Colaboradores

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O clima esquentou em Bananeiras com a chegada de Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade!

Neste final de semana (23 e 24/02/2013), o projeto Benedito e João Redondo aportou pelas ruas da cidade da Serra da Borborema no Brejo paraibano chamada Bananeiras, onde fomos muito bem recepcionados e percebemos de cara o porquê dessa cidade ser detentora e conhecida por seu belo patrimônio arquitetônico.

Na Pousada Estação curtimos um friozinho muito agradável e ainda tivemos a oportunidade de apreciar uma seresta na primeira noite em frente ao local. Os mimos não pararam por aí, pudemos deliciar as refeições feitas por Dona Nenê, uma senhora muito simpática que tem uma pensão na entrada da cidade.

E as boas surpresas não pararam por aí, quando chegamos tudo já estava pronto para nos receber: gambiarras de luz instaladas, cadeiras chegando, cartazes por toda a cidade e carro de som divulgando.

Quanto à gestão pública, o Prefeito Douglas Lucena, a Secretária de Turismo Miriam Trindade e o Diretor de Cultura da cidade Joilson se mostraram bastante solícitos ao nosso projeto, prestigiaram a apresentação do Mestre Maestro e iniciamos um diálogo interessante entre as partes envolvidas neste processo, principalmente com relação à implantação de novas ações para a sustentabilidade da cultura popular local.

E, por falar em Mestre Maestro, tivemos aqui um 'prato cheio' para o nosso documentário cujas gravações estão a todo vapor.

Encontramos em Bananeiras um belíssimo exemplo da valorização da linguagem artística do babau, onde o Mestre Maestro trazia consigo um fiel discípulo do teatro de bonecos: seu neto e aprendiz José Augusto que, desde os momentos de gravação até as apresentações, demonstrava o maior zelo pelos bonecos do babau.

O intercâmbio entre a tradição do mestre bonequeiro e a contemporaneidade da Cia Boca de Cena fluiu que foi uma beleza! E por experiências como essa é que sentimos o tamanho da importância de preservar o teatro de bonecos popular da Paraíba.

E é por isso que nossa trajetória continua, mas antes de seguir viagem novamente, não poderíamos deixar de agradecer ao apoio da Prefeitura Municipal de Bananeiras, Associação de Jovens da Arte e Cultura - AJAC, ao nosso querido e ilustre Mestre Maestro e Dona Deta, além, é claro, de nossos patrocinadores que são a FUNARTE, Ministério da Cultura (MINC) e Governo Federal.

Se deleitem com as imagens dessa ótima viagem e embarquem junto conosco para a próxima parada que será a cidade de Mari. Até Lá!


A mala dos babaus

Mestre Maestro e seu neto aprendiz durante apresentação

Equipe de produção e Diretor de Cultura da cidade Joilson

José Augusto arrumando a mala dos babaus do avô Maestro

Pousada da Estação - Bananeiras/PB

Mestre Maestro em sua oficina de bonecos

Equipe de produção Cia Boca de Cena após espetáculo Colcha de Retalhos

Público em praça pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário