Colaboradores

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

A previsão do tempo indica que bons ventos culturais vão refrescar os sertanejos da Paraíba com toda a alegria do teatro de bonecos popular

De uma pequena fazenda rodeada de ‘pés de cajá’, em 1863 foi vila, depois cidade e um distrito que cresceu, desenvolveu e apareceu em meio ao Sertão Paraibano transformando-se num dos principais polos econômicos e culturais do Estado.
O lugarejo, desde os primórdios de sua criação, ganhou destaque no ramo da educação através do Padre Inácio de Sousa Rolim, atraindo personalidades da época e alcançando a referência de “Terra que ensinou a Paraíba a ler”.
Nos próximos dias 05 e 06 de outubro, a Cia Boca de Cena realizará mais uma apresentação do projeto ‘Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade’ no município de Cajazeiras. A cidade é a terceira contemplada para receber em praça pública apresentações gratuitas do teatro de bonecos popular da Paraíba – o babau.
Brincante Vavau com seus bonecos João Redondo e Benedito

Localizada em meio a serras, açudes, riachos e áreas de conservação ambiental do bioma da caatinga, o município de Cajazeiras também recebe destaque por sua produção artesanal de tapeçarias, rendas, vidros e louças. Tem também mostras culturais e de teatro que são destaque na cidade, além dos atrativos turísticos de suas igrejas, casarios antigos, estação ferroviária e Cristo Redentor local, ao qual pela simbologia de seus braços abertos esperamos ser bem recebidos e acolhidos por lá.
Cristo Redentor de Cajazeiras - foto: Claudiomar Matias Rolim

Na noite do sábado o espetáculo tradição será feito pelo brincante Vavau da capital João Pessoa, especialmente convidado para apresentar sua brincadeira do babau. No domingo, a Cia Boca de Cena mais uma vez apresentará o espetáculo Colcha de Retalhos – conjunto de três esquetes bem humorados e com um leque de personagens cativantes.
Com patrocínio do Governo do Estado da Paraíba através da Secretaria de Estado da Cultura e apoio cultural da Prefeitura Municipal de Cajazeiras, neste final de semana, sempre a partir das 19h, realizaremos espetáculos de teatro de bonecos popular na Praça do Leblon da cidade de Cajazeiras.
A Praça do Leblon (local do evento) - foto: Christiano Moura


Venha você também apreciar o que há de melhor no teatro de bonecos popular tradicional e contemporâneo junto conosco!

Texto - Anderson Santana
Revisão Pedagógica - Amanda Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário