Colaboradores

terça-feira, 14 de junho de 2016

E assim foi Sapé - SENSACIONAL!

A cidade de Sapé é conhecida internacionalmente por ser a terra de Augusto dos Anjos, porém ela também é berço de grandes mestres da cultura popular, como o grande bonequeiro sapense "Severino Alves da Silva" - o Reis do Babau.
Bonequeiro Severino Reis - Reis do Babau
Seu Reis, como é conhecido, iniciou sua trajetória na arte do teatro de bonecos ainda criança, quando acompanhava a brincadeira de um outro bonequeiro (falecido) chamado seu Alcino. Ele nos contou que o babau era uma das maiores diversões do povo nos anos 70 e 80, mas com o passar dos anos e "com o surgimento das bandas de forró" as pessoas foram esquecendo o que era bom.
Dedicamos o sábado para total atenção ao trabalho do mestre, que nos recebeu emocionado com tamanha valorização. Realizamos a documentação audiovisual, registro fotográfico e preparamos a Praça João Pessoa para a receber a apresentação da brincadeira do babau de seu Reis.
Seus Reis em entrevista

Seus Reis, equipe Cia Boca de Cena e Ana Almeida - Prefeitura Municipal de Sapé
Segundo ele, a passagem do projeto Benedito e João Redondo por sua cidade representou um divisor de águas e realizou um desejo pessoal: ter sua arte reconhecida como patrimônio, principalmente pela população de Sapé.
Seus Reis, Cia Boca de Cena, Gestão Municipal de Cultura e Agentes Culturais da Comunidade da Cuba

Público da apresentação de seu Reis

Amanda Viana, seu Reis e Sebastião primo e ajudante do bonequeiro
Nossa programação também contava com a participação do mestre Toba, mas por motivos de agenda do bonequeiro, que também se apresentava no Ceará, infelizmente não chegou a tempo de fazer parte de nosso projeto em Sapé.
Já no Domingo, o dia começou com a oficina de Patrimônio Cultural e Elaboração de Projetos, ministrada por Amanda Viana e Artur Leonardo. Uma maratona de aprendizagem, desenvolvida com a juventude compromissada da comunidade Cuba e com integrantes da gestão pública de cultura da cidade.
Amanda Viana e Artur Leonardo em oficina
Quando a noite chegou a equipe Boca de Cena aguardava ansiosamente o público para a atividade final do projeto, a apresentação do espetáculo "Colcha de Retalhos".
E a noite foi sensacional, um recorde de público para o teatro de bonecos popular da Paraíba naquela localidade, aproximadamente 400 pessoas assistindo.
Noite de apresentação da Cia Boca de Cena

Os paparazzi do Coelho Banzé
O Coelho Banzé  fechou a noite junto com sua turma, promovendo alegria e diversão para pessoas de todas as gerações.
Viva a arte popular!
Viva ao teatro de bonecos!
Este projeto é uma realização da Cia Boca de Cena, com patrocínio do FIC - Fundo de Incentivo a Cultura Augusto dos Anjos e apoio cultural - Prefeitura Municipal de Sapé.

Um comentário:

  1. Amei o trabalho de vcs meus
    ficaram encantados pelo coelho banzé.Aquiles e Ariane ate agora ainda falam to teatro de bonecos. Parabéns fiquei
    Fãn do Boca de cena

    ResponderExcluir