Colaboradores

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Em Mamanguape a Caravana Patrimônio Nosso injetou uma boa dose de incentivo à prática da educação patrimonial no município

O último final de semana (04 e 05 de maio) foi um marco para a Cia Boca de Cena que se sentiu acolhida e bem recepcionada pelo povo mamanguapense, com o qual, há tempos, desejávamos atuar. A passagem da Caravana Ariano Suassuna Patrimônio Nosso pela cidade de Mamanguape nos fez perceber o poder revolucionário das iniciativas de educação patrimonial nas pessoas e gestões públicas.
Através do minicurso sobre patrimônios material e imaterial, a turma de educadores, agentes de cultura e gestores municipais percebeu que mudanças de simples hábitos, olhares e atitudes podem se transformar em verdadeiras transformações sociais, artísticas, culturais e econômicas para o município, desde que não abram mão da manutenção do seu patrimônio histórico e optem pela preservação de toda a sua riqueza e memórias para as futuras gerações.
Turma do minicurso
Foi significativo ouvir e aprender sobre parte da rica história do município por intermédio do educador e gestor Aldo Mendonça que nos mostrou, para além do centro histórico, outras riquezas arquitetônicas das quais muitos se interessam em preservar e repassar. Além disto, durante o minicurso ficamos cientes de que a cidade já foi palco da prática de saberes e fazeres marcantes da cultura popular paraibana (como o babau, nau catarineta, coco de roda...).
Alguns exemplos a destacar são a Casa do Imperador (prédio onde Dom Pedro II e comitiva se hospedaram); a Igreja de Nossa Senhora do Rosário - que, em meados de 1800, foi cenário de atuação da Irmandade dos Homens Pretos com intuito de ajudar negros não alforriados; também visitamos antigo engenho, capela de São Bento e casa grande em Itapecerica - monumentos em ruínas que contam muito sobre questões das ligas camponesas e relações de sesmarias nos movimentos políticos da época; além das referências ao escritor local Carlos Dias Fernandes com produções de grande relevância para a literatura brasileira como a autobiografia 'Fretana'.
Área externa da Casa do Imperador
Na noite do espetáculo 'Tem Boi no Algodão', o grande público presente no Centro Cultural Fênix estava atento aos dizeres dos bonecos e diretoria do IPHAEP sobre a necessidade de preservar o patrimônio local, além de conferir de perto a exposição Brincantes de Babau da Paraíba, repleta de cores e informações sobre os mestres de nosso estado.
A semente foi plantada em mais um município e seguiremos viagem para Remígio levando o que há de melhor no teatro de bonecos popular da Paraíba junto com outras ações culturais e educativas que vão aguçar o sentimento preservacionista nas comunidades.
Público animadíssimo durante espetáculo da Cia Boca de Cena
A Caravana é uma realização do IPHAEP com ações desenvolvidas pela Cia Boca de Cena e apoio cultural das prefeituras. Agradecemos carinhosamente a acolhida e apoio de todos os profissionais e gestores da Prefeitura Municipal de Mamanguape pelo sucesso que foi a passagem do projeto por lá. Até breve!
Igreja Matriz
Dinâmica da Mala da Memória com Prefeita e Diretora do IPHAEP
Ruínas da Igreja de São Bento
Ponte do Leitão
Coreto na praça central
Sessão lava pés no Rio Mamanguape


Nenhum comentário:

Postar um comentário