Colaboradores

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Os efeitos das ações da Caravana Patrimônio Nosso em Remígio foram emocionantes

Na última sexta-feira (18/05) a Cia Boca de Cena chegou ao município de Remígio para atuar pela primeira vez, poucos conheciam nosso trabalho e grata foi a surpresa, pois no dia dedicado à aplicação do minicurso patrimonial a emoção rolou solta entre os participantes e nossa equipe.
Um dos objetivos principais desta ação é a sensibilização dos participantes para o reconhecimento dos patrimônios de seu município, além, é claro, do despertar dos sentimentos de pertencimento e resgate da memória da população local.
Dinâmica da mala da memória
Como estratégia, o minicurso oferta dinâmica da mala da memória e recursos audiovisuais que, além do esperado, aflorou muitas emoções entre as artesãs, professores, gestores públicos e profissionais de infra-estrutura da cidade. Não só a história da cidade foi desvelada pelos seus filhos, como também histórias, hábitos de vida e personas nos foram apresentadas ente risos e lágrimas.
Foi impactante e muito proveitoso reconhecer a importância histórica, social e econômica de Remígio, seja através das ruínas da Fazenda Tanques que foi berço da herança negreira, da lagoa municipal, igreja matriz, do único cinema de rua ainda atuante no estado (o Cine RT), assim como do trabalho de artesanato bastante criativo.
Cine RT - o único cinema de rua em atuação no Estado
Já o sábado (19/05) foi marcado por uma apresentação muito entusiasmada da Cia Boca de Cena para aquecer a população porque o frio chegou na região serrana e a apresentação do espetáculo Tem Boi no Algodão ocorreu no Centro Pastoral João XXIII ao lado da praça pública, arrancando gargalhadas, aplausos e muita animação do público que lotou o espaço.
A Caravana Ariano Suassuna Patrimônio Nosso é uma realização do IPHAEP com ações culturais desenvolvidas pela Cia Boca de Cena e, nesta cidade, contou com apoio cultural da Prefeitura Municipal de Remígio.
Público lotou o local da apresentação do espetáculo
Mais motivados, em junho retornaremos nossa circulação, pois ainda restam nove municípios com centros históricos tombados para atuar. As próximas cidades contempladas serão Rio Tinto (08 e 09/06) e Pilar (15 e 16/06). Até breve!
Participantes do minicurso com certificados e representantes do IPHAEP

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio
Sucesso de crítica e público o espetáculo da Cia Boca de Cena

Nenhum comentário:

Postar um comentário