Colaboradores

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Benedito e João Redondo convidam a todos para celebrar um projetão de sucessos na capital pessoense


O Teatro de Bonecos Popular da Paraíba - Babau está de volta desde o último mês de fevereiro através do projeto 'Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade'. Esta iniciativa da Cia boca de Cena promove desde então a circulação de espetáculos e intercâmbio cultural com mestres bonequeiros do Estado de forma gratuita e em praça pública.

Contemplado pelo Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua 2012, trata-se de uma iniciativa promotora da volta da prática do teatro de bonecos popular (o babau) nas ruas da cidades enquanto arte viva que sempre esteve presente na formação cultural dos paraibanos.

Com o patrocínio da FUNARTE, Ministério da Cultura (MINC) e Governo Federal, já percorremos sete municípios do interior paraibano (Lagoa de Dentro, São José dos Ramos, Caldas Brandão, Mari, Bananeiras, Belém e Mogeiro) promovendo o intercâmbio entre a tradição e a contemporaneidade dessa arte secular.

Aproveitando o ensejo do projeto, a Cia Boca de Cena trabalha na captação de imagens para a produção de seu primeiro documentário que terá como tema o Babau da Paraíba - tesouro cultural popular e artístico geralmente praticado nas zonas rurais do Estado que, com o advento das novas tecnologias, está fadado ao esquecimento.

Devido ao sucesso de crítica e público em todas as etapas de sua circulação, Benedito e João Redondo seguem seu rumo celebrando a cultura popular e a arte bonequeira da Paraíba.

Pelo Apoio Cultural da Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da FUNJOPE, a capital pessoense será o cenário do grand finale desta ação, onde contaremos as aventuras e histórias das personagens do universo popular tradicional e contemporâneo do teatro de bonecos num único lugar!

O bairro do Castelo Branco I servirá de palco para as encenações. No próximo final de semana ocuparemos a Praça Newton Fernandes Maia (conhecida como Pracinha dos Brinquedos) a partir das 19h para promover uma noite encantadora de celebração e reconhecimento da prática, importância e riqueza do babau e teatro de bonecos popular para a sociedade atual. Raízes que só reforçam a relevância da sustentação dos aspectos culturais nos dias atuais.

No sábado (20/04) a comunidade irá assistir e interagir com os bonecos do babau tradição apresentado pelo brincante Vavau e no domingo (21/04) a Cia Boca de Cena apresentará seu espetáculo 'Colcha de Retalhos' com muita tecnologia e o que há de melhor no teatro de bonecos popular contemporâneo.

Na busca pela preservação do teatro de bonecos popular da Paraíba, continuaremos documentando e praticando a arte da brincadeira do babau como um bem cultural vivo sempre que houver oportunidade, apoio e abertura. Embarquem nessa junto conosco e confiram todas as novidades dessa celebração da cultura popular através de nosso Blog, Página Oficial no Facebook ou ao vivo, a cores e se mexendo, lógico!



Nenhum comentário:

Postar um comentário