Colaboradores

segunda-feira, 23 de julho de 2018

Para além dos dinossauros, Sousa possui riquezas e patrimônios imensuráveis

Na sexta-feira (20/07) iniciamos as ações da Caravana Patrimônio Nosso na cidade de Sousa quando conhecemos de perto educadores, gestores públicos e profissionais preocupados e engajados na preservação do patrimônio cultural local.
O minicurso teve participação expressiva. Durante toda a troca de saberes houve muitos relatos e reconhecimento das riquezas patrimoniais do município através da natureza, elementos artísticos e arquitetônicos.
Interatividade e relatos mil durante minicurso patrimonial
Mas o minicurso também serviu para identificarmos atitudes errôneas e irregulares de lidar com essas riquezas patrimoniais  de valor incomensurável que causaram danos, perdas e deterioração irreversíveis de alguns bens materiais do município.
A sensibilização dos olhares para com a grandeza dos elementos locais, além do compartilhamento de informações e fatos foram estimulantes durante a ação.
Pudemos saber do portão de entrada do cemitério municipal que foi um presente de Dom Pedro II durante sua passagem pela cidade, além da hipótese de queda de meteoro transformando a área de vale em planície e extinguindo os dinossauros.
Incrivelmente bem preservado este portal da época colonial
Após um belo dia de atividades, prestamos entrevista à rádio Líder FM e nos preparamos para visita de reconhecimento de alguns patrimônios de Sousa na manhã seguinte, quando visitamos cemitério, antiga estação ferroviária, praças e igrejas.
Na tarde do sábado (21/07) nos deslocamos para a frente da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios onde iniciamos a montagem para apresentação do espetáculo 'Tem Boi no Algodão'.
Patrimônios material e imaterial em praça pública
Na mesma praça fica a secular Igreja do Rosário dos Pretos, tombada e repleta de elementos que referenciam a atuação da irmandade dos homens pretos na cidade, como relíquias de pinturas nas laterais do altar. Beleza ímpar à qual desejamos que em breve passe por um processo de restauro a fim de resgatar a história e memória da população local.
Relíquias incríveis em pinturas no interior da Igreja do Rosário dos Pretos
A noite caiu, a missa acabou e iniciamos a apresentação. Em pouco tempo notamos que as duzentas cadeiras colocadas à disposição do público eram poucas. A praça se encheu de alegria e sorrisos, um belo final de passagem pelo município que muito bem nos acolheu e cativou.
Esperamos que as ações desenvolvidas tenham formado multiplicadores e ampliado suas visões para a preservação e conservação do rico patrimônio sousense.
Praça lotada para assistir a apresentação da Cia Boca de Cena
No mais, agradecemos aos professores, gestores municipais, profissionais, amigos e à população de Sousa pela acolhida. Este projeto tem ações culturais desenvolvidas pela Cia Boca de Cena e contou com apoio cultural da Prefeitura Municipal de Sousa.
A Caravana Ariano Suassuna Patrimônio Nosso prossegue pelas microrregiões do cariri e sertão paraibanos. Nossa próxima parada será em São João do Rio do Peixe no início de agosto, aguardem!
Debatendo sobre patrimônio material

Esculturas com espécies de diferentes dinossauros espalhadas pelos quatro cantos da cidade

Durante a dinâmica da mala da memória sobre patrimônio imaterial

Fala de Cassandra Figueiredo sobre a importância da preservação

Certificação dos participantes do minicurso patrimonial

Agradecimentos da equipe Boca de Cena ao público local

Nenhum comentário:

Postar um comentário