Colaboradores

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Projeto Curta Bonecos Boca de Cena leva cultura, arte e muita alegria para o Engenho Gregório em Alagoa Grande e a cidade de Areia

       A Cia Boca de Cena subiu a serra e circulou pela história
cultural do nosso Estado, viajando no tempo e nas brincadeiras.
     A primeira parada foi no Engenho Gregório, localizado na zona rural da cidade de Alagoa Grande, um lugar lindo e construído no século XIX na época do ciclo canavieiro.
    Hoje, com uma nova administração, reinicia o processo de produção e venda da cachaça adotando uma tecnologia de ponta para sua manutenção. 

Imagem do Engenho Gregório
Durante a estadia do projeto no Engenho percebemos como ainda existe pessoas que não tem acesso à cultura de sua própria região. O público foi chegando aos poucos e, surpresos, queriam logo saber o que era tudo aquilo.
      Uma senhora ao ser perguntada se havia assistido ao Teatro de Bonecos alguma vez em sua vida, falou: 'Nunca! É a primeira vez, não sei nem como é'. Tudo foi muito mágico, a natureza, as crianças e a ingenuidade do público deram uma atmosfera romântica ao nosso trabalho. 

Espaço montado para apresentação e aula espetáculo
A aula espetáculo foi ainda mais surpreendente para o público, todos muito atentos e ligados a tudo que era dito e mostrado. Seu Tuner (um trabalhador do Engenho) eufórico comentou: 'eu via essas coisas muito antigamente, quando seu Alexandre contratava os babau e era pelo menos duas vezes por mês'!

Artur Leonardo dando início à aula espetáculo
Imagens da equipe Boca de Cena em aula para o público
 A exibição do documentário fechou a noite com chave de ouro, as pessoas ficaram felizes em saber que ainda existem Mestres bonequeiros e que os mesmos, em sua maioria, também são agricultores assim como eles. Os Donos do Engenho ficaram gratos pela iniciativa e fortaleceram a proposta de que se deve investir em mais cultura para as comunidades. No Engenho Gregório, tivemos o apoio de Ricardo Mafaldo - um dos donos da propriedade e da Rádio Piemont FM na pessoa de Severino Bibiu.

Momento da exibição do vídeo documentário
Ricardo Mafaldo matando a vontade de dirigir nossa kombi
   Na cidade de Areia, patrimônio cultural do Brasil, foi esplendoroso. As atividades aconteceram na Praça Central da cidade no final da tarde do domingo. As queridas Lucia Giovana e Edilene Félix, ambas da AMAR, foram nosso porto seguro.

Nossa equipe junto a Lúcia e Edilene
  O público quase em sua totalidade foi de crianças, mas também tivemos muitos turistas e adultos. O espetáculo aconteceu com uma interação dinâmica e ativa da criançada. Em seguida iniciamos a aula espetáculo, onde José Valério e nosso assessor mirim Gabriel Viana ajudaram Artur Leonardo em sua explanação.

Público maravilhoso que lotou a praça

Artur durante a aula espetáculo
A exibição do documentário ficou por conta de nossa coordenadora pedagógica Amanda Viana, que falou para as crianças quem eram os Mestres bonequeiros e sua importância cultural.
        Agradecemos carinhosamente a Ricardo Mafaldo, Uquinha, Dona Graça, Bibiu, Lúcia Giovana e Edilene Félix pelo apoio.
        Esse é um projeto patrocinado pelo FIC - Fundo Estadual de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, através do Governo do Estado da Paraíba pela Secretaria de Estado da Cultura.

Texto: Amanda Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário