Colaboradores

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Benedito e João Redondo continuam na 'batalha' por novas descobertas da cultura popular


O projeto Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade - de um canto a outro, se distancia um pouco da rota do alto sertão e continua seus percursos pelo litoral paraibano. Vamos refrescar a quentura que adquirimos no cariri às margens do Rio Paraíba!
Séculos atrás, conta a história que havia transbordamentos e cheias em alguns trechos deste rio e, numa dessas ocasiões, as águas trouxeram para áreas centrais do, então, Engenho Espírito Santo uma cruz de madeira, deixando-a onde hoje está localizado o centro da cidade Cruz do Espírito Santo – batizada com este novo nome pelo povoado que habitava as margens do rio depois deste fato considerado histórico.
Benedito e João Redondo vão cruzar a novíssima Ponte da Batalha, que já foi cenário de embates travados pelos portugueses e brasileiros contra os invasores da região, para desbravar as terras produtivas deste município, seja no ramo das artes, do esporte ou política.
Além de filhos ilustres como Augusto dos Anjos (um dos expoentes da literatura brasileira), nascido no engenho Pau d'Arco, antes pertencente à cidade e atual território do município de Sapé, além de Severino dos Ramos Durval da Silva (jogador de futebol no Santos F. C.), Cruz do Espírito Santo sinaliza que também é terra de brincantes populares.
De braços abertos e com muita expectativa, mapearemos vestígios seja do teatro de bonecos ou qualquer outra manifestação da cultura popular pela região, além, é claro, de realizar nosso trabalho de fomento da prática do teatro de bonecos popular da Paraíba em praça pública.
Local do evento - Praça dos 3 Poderes
Com realização da Cia Boca de Cena, patrocínio do Governo do Estado da Paraíba através da Secretaria de Estado da Cultura, além do apoio cultural do Centro Rural de Formação e Prefeitura Municipal de Cruz do Espírito Santo, no sábado (19/10), apresentaremos a brincadeira tradicional com o brincante Hélio do Babau, natural da cidade de Mari, e no domingo (20/10) a Cia Boca de Cena irá apresentar o espetáculo Colcha de Retalhos.
Nosso convidado Hélio da cidade de Mari
Os espetáculos acontecerão na Praça dos Três Poderes, em frente à Prefeitura Municipal, sempre a partir das 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário