Colaboradores

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Final do projeto Curta Bonecos Boca de Cena



         Mais um projeto concluído!
     Foi neste último final de semana que o 'Curta Bonecos Boca de Cena' encerrou suas atividades e, como o próprio nome sugere, foi um curto espaço de tempo.
    Passamos por cinco cidades do estado da Paraíba (Mulungu, Alagoa Grande, Areia, Borborema e Bananeiras) apresentando espetáculos, ministrando aulas públicas e exibindo nosso documentário “Benedito e João Redondo pelas Ruas da cidade”.

       A finalização se deu em Borborema e Bananeiras, duas cidades históricas e com um rico patrimônio arquitetônico.

       Borborema nos surpreendeu com sua beleza e clima agradável. Com seus 54 anos foi a primeira cidade do Brasil a possuir uma hidrelétrica e fornecer energia a outras cidades como Pilões, Serraria, Solânea e Bananeiras.
         Um lugar projetado, pensado e construído através das ideias de seu criador - o Senhor José Amâncio Ramalho, um empreendedor que contratou um engenheiro para planejar a cidade.

Casa de José Amâncio Ramalho
            A nossa apresentação nessa cidade foi histórica, pois poucas eram as pessoas que conheciam o teatro de bonecos popular. A própria gestão municipal tinha dúvidas se íamos ter êxito. E para surpresa de todos, a praça ficou lotada de crianças, jovens, adultos e, principalmente, os idosos que compareceram em quantidade significativa ao local da apresentação. Teve até gente apaixonada por boneco, como o nosso amigo especial Tales.
Largo da Igreja Matriz
Amanda e Tales o apaixonado da boneca Anita
 
O público chegando
            Agradecemos imensamente à Prefeita Paula Maranhão e sua equipe de cultura Joseane e Toninho, pessoas maravilhosas e comprometidas com o trabalho e aos demais que contribuíram com a realização do nosso projeto em Borborema (os eletricistas, dona Edileusa, Érika, Padre Iran e amigos).
       Em Bananeiras chegamos ao êxtase de nosso projeto Curta Bonecos Boca de Cena. O público inquieto chegava antes do horário previsto e os integrantes da Cia Boca de Cena ficavam ainda mais ansiosos para o início das atividades. Até que as crianças aliviaram a ansiedade perguntando pelo Coelho Banzé. Foi aí que percebemos um verdadeiro Fã Clube do nosso apresentador oficial.

       Antes de começarmos, a chegada de nossos convidados especiais abrilhantaram ainda mais nossa noite - a família do nosso saudoso Mestre Maestro (falecido em 2013) que seria homenageado em nosso documentário. Ficamos muito felizes com a presença de todos.
Família do Mestre Maestro
    O nosso documentário emocionou a plateia, onde Mestre Maestro apareceu dizendo que sua profissão era de bonequeiro até o dia de sua morte, instante em que as lágrimas de Marlene, filha do mestre, caíram em seus olhos. Ao final uma criança comentou: Ele faleceu!
         Mas, a vida continua e a alegria dominou a todos. Interação, risos e curiosidade deram o tom da brincadeira. Artur Leonardo em sua aula espetáculo fez o público silenciar com suas demonstrações e ao final agradecer aos ensinamentos.  
Artur Leonardo em aula
   Depois de tantas emoções e atividades tivemos o prazer de conversar com o menino Augusto, que se desponta como uma grande promessa de continuidade da arte do Babau no município de Bananeiras. Desejamos que ele siga em frente com a arte e brincadeira do seu grande avô MESTRE MAESTRO!!

Amanda Viana, Augusto e Pedrinho netos do Mestre Maestro
       Agradecemos encarecidamente o apoio da Prefeitura Municipal de Bananeiras, a Miriam Trindade, a Weleton, aos eletricistas e a Marina e Joílson Custódio pela atenção e cordialidade.

          Este grande projeto foi uma realização da Cia Boca de Cena com patrocínio do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura - FIC Augusto dos Anjos, através da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado da Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário