonardo foi convidado pelo padre da cidade a subir ao palco, em plena missa campal (pós Procissão de Ramos) para convidar os fieis, após a missa à assistirem o nosso espetáculo. Foi um final de semana emocionante e cheio de religiosidade.
Agradecemos carinhosamente a Belém, ao padre Marinaldo e em especial a Xavier Neto e sua equipe, por todo o apoio que nos foi dado.
E a cidade de Guarabira, desejamos sorte aos brincantes que lá residem e que não desistam nunca, pois há sempre alguém que precisando da alegria de nossa brincadeira!!!
Confiram agora como foi nosso trabalho!!!! 

Mestre Luiz do Babau


Clébio e seu Luiz do Babau




Cia Boca de Cena, secretário de cultura Xavier Neto e sua equipe, com Mestres Luiz e Clébio

Fé na missa campal

Artur convidado do Padre Marinaldo

Nossa apresentação após a missa campal

Com fé em Cristo

Agradecimentos finais
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário