Colaboradores

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Em Cajazeiras a juventude se interessa sim pelo patrimônio de sua cidade

Ao adentrarmos ao casarão tombado onde funciona a Secult de Cajazeiras, nos deparamos com uma turma jovem e praticante de balé da cidade que, recém concluintes do ensino médio, demonstraram interesse em participar do minicurso patrimonial oferecido pela Caravana Patrimônio Nosso. Além destes, também marcaram presença estudantes de história e arquitetura, pedagogo e gestão pública.
Durante minicurso com jovens do município
Assim iniciamos as ações durante todo o dia do sábado (07/07), quando no intervalo do minicurso resolvemos aproveitar o pouco tempo para conhecer o Teatro Íracles Brocos Pires - ICA, novinho em folha após anos de reforma.
Lá dentro, grata foi a surpresa. Preparando-se para apresentar o espetáculo 'As Jurássicas' da Cia Produções Independentes de Teatro de Sousa-PB, estava o elenco e, dentre eles, o ator Valber Matos que gravou depoimento para a pesquisa sobre teatro de bonecos na Paraíba aos integrantes da Cia Boca de Cena.
Entrevista com Valber Matos no Teatro ICA
Ele nos relatou que teve experiência com teatro de bonecos nas décadas de 80 e 90 com a diretora de teatro para crianças, formadora de atores e também bonequeira Lourdes Capozzoli de Campina Grande, cujo boneco mais famoso foi o Milharildo - garoto propaganda do conhecido 'Maior São João do Mundo' na cidade.
Quanto mais andamos, mais histórias e relatos surgem sobre a arte bonequeira paraibana e isso só renova nosso interesse e encantamento por esta arte.
Durante a montagem para o espetáculo, um pôr do sol espetacular como só o sertão nos promove deixou cair a noite, quando antes do espetáculo da Cia Boca de Cena, houve a apresentação da Banda Marcial Santa Cecília sob a regência do Maestro Dedé  que atraiu e animou a platéia na quadra.
Montagem do espetáculo ao pôr do sol
Parte do público que já conhecia a Cia por sua passagem no município em 2015 aguardava ansioso e se esbaldou com as travessuras do Benedito e de Rosinha durante as passagens do 'Tem Boi no Algodão'.
Banda Marcial se apresenta antes do espetáculo
Como fruto das ações do projeto pela cidade, a Diretora do IPHAEP - Cassandra Figueiredo e o Secretário de Cultura Municipal - Ubiratan de Assis (Bira), traçaram negociações para futuras atividades de produção de inventário do patrimônio de Cajazeiras, um pontapé inicial para a difusão dos bens e promoção de sua preservação.
Este projeto é uma realização do IPHAEP com ações culturais desenvolvidas pela Cia Boca de Cena e contou com apoio cultural da Prefeitura Municipal de Cajazeiras.
Boneco João Redondo abusando todo mundo
Seguiremos desvendando os patrimônios do sertão com parada em Sousa nos dias 20 e 21 deste mês. Aguardem os detalhes em breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário