Colaboradores

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Uma alumiação surgiu nos percursos do Auto de Babau... Borborema!

Pouco mais da metade de municípios percorridos pelo projeto Auto de Babau e, depois de um apagão de mais ou menos uma hora, nervosismo e ansiedade da equipe de produção, eis que surgiu a luz e junto com ela um público maravilhoso que abrilhantou a grande noite do último sábado (07/11) em Borborema/PB.
A rua em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo em pouco tempo de nosso chamado lotou de jovens, adultos, idosos e crianças com energia de sobra para brincar o babau a noite toda. Benedito, João Redondo, Rosinha, Maria Cafumbú, Mateus e, principalmente, o Cabo 70 agitaram a noite da cidade que interagiu, se alegrou, aplaudiu e incentivou como poucas a perpetuação do teatro de bonecos popular da Paraíba.

Foi interessantíssimo notar o primeiro contato de crianças com nossa arte, o encantamento dos jovens, adultos voltando a ser crianças e idosos relembrando sua juventude nas áreas rurais da região da Borborema quando assistiam os antigos mestres brincantes apresentarem seu babau.
Com tamanha boa receptividade, não poderia acabar só por aí né gente?
Pois então, na manhã seguinte (08/11) acordamos cedinho para realizar a continuação do trabalho incrível proposto pela circulação do Auto de Babau: a roda de conversa!


O espaço do Centro de Referência do município (CRAS) recebeu de portas abertas para um bate papo educativo com a equipe Boca de Cena crianças, jovens, adultos e idosos que tiveram a oportunidade de aprender técnicas e práticas da brincadeira do babau na Paraíba e fora dela, além de percussão independente e assistir ao documentário Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade.
Foi beleza pura descobrir crianças que já trabalham o teatro e aprendem a confeccionar bonecos, como também colher depoimentos de adultos sobre o trabalho de pesquisa da Cia Boca de Cena, além de conhecer, aprender mais sobre a cultura e artesanato locais e sermos mimados através do professor Renilson e dos artesãos Neide Targino e Aldenildo Teodósio que trabalham com a fibra da banana.





Simplesmente ótimos os resultados de nossa passagem pelo município, de onde contamos com o apoio cultural da Prefeitura Municipal de Borborema e de articuladores locais aos quais dedicamos nossos sinceros agradecimentos: Edson da Costa, Laíse e Renilson Targino.
Com o patrocínio da FUNARTE / MINC, por vencermos o Prêmio Artes na Rua 2014, seguiremos a circulação do Auto de Babau pelo brejo paraibano que terá Pirpirituba como palco de nossa próxima apresentação no sábado 14/11. Esperamos você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário